terça-feira, 6 de março de 2012

Demóstenes detona sonho presidencial

Por Altamiro Borges

Saiu hoje na coluna de Ilimar Franco, no jornal O Globo:

*****

O baixo astral tomou conta do DEM diante da revelação de que Carlinhos Cachoeira, que explora bingos e máquinas caça-níqueis, deu uma cozinha de presente de casamento para o líder do partido no Senado, Demóstenes Torres (GO). A imagem do partido sai arranhada, sobretudo diante do discurso em defesa da ética adotado por seus dirigentes. Demóstenes tem articulado para disputar a presidência em 2014, quando pretende se apresentar como linha dura.

*****

Generosidade da mídia e do parlamento

Demóstenes Torres e os demos, porém, não podem culpar a velha mídia pelo violento desgaste sofrido nas suas falsas imagens. Como o próprio senador goiano reconheceu em entrevista ao jornal O Popular, a chamada grande imprensa está sendo muita generosa com ele. Ela tem feito de tudo para abafar o seu escandaloso envolvimento com o mafioso Carlinhos Cachoeira.

Demóstenes Torres também não pode se queixar de seus amigos no Congresso Nacional. Pelo contrário. Prova do cretinismo parlamentar que impera em Brasília, o demo foi agraciado hoje com um ato de desagravo no Senado. Ele subiu à tribuna para confessar que era amigo do bicheiro, sim; mas insistiu que não conhecia as suas atividades ilegais. Um pobre inocente!

“Vossa Excelência é um homem digno”, diz Aécio

Diante dessa declaração de pureza, senadores de vários partidos pediram a palavra para elogiar a sua atuação. “Vossa Excelência é uma das pessoas mais competentes e que atuou com bravura em sua vida toda”, disse Pedro Simon (PMDB-RS). “Vossa Excelência é um homem digno, é um dos homens públicos mais preparados que há”, completou o presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG).

Até senadores mais à esquerda inocentaram o demo. Haja estômago! Talvez tenham esquecido como Demóstenes Torres sempre agiu sem qualquer piedade diante das forças progressistas. Ele foi um dos opositores mais raivosos do ex-presidente Lula, inclusive difundindo calúnias contra sua família. Mais recentemente, o demo até sugeriu o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O ridículo cretinismo parlamentar

Aproveitando-se da operação derruba-ministro acionada pela mídia, o senador propôs: “Tem que ser feita uma faxina para tirar presidente e não só ministro. Há um conluio para roubar o Brasil”. Ele também estava em campanha pela queda do governador Agnelo Queiroz, do Distrito Federal. Com seu falso moralismo, o demo foi um dos mais implacáveis contra Orlando Silva, ministro do Esporte.

Numa audiência no Senado, ele criticou o ministro “por escolher a corja com quem anda”. Partidário da presunção da culpa, o demo decretou: “O ministro Orlando é totalmente enrolado há muito tempo... Ele diz que foi acusado por um bandido e tudo bem? As malfeitorias dele estão aí a olho nu”. No final, ele exigiu: “[A presidente Dilma] tem motivos de sobra para exonerá-lo”.

Tudo bem que não é saudável cultivar o espírito vingativo. Mas bajular o demo já extrapola o ridículo do cretinismo parlamentar!

*****

Leia também:

- Demóstenes Torres sumiu da mídia

- O advogado do demo Demóstenes Torres

- Demóstenes Torres: o demo "ético" caiu

1 comentários:

Anônimo disse...

Achei uma falta de VERGONHA destes SENADORES,uma pessoa e acusada de ligaçoes com um CHEFE de QUADRILHA e antes que saiam resultados das INVESTIGAÇOES ja vao logo em defesa do acusado.Ainda mais se tratando de DEMOSTENES TORRES que sempre da uma de BONZINHO, mas achei tambem a imprensa uma vergonha;quando acharam ligaçoes do PSDB com CARLINHOS CACHOEIRA cessaram os comentarios a respeito dos fatos e nao citaram nomes do MARCONI PERILO.