sábado, 12 de março de 2011

Notícias internacionais têm pauta única

Reproduzo artigo do professor Laurindo Lalo Leal Filho, publicado no sítio Carta Maior:

Quando a revolta árabe chegou à Líbia, fornecedora de grande parte do petróleo consumido na Europa, a batalha da informação tornou-se mais acirrada.

Notícias falsas começaram a circular pelas agências internacionais de notícias e por algumas redes de televisão. No Brasil foram reproduzidas sem crítica.

Duas delas:

1) O presidente Muhamar Kadaffi recebe asilo político da Venezuela e segue para Caracas.

Quem tem medo da verdade?

Reproduzo artigo de Cynara Menezes, publicado na revista CartaCapital:

Temos diante de nós uma oportunidade de ouro: a de colocar em pratos limpos quem é democrata de fato no País e quem usa a democracia como uma bandeira de conveniência. Durante oito anos, a grande imprensa brasileira cobrou do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva fictícios atentados contra a liberdade de expressão. Acusavam Lula de possuir “anseios autoritários”. Nunca antes na história viram-se jornais tão zelosos do sagrado direito do cidadão de se informar. Mas quem agora, dentre estes baluartes da democracia, será capaz de se posicionar ao lado da presidenta Dilma Rousseff em favor da instalação da Comissão da Verdade, que pretende apurar os crimes cometidos durante a ditadura? Ou isto não é direito à informação?

Intelectuais contra a intervenção na Líbia

Reproduzo manifesto que circula na internet e que já recolheu importantes adesões – István Mészáros, Atilio Boron, François Houtart, Pascual Serrano, Silvio Rodríguez e dos brasileiros Theotonio dos Santos e Fernando Morais, entre outras. O documento, intitulado "Pela paz e contra a intervenção estrangeira na Líbia", continua aberto a novas adesões no endereço: defensadelapaz@gmail.com:

Nos últimos dois meses, uma onda de protestos populares está sacudindo várias regiões do mundo árabe – no Oriente Médio e no norte da África.

EUA aceleram intervenção na Líbia

Reproduzo matéria publicada hoje no sítio Vermelho:

Sob a liderança dos EUA, as potências capitalistas intensificam as pressões e manobras para intervir na Líbia contra o regime de Muammar Kadafi, que ainda ontem era considerado um aliado do “Ocidente”. O pretexto, alardeado pela mídia, é a defesa os direitos humanos e a democracia, mas a verdade é outra: o controle imperialista da região e das ricas minas de petróleo.

As ameaças das potências no mundo árabe

Reproduzo artigo de Duarte Pacheco Pereira, publicado no sítio Opera Mundi:

Os Estados Unidos e a Europa Unida estão de olho no petróleo da Líbia e dos demais países do norte da África e do Oriente Médio, sem nenhuma dúvida, mas querem também livrar-se de Kadafi, um inimigo que os incomodou muito nas últimas décadas.

As potências imperialistas, refeitas do susto que levaram com as insurgências populares na Tunísia e no Egito, estão recuperando o controle do processo democratizador que, de repente, varreu alguns países árabes. Tratam de abortar as insurgências populares valendo-se do nível insuficiente de organização e direção desses movimentos, manipular as aspirações democráticas dos povos árabes e manter as mudanças institucionais na região em limites que não afetem seus interesses.

"Operação Líbia" e a batalha do petróleo

Reproduzo artigo de Michel Chossudovsky, publicado no sítio português Resistir:

As implicações geopolíticas e econômicas de uma intervenção militar EUA-NATO contra a Líbia são de grande alcance.

A Líbia está entre as maiores economia petrolíferas do mundo, com aproximadamente 3,5% das reservas globais de petróleo, mais do dobro daquelas dos EUA.

A "Operação Líbia" faz parte de uma agenda militar mais vasta no Médio Oriente e na Ásia Central, a qual consiste e ganhar controle e propriedade corporativa sobre mais de 60 por cento da reservas mundiais de petróleo e gás natural, incluindo as rotas de oleodutos e gasodutos.

Apesar de tudo, as massas se movem

Reproduzo artigo de Wladimir Pomar, publicado no sítio Correio da Cidadania:

Conta-se que Galileu, obrigado pela Inquisição católica a abjurar sua crença de que a Terra se movia, teria dito à meia voz que, apesar de tudo, ela se movia. O mesmo parece estar ocorrendo agora em relação às grandes massas populares de países da África do Norte, desdizendo as afirmações de uma certa Inquisição intelectual para a qual a época das grandes mobilizações e revoltas sociais era coisa do passado.

O controverso Muamar Kadafi

Reproduzo artigo de Renato Godoy de Toledo, publicado no jornal Brasil de Fato:

O presidente da Líbia Muamar Kadafi vive seus dias de Muhammed Al-Sahaf, ex-ministro da Informação do regime de Saddam Hussein no Iraque. Enquanto as tropas dos EUA invadiam o país e esmagavam as forças pró-Hussein em 2003, Sahat convocava diariamente a imprensa para informá-la acerca da iminente vitória militar do exército iraquiano.