quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Coronavírus escancara limites do capitalismo



Entrevista com o economista Renildo Souza. Ex-presidente Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, graduou-se em ciências econômicas pela Universidade Federal da Bahia, onde também fez mestrado e doutorado, foi professor na Faculdade de Economia da UFBA, é coautor do livro A Grande Crise Capitalista Global e autor do livro “Estado e capital na China”

Edmilson Rodrigues, a esquerda unida em Belém

Inflação em alta pressiona dólar e juros

IPCA-15, setembro/2020 — Foto: Economia G1
Por Fernando Brito, em seu blog:

Saíram hoje dois índices de inflação: o IPCA-15, do IBGE, que subiu 0,45% (o dobro dos 0,23% de agosto) e o IPC-Semanal, da Fundação Getúlio Vargas, que marcou uma subida de 0,7%.

A diferença entre os dois índices, em grande parte, explica-se pelo período de coleta de preços: o do IBGE mediu a variação entre 14 de agosto e 11 de setembro, enquanto o da FGV registra a variação de preços registrada entre os dias 23 de agosto e 22 de setembro, ambos comparados a período igual um mês antes.

O que isso quer dizer? É que o processo de alta de preços ao consumidor não parou de crescer e isso, com alta probabilidade, leva a inflação oficial para uma taxa superior aos 0,24% de agosto.

Eleição nos EUA e o pesadelo de Bolsonaro

Por Bepe Damasco, em seu blog:
 

Se todas as pesquisas estiveram apontando na direção correta, Bolsonaro terá sérias dificuldades para dormir na madrugada de 3 para 4 de novembro, quando sai o resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos, ou pelo menos uma projeção segura da opção eleitoral dos eleitores norte-americanos.

Claro que ainda estão rolando os dados; que Trump lançará mão dos recursos mais sórdidos e sujos, como é de seu caráter; que o sistema eleitoral híbrido e confuso dos EUA permite qualquer surpresa; que nem sempre ganha quem tem mais votos populares, como aconteceu com Hilary Clinton contra Trump e Al Gore quando disputou com Bush filho e que até uma vacina contra a covid-19 Trump está prometendo entregar antes da eleição.

O retrocesso neocolonial do Brasil

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:
 

A sociedade brasileira vem experimentando há várias décadas um nítido processo de perda de importância das atividades da indústria no conjunto de sua base econômica e produtiva. No entanto, ao contrário do discurso otimista e enganador dos que defendem tal movimento, por aqui ele não se dá na mesma direção das transformações ocorridas na distribuição dos diferentes setores da economia nos chamados países desenvolvidos.

O bolsonarismo e as pesquisas de opinião

O céu dos genocidas "está caindo"

Agro, ONU e os 10 milhões com fome no Brasil

Censura editorial ameaça a democracia