sexta-feira, 24 de julho de 2020

Bolsonaro descarta e esfaqueia Bia Kicis

Por Altamiro Borges

A deputada Bia Kicis (PSL-DF), uma das bolsonaristas mais furiosas da Câmara Federal, vive seu inferno astral. Após votar contra a PEC do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), corroendo a imagem do farsante Jair Bolsonaro, ela foi descartada da liderança do governo no Congresso sem dó nem piedade.

Para piorar sua situação, os caciques do PSL já anunciaram que expulsarão Bia Kicis da sigla  juntamente com outros cinco deputados aloprados que votaram contra a PEC do Fundeb. Segundo a Folha, a "representação contra Bia Kicis será a primeira a chegar ao conselho de ética do PSL". A expulsão já é dada como certa!


Acuada, Lava-Jato agora mira em Alckmin

Por Altamiro Borges

Em um cenário em que o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro perde seguidores até nas redes sociais e o procurador do power point Deltan Dallagnol corre o risco de sofrer represálias do próprio Ministério Público Federal, a desgastada Lava-Jato decidiu finalmente incomodar os tucanos de alta plumagem de São Paulo. Até parece manobra para salvar a imagem da midiática operação.

Na semana passada, ela alvejou o moribundo senador José Serra, que já foi um dos principais líderes do PSDB e disputou duas eleições presidenciais pela sigla. Já nesta quinta-feira (23), o Ministério Público denunciou o ex-governador Geraldo Alckmin por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Olavetes ocupam e afundam o Itamaraty

Bob Jefferson, o novo jagunço bolsonarista

Por Altamiro Borges

O ex-deputado e ex-presidiário Roberto Jefferson, que tem uma extensa ficha suja na política, está em plena atividade. Ele agora tenta transformar o seu PTB em um reduto do bolsonarismo. Para saciar a gula do Centrão no laranjal, ele convidou dois deputados bolsonaristas expulsos do PSL em São Paulo para ingressar na sigla.

Segundo a revista Época, "em mais um tentativa de se vincular do bolsonarismo", Roberto Jefferson, que foi líder da famosa tropa de choque de Collor de Mello e um dos metidos no chamado escândalo do mensalão – “convidou os deputados Douglas Garcia e Gil Diniz, o Carteiro Reaça, expulsos do PSL, a ingressarem no PTB”.

O espalha-vírus do Alvorada

Por Fernando Brito, em seu blog:

Torça o sr. Jair Bolsonaro para que o jovem gari com quem ele parou para conversar, sem máscara, nos jardins do Palácio do Alvorada não contraia o novo coronavírus. E se, por infelicidade, tiver, que não seja com sintomas graves. Porque, depois da foto em que o presidente, um dia depois de seu teste ter acusado que ele ainda está contaminado pelo vírus, se aproxima perigosamente e sem proteção do rapaz que juntava folhas no gramado do palácio, ele se torna o responsável por qualquer coisa que lhe venha acontecer.

A mentira tem pernas curtas, mas anda

Por Gustavo Freire Barbosa, na revista CartaCapital:

Diz o ditado que a mentira tem pernas curtas. O Brasil recente, entretanto, vem provando que ela pode percorrer distâncias consideráveis independente da extensão de suas pernas.

Não devia assustar que, depois dos métodos adotados pelo bolsonarismo na eleição de 2018, a mentira tenha se tornado política governo. Não há uma linha estratégica que não a considere, seja para esconder dados – vide os referentes ao desmatamento e aos números da pandemia no Brasil –, seja para disseminar notícias falsas.

Bolívia, a próxima batalha contra a direita

Por Gerardo Szalkowicz, no site Outras Palavras:

Nas próximas semanas, o centro de gravidade da América Latina vai se deslocar para a Bolívia, onde a maior dúvida é saber se, finalmente, haverá eleições livres e transparentes que ajudem a recuperar a democracia que rasgada em novembro do ano passado. O Dia D será em 6 de setembro. Por enquanto. Com o partido MAS liderando em todas as pesquisas, a direita aposta mais uma vez em derrubar as peças do tabuleiro, tentando um novo adiamento ou a proscrição. É óbvio: ninguém dá um Golpe de Estado para depois devolver o poder, de forma mansa, àqueles que retirou à força.

As crianças invisíveis da Candelária

Por Gabriella Gualberto, no site da Fundação Perseu Abramo:

Este ano o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos. No dia 13 de julho de 1990 foi publicada a Lei 8.069, que institui o ECA e traz prioridade absoluta a proteção e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Com o Estatuto, crianças e adolescentes passaram a ter, garantidos pelo Estado, pela família e pela sociedade, o direito à vida, à saúde, à educação, à convivência e à profissionalização.

Augusto Buonicore, lutador do socialismo

Augusto César Buonicore
Por José Carlos Ruy, no site da Fundação Maurício Grabois:

Hoje, 21 de julho, é um dia melancólico para os parentes, amigos e camaradas de Augusto César Buonicore. Nascido em 1960, no dia de hoje ele completaria 60 anos de idade. Não chegou a isso, vítima que foi das complicações de um câncer no intestino, este combativo jovem despediu-se da vida em 11 de março de 2020, aos 59 anos de idade.

Não há vacina contra o egoísmo

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

A corrida mundial por uma vacina contra a Covid-19 se desenvolve em dezenas de frentes. Informações chegam a falar em até 200 projetos em todo o mundo, revelando o que a humanidade tem de melhor: inteligência, criatividade, empatia, solidariedade e engenho. Há variedade de tecnologia, de escolha do caminho da imunidade, da forma de produção, dos diferentes níveis de testagem, chegando alguns trabalhos à fase final de experimentos com humanos. Segurança, eficácia e viabilidade definem caminhos que parecem mostrar uma humanidade irmanada no mesmo propósito, tendo como fundamento a melhor ciência criada pelo homem em todos os tempos.

Extrema-direita ressurge na Argentina

Como Brizola faz falta nos dias atuais

Os ataques aos direitos humanos na pandemia