domingo, 3 de janeiro de 2021

A luta pela libertação de Julian Assange

Por Altamiro Borges


Na próxima segunda-feira (4), um tribunal em Londres decidirá sobre a extradição de Julian Assange para os EUA. No mundo todo cresce a pressão para evitar a concretização desse ato contra a liberdade de expressão. Nessa semana, uma petição com 108 mil assinaturas foi enviada à Justiça britânica.

Segundo a agência Deutsche Welle (DW), o abaixo-assinado exigindo a imediata libertação do fundador do Wikileaks foi organizado pela ONG Repórteres sem Fronteiras. "A acusação dos EUA contra Julian Assange é claramente motivada politicamente", explicou Christian Mihr, diretor da RSF.

Demétrio e Camarotti batem boca na GloboNews

Por Altamiro Borges

Para quem está acostumado com o "pensamento único" emburrecedor que impera nos telejornais da Globo, o bate-boca na sexta-feira (01) entre os comentaristas Gerson Camarotti e Demétrio Magnoli no programa “Em Pauta”, da GloboNews, causou surpresa – e até algumas gargalhadas.

Com sua visão liberaloide, Demétrio Magnoli – que confirma a tese de que o pior direitista é o ex-esquerdista – mostrou-se visivelmente indignado com seus colegas de bancada que defendiam maior rigor no isolamento social diante do avanço da Covid-19. Ele balançou a cabeça, balbuciou e depois rosnou:

As digitais de um responsável

Por José Luís Fiori, no site A terra é redonda:


“Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do país e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?” (Gal. Eduardo Villa Boas) [1].

A soma dos fatos e dos números não deixa lugar a dúvidas que a resposta do governo brasileiro à pandemia do COVID-19 foi absolutamente desastrosa, quando não criminosa; e seu plano de vacinação massiva da população é um caos, quando não um engodo. Já são 7,5 milhões de brasileiros infectados e aproximadamente 200 mil morreram até agora, e as autoridades seguem batendo cabeça diariamente, como se fossem um bando de palhaços irresponsáveis e debochados.

Quem pariu Messias?

Por Fernando Brito, em seu blog:

A cada barbaridade que diz e faz Jair Bolsonaro, repete-se o chororô da grande mídia, a mesma que não teve qualquer pudor em apelar à tosca figura do ex-capitão Bolsonaro e à partidarização da Justiça para colocar fim a uma era que, com todos os pecados da política real (que, como se vê, não desapareceram), marcou avanços significativos no processo de transformação do Brasil num país mais justo e civilizado.

O chororô, porém, é inconvincente.

Bolsonaro, Fux e a mesma lógica eugenista

Por Jeferson Miola, em seu blog:


O presidente do STF Luiz Fux disse que fez de “forma totalmente delicada, ética” o pedido pornográfico de reserva privilegiada de vacinas para proteger sua casta magistocrática, seus serviçais & seus nobres familiares. Depois de afirmar esta estupidez, tentou colocar a culpa pelo pedido de regalia a um subalterno, mas foi desmascarado na mentira.

Bolsonaro e seus militares – um deles, o general paspalhão e anti-ministro da saúde – são mais toscos e menos rebuscados que Sua Excelência, o In Fux, e sequer se explicam; apenas agem para nada acontecer.

Covid-19 deve "explodir" em janeiro

Da Rede Brasil Atual:


Após a queda no número de internações pelo coronavírus em setembro e o início do remanejamento de leitos para outras enfermidades, o Hospital das Clínicas de São Paulo (HC) já se prepara para uma possível explosão de casos de covid-19 em janeiro. O prognóstico é de Eloisa Bonfá, diretora clínica do HC. O hospital, ligado à Faculdade de Medicina da USP, é o maior complexo hospitalar da América Latina e só recebe quadros graves da infecção.

A médica, em entrevista à coluna da jornalista Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, alerta que o intervalo entre esta sexta (25) e a chegada de 2021 prenuncia o recrudescimento da epidemia de covid-19 no estado e no Brasil. E isso em meio à sensação de exaustão generalizada dos profissionais de saúde.

As falas irresponsáveis sobre a vacinação

Editorial do site Vermelho:


As declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a urgência da vacina contra a Covid-19 reafirmam a dimensão do descaso do seu governo diante da grave situação de propagação descontrolada da pandemia e suas consequências trágicas. Nos últimos dias foram pelo menos dois pronunciamentos inaceitáveis, especialmente para um chefe de Estado. Primeiro ele disse que não “dá bola” para o fato de vários países já haverem iniciado seus programas de imunização. Depois fez uma série de ressalvas sobre as vacinas.

Começar o ano novo com vitória!

Quem é a milícia no Rio de Janeiro?

Plano econômico para reconstruir o Brasil

Balanço de 2020 e os desafios de 2021!

Pandemia obriga a cultura a se reinventar