terça-feira, 6 de março de 2012

A história do Dia Mundial da Mulher

Por Vito Giannotti

Quando começou a ser comemorado o Dia Internacional da Mulher? Quando começou a luta das mulheres por sua libertação? Qual é a influência do movimento socialista na luta das mulheres? E o 8 de Março, como nasceu? A data teve origem a partir do quê? Onde? Estas e outras questões mereceram uma atenção especial em 2003, quando nos jornais e na Internet apareceram repetidamente versões diferentes. Todas, no entanto, esqueceram a palavra-chave, que está na luta da mulher por sua libertação: mulher “socialista”.

8 de Março: mulheres revolucionárias

Por Silvio Costa

Neste momento em que as mulheres, mesmo que ainda de forma insuficiente, passam a desempenhar importantes cargos em diversos níveis – como professoras, cientistas, parlamentares, ministras, etc. – e avançar rumo a ocupação de significativo espaço público, é oportuno destacar a participação das mulheres revolucionárias, denominadas pejorativamente pelas forças reacionárias e aristocrático-burguesas, de les pétroleuses, ou seja, as incendiárias.

8 de Março: Só flores não bastam!

Por Fátima Oliveira

O Dia Internacional da Mulher, o 8 de março, foi proposto em 1910, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, organizada por Clara Zétkin (1857-1933) e Rosa de Luxemburgo (1871-1919); compareceram delegadas de 16 países, representando cerca de 100 milhões de mulheres socialistas. Elas definiram a data como Dia Internacional da Mulher e reafirmaram as resoluções da 1ª Conferência, realizada em Stuttgart, na Alemanha, em 1903: igualdade de oportunidades para as mulheres no trabalho e na vida social e política; salário igual para trabalho igual; ajuda social para operárias e crianças; e intensificação da luta pelo voto feminino.

Mais poder político para as mulheres

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

O Dia Internacional da Mulher em 2012 será marcado pelas comemorações dos 80 anos do voto feminino. Num ano de eleições municipais, a ampliação da presença da mulher nas câmaras de vereadores e prefeituras é o objetivo principal a ser conquistado neste ano.

Franklin Martins e regulação da mídia

Por Fernando César Oliveira, no sítio Carta Maior:

O ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, afirmou na noite desta segunda-feira (5) que o debate sobre o marco regulatório das comunicações está definitivamente aberto e que o governo Dilma tem a obrigação de liderá-lo.

“Esse debate [sobre a regulação da mídia] está colocado, o governo pode ser mais rápido ou mais lento, mas o debate já está aberto. Não pode mais ser interditado”, declarou Franklin Martins. “O governo tem a obrigação de liderar esse processo. E eu confio que irá fazê-lo.”

Concessão é uma forma de privataria?

Por Pedro Estevam Serrano, na CartaCapital:

Retorno à minha coluna no pós-carnaval, logo no inicio de fato do ano. Procurarei contribuir semanalmente, e não mais quinzenalmente. Reinicio com um artigo extenso. Sei que artigos extensos não são lidos, mas creio que o tema exige mais reflexão que a síntese como qualidade jornalística aconselha.

A oposição acusa o governo Dilma Rousseff de uma grande contradição: os discursos do PT e da presidenta sempre se pautaram por críticas às chamadas privatizações ocorridas no governo FHC, mas agora, em especial no caso dos aeroportos, o governo federal também se utilizaria do modelo privatizante, como que reconhecendo a privatização como uma medida econômica necessária e imprescindível ao desenvolvimento de nossa infraestrutura.

Lições de um processo em andamento

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

A aprovação pela Assembleia Legislativa do Ceará, em outubro de 2010, de um “Projeto de Indicação” recomendando ao governador a criação do Conselho Estadual de Comunicação Social (CECS), apesar de não acolhida detonou uma onda de reações em torno das políticas de comunicação no país. A primeira, foi a homogênea repulsa que a recomendação recebeu por parte da grande mídia regional e nacional. Por outro lado, a iniciativa recolocou na pauta pública um tema fundamental, isto é, a criação dos CECS.

Demóstenes detona sonho presidencial

Por Altamiro Borges

Saiu hoje na coluna de Ilimar Franco, no jornal O Globo:

*****

O baixo astral tomou conta do DEM diante da revelação de que Carlinhos Cachoeira, que explora bingos e máquinas caça-níqueis, deu uma cozinha de presente de casamento para o líder do partido no Senado, Demóstenes Torres (GO). A imagem do partido sai arranhada, sobretudo diante do discurso em defesa da ética adotado por seus dirigentes. Demóstenes tem articulado para disputar a presidência em 2014, quando pretende se apresentar como linha dura.

Mídia abana indisciplina militar

Por Altamiro Borges

Quando das greves da PM que agitaram alguns estados, todos os jornalões publicaram vários editoriais raivosos condenando a “insubordinação militar” e exigindo uma postura mais dura do governo contra os grevistas. Agora, estranhamente, nenhum jornal condenou abertamente as provocações de alguns oficiais da reserva, também chamados de milicos de pijama, contra o governo Dilma Rousseff.

Dilma cogita golpear leis trabalhistas

Por Altamiro Borges

No último domingo (4), o Estadão noticiou que o governo Dilma Rousseff cogita promover mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entre as regressões aventadas, seriam criados os contratos por trabalho eventual e por hora trabalhada. Segundo o próprio jornal, inimigo declarado dos direitos trabalhistas, as alterações atenderiam às demandas das entidades empresariais.

As “novidades” na telinha da Globo

Por Altamiro Borges

Numa festança hollywoodiana, realizada ontem na luxuosa casa de show Via Funchal, em São Paulo, a TV Globo lançou sua grade de programação para 2012. Segundo Portal Imprensa, o evento durou cinco horas e contou com boa parte do elenco das estrelas globais. “A festa teve ares de superprodução”, mas não apresentou grandes novidades.

O advogado do demo Demóstenes Torres

Por Altamiro Borges

O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres, ficou mais sujo do que pau de galinheiro com as provas da Polícia Federal sobre a sua ligação com o mafioso Carlinhos Cachoeira. Mas ele não deve estar lá muito preocupado. Afinal, como disse ao jornal O Popular, o caso já foi abafado pela mídia seletiva. “Só há repercussão em Goiás... Fora disso, a coisa já está superada”, comemora o demo.

Merkel, o protecionismo e a hipocrisia

Por Altamiro Borges

A chanceler Angela Merkel gosta de posar de durona neoliberal, uma nova versão da “dama de ferro” Margareth Thatcher – que o digam os gregos e outros povos europeus espezinhados pela Alemanha na atual crise econômica. Na visita ao seu país da presidenta Dilma Rousseff, ela respondeu com ironia às críticas do governo brasileiro à guerra cambial desencadeada pelas potências capitalistas.