domingo, 24 de março de 2013

Fórum Mundial de Mídia Livre em Túnis

Por Deborah Moreira, de Túnis, no sítio Vermelho:

Começou neste domingo (24) o 3º Fórum Mundial de Mídia Livre na Universidade de El Manar, em Túnis, capital da Tunísia. A cidade, que se prepara para receber o Fórum Social Mundial, que acontecerá entre terça-feira (26) e sábado (30), recebe diversas atividades propostas por midialivristas de diversos países.

O Enem e a guerra do Miojo


Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

É claro que, como qualquer cidadão de bom senso, tenho muitas preocupações sobre a qualidade do ensino de nossas escolas e o desempenho dos jovens em todas as fases de aprendizado.

Mas confesso que não entendo o escândalo em torno das redações do Enem. Ou melhor: entendo perfeitamente.

A turnê mundial de Yoani Sánchez

Como funciona o "jornalismo" do PiG

Papa Francisco e a estratégia polonesa

http://www.cartoonmovement.com
Por Breno Altman, no sítio Opera Mundi:

A investidura do cardeal Jorge Bergoglio, como novo chefe da Igreja Católica, de alguma forma surpreendendo até os mais atentos analistas, pode ser interpretada através de paralelo histórico. A comparação possível remonta a 1978, quando os italianos perderam primazia sobre o Vaticano e o polonês Karol Wojtyla foi ungido como o papa João Paulo II.

Derrubar Lula da ex-Presidência

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A frase que intitula este texto deriva de brincadeira que tomou as redes sociais na internet na última sexta-feira por conta de mais uma “denúncia” do jornal Folha de São Paulo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – sobre palestras que ele dá no exterior.

A tal “denúncia” virou motivo de piada porque pretendeu negar a um cidadão em pleno exercício de seus direitos constitucionais a prerrogativa de todo ex-presidente da República de ter apoio do Estado ao fim de seu mandato e o direito a atividades estritamente privadas que a outros ex-presidentes jamais foram negadas.

Ruralistas atacam as leis trabalhistas

Foto: Leonardo Sakamoto/Repórter Brasil
Por José Coutinho Júnior, no sítio do MST:

A bancada ruralista, após alterar o Código Florestal para que este correspondesse aos interesses dos grandes produtores, se organiza agora para outra investida no Congresso Nacional: a alteração das leis trabalhistas do campo. Segundo dados da Frente Parlamentar de Agricultura (FPA), a bancada conta com 214 deputados e 14 senadores, o equivalente a 41,7% da Câmara e 17,3% do Senado.

Agenda da jornada da juventude

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

A partir do próximo dia 26 até 11 de abril, a juventude brasileira vai ocupar as ruas do país, em união com diversos movimentos sociais, para defender as pautas dos jovens e cobrar mais direitos a eles; direitos em diversos setores, como educação, segurança, política de trabalho, respeito às diversidades (seja de gênero, racial, sexual), entre outros. Esta mobilização nacional é a tão esperada Jornada de Lutas da Juventude Brasileira.

O sadismo dos torturadores

Por Júlia Rabahie, na Rede Brasil Atual:

Novos depoimentos de ex-militantes reforçam a dose de sadismo dos torturadores de presos políticos no final da década de 1960, além de trazerem à tona detalhes sobre a morte de Virgílio Gomes da Silva, o comandante Jonas, em setembro de 1969. Os militantes, assim como Virgílio, faziam parte da Ação Libertadora Nacional (ALN), uma das principais organizações guerrilheiras de combate à ditadura brasileira (1964-85).

McDonald´s terá que pagar 7,5 milhões

Por Michelle Amaral, no jornal Brasil de Fato:

A Arcos Dourados, maior franquia do McDonald´s no Brasil, e o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Pernambuco firmaram, nesta quinta-feira (21), um acordo judicial que estabelece o fim da jornada de trabalho móvel e variável praticada pela rede de fast food em todo o país. Além disso, a empresa terá de regularizar diversas questões trabalhistas em suas 640 lojas.

Voto espontâneo em Dilma cresce 34%

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Dentre os gráficos divulgados ontem e hoje pelo Datafolha o que mais impressiona, na minha opinião, é o que mede o voto espontâneo. Neste quesito, o voto em Dilma cresceu 34% de dezembro até hoje, passando de 26% para 35%. O voto espontâneo em Lula, por sua vez, caiu de 12% para 8%, provavelmente refletindo o entendimento geral de que Lula não quer e não irá se candidatar em 2014.

A agenda própria dos trabalhadores

Por Nivaldo Santana, em seu blog:

Em 2013 o Brasil completa um ciclo de uma década de governos progressistas. Com a vitória de Lula e sua posse em 2003, o país freou a agenda neoliberal e abriu um novo caminho. A vitória de Lula e Dilma, é bom lembrar, foi alcançada a partir de uma ampla frente política e social. Uma maioria heterogênea que incorpora forças de esquerda, de centro e até segmentos mais conservadores.