sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Malafaia incendeia o país e relaxa em resort

Silêncio de Bolsonaro irrita militares

Charge: 
Frank Hoppmann
Por Caique Lima, no Diário do Centro do Mundo:


O silêncio de Jair Bolsonaro tem irritado militares, em especial o fato de ter ficar calado nos eventos das Forças Armadas dos quais participou nos últimos dias. Membros do Exército do governo e de fora dele acreditam que há um “erro” em sua postura e que ele deveria ter ao menos feito um cumprimento aos formandos na cerimônia da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

Bolsonaro rói a corda com o Centrão

Charge: Marquez
Por Fernando Brito, em seu blog:


Anuncia o Estadão que Jair Bolsonaro mandou suspender o pagamento do que resta a ser liberado das emendas parlamentares, numa represália ao possível entendimento entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.

Diz o jornal que, com dois atos assinados hoje, R$ 7,8 bilhões não serão liberados e “estão bloqueados pelo governo federal.”

Bolsonaro assinou duas medidas nesta quarta-feira, 30, para efetivar a decisão.

Primeiro, enviou uma proposta ao Congresso para secar a fonte do orçamento secreto ao remanejar as verbas para outras áreas.

Lula e suas circunstâncias

Foto: Ricardo Stuckert
Por Roberto Amaral, em seu blog:


O “mercado” está incomodado, ora com as declarações de Lula sobre seu programa de governo, tidas como pouco ortodoxas, ora com seu silêncio sobre as demandas da Faria Lima. E porque o mercado anda assim nervoso, os diversos indicadores da economia – das bolsas ao câmbio – vivem sua ciclotimia artificial, que tanto alimenta a ciranda financeira e enriquece os especuladores.

O presidente, publicamente pressionado, designou o professor Haddad para falar aos banqueiros reunidos para convescote em bunker paulistano. O auditório, porém, não gostou, principalmente porque não ouviu o que buscava, a capitulação de Lula. Para a Folha de S. Paulo, “São preocupantes declarações recentes de Lula e de Fernando Haddad sobre o contexto econômico”, e o Estadão diz que o mercado, em nome de quem se expressa, “vê risco com a PEC e volta a elevar a inflação de 2023”. Refletindo o amuo da Faria Lima, a bolsa caiu e o dólar, a moeda em que opera nosso capitalismo, subiu.
De outra parte, o chorume da política (que controla partidos e Congresso) tenta inviabilizar o novo governo, forçando-o desde logo a uma concordata, traficância que igualmente pleiteia a caserna, sequiosa de, mantendo os privilégios de casta, evitar a desmilitarização da república, sem o que jamais conheceremos, sequer, a plenitude da democracia liberal, experiência que o país tenta construir contra a histórica resistência dos militares e a contraofensiva da mais atrasada das classes dominantes.

Falta time aos golpistas

Charge: Toni
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Todos os dias o golpe tem pelo menos um emissário, mas é a primeira vez que uma mensagem chega do Catar e, como surpresa, por interferência da mulher de Eduardo Bolsonaro.

Heloisa Wolf escreveu: “Pra quem acha que tudo se resume a futebol, posso garantir uma coisa: a bola tá rolando e ainda tem muito jogo”.

A Copa tem jogo até a final do dia 18, e a Polônia, um dos times mais medíocres da competição, está classificada para as oitavas.

A bola continua rolando até para a Polônia. Mas só finge que rola para o golpismo no Brasil.

Falta time aos golpistas, e eles sabem que o jogo acabou. Mesmo com a intensificação do blefe de que vem aí uma guerra civil. A ameaça de guerra é uma presença cotidiana.

A batalha para incluir os pobres no orçamento

"Brasil devastado pela covid, enfrenta uma epidemia de fome"/NYT
Por Jair de Souza


A vitória eleitoral de Lula em 30 de outubro passado foi de fato retumbante. Mas, não deve ser encarada como o desfecho exitoso de nossa luta contra o processo destrutivo iniciado com o golpe parlamentar-jurídico-midiático de 2016 e intensificado ao extremo nos quatro anos seguintes do governo nazista-bolsonarista.

A eleição de Lula nos indicou tão somente a primeira pedra a ser transposta. Por mais importante que tenha sido derrotar a monstruosa máquina construída e empregada visando eternizar no comando do aparelho do Estado as forças político-econômicas agrupadas em torno da extrema direita mais antipovo e entreguista de que se tem notícia em toda nossa história, ganhar as eleições era tão somente o primeiro passo da caminhada. E, convém ressaltar, não se tratava sequer do passo mais difícil a ser dado. As dificuldades que nos esperam depois disso são ainda maiores e terão de ser enfrentadas com muita determinação para que possamos realmente fazer algum avanço no rumo dos objetivos almejados.

A escolha de comandantes

Charge: Gledson/Associação dos Cartunistas do Brasil 
Por Manuel Domingos Neto

A chefia-de-Estado, não comandando os militares, será por eles comandada.

Foi assim desde sempre e em todo canto.

Organizações armadas veem a sociedade, às vezes chamada “pátria”, como dádiva das fileiras. Não sendo comandadas, conduzirão sua pretensa cria.

À chefia-de-Estado cabe determinar como as tropas devem ser preparadas. Comandantes supremos que atendem demandas corporativas invertem a hierarquia e se anulam: corporações devem atender ao chefe-de-Estado, não o contrário.

Ao comando supremo cumpre estabelecer diretrizes claras, objetivos precisos, missões circunscritas e meios adequados. Extrapolações da autonomia corporativa são inadmissíveis.

Militares aprendem a obedecer.

A guerra no mercado de mídia

Lula precisa da mobilização das ruas

CNN-Brasil promove demissão em massa

Instagram/Divulgação
Por Altamiro Borges

Este 1º de dezembro foi traumático para os trabalhadores da CNN-Brasil – emissora fundada em março de 2020 com o objetivo de disputar o mercado da tevê por assinatura no país. Logo pela manhã, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo recebeu relatos das covardes demissões na empresa do ricaço Rubens Menin, que também é dono da MRV Engenharia.

“Em poucas horas, dezenas de jornalistas que trabalhavam na sede da emissora (localizada na Avenida Paulista, em São Paulo) perderam seus empregos. Números extraoficiais dão conta que cerca de 40 jornalistas da capital foram demitidos – de acordo com informações coletadas com diferentes fontes, mais de 100 postos de trabalho foram extintos nas diferentes praças da emissora”, descreve o site da entidade.