quinta-feira, 8 de junho de 2023

Ministério da Cultura aciona a Jovem Pan

Montagem em charge publicada no jornal Mail Today
Por Altamiro Borges


A rede bolsonarista Jovem Pan – também apelidada de Jovem Klan por espalhar o ódio fascista e difundir fake news – segue colecionando processos. Nesta semana, segundo postagem do site Metrópoles, “o Ministério da Cultura pediu que a Advocacia-Geral da União (AGU) acione na Justiça a emissora devido à veiculação de uma informação falsa de que artistas seriam pagos pela pasta para viajar a um show da cantora Beyoncé, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com o objetivo de homenagear o ator Paulo Gustavo”.

Cadê o avião com maconha do tio de Damares?

Charge: Quinho
Por Altamiro Borges


No final de maio, a Polícia Federal apreendeu uma aeronave que transportava 290 kg de maconha. Na ocasião, o jornal O Globo informou que “o avião pertence à Igreja Quadrangular do Pará, cujo presidente do conselho estadual é o tio da senadora Damares Alves, o ex-deputado federal Josué Bengston. Pastor evangélico filiado ao PTB, Bengston esteve na Câmara dos Deputados por quatro mandatos (entre 1999 e 2007, 2011 e 2018)”.

Assessor de Bolsonaro tinha plano de golpe

Mídia privada teme a comunicação pública

Imagem do site da EBC
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:

Apesar dos esforços de Michel Temer e Jair Bolsonaro para desidratar ou distorcer seu papel, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) sobreviveu. Os desafios colocados para que a iniciativa pioneira de Comunicação Pública no Brasil avance, no entanto, são muitos, e foram discutidos nesta sexta-feira (2), durante o Seminário Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em Salvador/BA.

São dois grandes obstáculos, segundo o presidente da EBC, Hélio Doyle: o primeiro são as limitações burocráticas enfrentadas pela estatal, atrelando seu financiamento ao Orçamento. O segundo é estritamente ideológico: o lobby dos ‘donos’ da mídia privada contra o florescimento de qualquer iniciativa de comunicação que não esteja sob o comando do poder econômico.

A barbárie ambiental no governo Zema

Charge: Ricardo Welbert
Por Bella Gonçalves, no jornal Brasil de Fato:

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é uma oportunidade para intensificar o olhar para essa pauta profundamente ameaçada pelos interesses de ruralistas, mineradoras e empresários do turismo predatório. Em Minas Gerais, o povo tem assistido a uma série de crimes e escândalos envolvendo o governo de Romeu Zema (Novo) e grandes empreendimentos.

Desde sua primeira campanha, Zema tem compromisso explícito de flexibilizar o licenciamento em prol da atividade econômica e em prejuízo do meio ambiente. Já em seu primeiro programa de governo, se referia aos processos de licenciamento como mera burocracia que desincentiva, atrasa e gera gastos aos empreendedores.

Golpista é violador de direitos humanos

Foto: Ricardo Stuckert
Por Cezar Xavier, no site Vermelho:


O ministro de Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participou nesta terça-feira (6) de um bate-papo com comunicadores das mídias alternativas, onde falou do desafio da disputa ideológica em torno do tema. “Estamos perdendo de lavada. As pessoas tem ódio de direitos humanos”, declarou durante a entrevista promovida pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Ele ironizou o modo como militantes de extrema-direita instrumentalizaram o tema dos Direitos Humanos para defender os golpistas que invadiram e vandalizaram a Praça dos Três Poderes. “Todo golpista é um violador de Direitos Humanos e precisa ser contido”, afirmou.

A fila está andando

Charge: Jota Camelo
Por Moisés Mendes, em seu blog:


Deltan Dallagnol furou a fila. Arthur Lira, que havia voltado para a fila, levou um susto do Supremo e deve continuar assustado.

Bolsonaro tem data para virar santinho do bolsonarismo e Sergio Moro sabe o que o espera depois do purgatório.

Os enfileirados estão andando, com algumas reacomodações, como essa que livrou Lira. Mas não há mais como parar a fila.

As circunstâncias são terríveis para os que aguardam o desfecho de seus casos na Justiça Eleitoral ou estão sob o cerco da Polícia Federal ou enfrentam investigações e processos em outras frentes. Chegaram ao ponto do não retorno.

Dallagnol caiu e continuou atirando a esmo. Bolsonaro vai cair e pedirá que Valdemar Costa Neto finja que atira por ele nos que o abateram.

Novo escândalo abala TRF-4, Moro e Hardt

Ex-mulher denuncia Lira e diz temer pela vida