sábado, 26 de março de 2011

Metalúrgicos debatem desafios sindicais

Reproduzo matéria publicada no sítio da Federação dos Metalúrgicos da Bahia:

O primeiro dia do Seminário Intersetorial da FITMetal [Federação Interestadual de Metalúrgicos do Brasil] foi finalizado com uma palestra e debate sobre o atual cenário do sindicalismo no Brasil do jornalista e presidente do Centro de Estudos Midiáticos Barão de Itararé, Altamiro Borges. Para Altamiro, o ano passado foi positivo para o movimento sindical, mas se preocupa com atuação do movimento em 2011, diante de fatores externos e internos que podem ser um grande entrave.

O poder da imprensa e os abusos do poder

Reproduzo artigo de Bernardo Kucinski, publicado no Observatório da Imprensa:

Todos sabemos que a imprensa pode destruir reputações, derrubar ministros e às vezes um governo inteiro. Foi uma campanha de imprensa, liderada por um grande jornalista, Carlos Lacerda, que levou Getúlio ao suicídio em 1954. Vinte anos depois, nos Estados Unidos, o presidente Richard Nixon renunciou por causa de denúncias da imprensa.

A expansão das rádios comunitárias

Reproduzo artigo de Jacson Segundo, publicado no Observatório do Direito à Comunicação:

O Governo Federal vai trabalhar para que até o fim de 2012 todos os municípios brasileiros tenham pelo menos uma rádio comunitária. Para isso, este ano ele vai lançar 11 avisos de habilitação – que permite o pedido formal de uma emissora pela entidade – que vão atender a 431 cidades, o que já abrangeria 85% municípios (hoje o serviço chega a 76,9% deles). A medida foi divulgada na quinta-feira (17) e está dentro do Plano Nacional de Outorgas para Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações (Minicom).