segunda-feira, 23 de maio de 2011

Espanha: A indignação das ruas

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Os protestos populares na Espanha não diferem, em sua essência, dos que ocorreram e ocorrem nos países árabes. Excluída a observação de que a Europa começa nos Pirineus, que tenta localizar historicamente a Península Ibérica na África, há mais do que a proximidade geográfica na semelhança entre os movimentos. Se, no caso dos países árabes, muitos dos manifestantes se insurgem contra o poder pessoal, na Espanha esse protesto se dirige contra o sistema como um todo.

Frente pela democratização da mídia na BA

Por Eliane Costa, no sítio Vermelho:

A luta pela democratização da mídia terá espaço também na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) deu entrada em um Projeto de Resolução para a criação da Frente Parlamentar pela Democratização dos Meios de Comunicação. Se aprovada, a frente vai aglutinar todos os parlamentares defensores do livre direito à informação em torno de ações e projetos sobre a questão.

Caso Palocci mudará postura de Dilma?

Por André Barrocal, no sítio Carta Maior:

Os partidos adversários do governo começaram, nesta segunda-feira (23/05), a colher assinaturas de deputados e senadores com o objetivo de criar uma CPI para investigar o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, cuja evolução patrimonial nos últimos quatro anos levanta suspeitas de enriquecimento ilícito. Nesta terça-feira (24/05), depois de ter fracassado na Câmara, a oposição tentará obrigar Palocci a comparecer ao Senado para explicar a fortuna.

Mídia ignora Estatuto da Igualdade Racial

Por Pedro Caribé, no Observatório do Direito à Comunicação:

O Estatuto da Igualdade Racial aprovado em julho 2010 passa por processo de invisibilidade e oposição dos meios impressos brasileiros. Essa foi uma das conclusões do primeiro relatório da pesquisa Faces do Brasil, apresentada em Salvador no último dia 13 de maio, dia da abolição. O material coletado é de 12 jornais e cinco revistas entre os meses de outubro e dezembro de 2010. Até o momento a sistematização se balizou por 506 matérias sobre ciganos, povos indígenas e negros.

Espanha: reiniciar o sistema

Por Murilo Roncolato, no jornal O Estado de S.Paulo:

No início da semana passada, políticos espanhóis tomaram um susto. O que começou com um grupo de manifestantes discutindo pela internet questões relativas à Lei Sinde – que, similar à Lei Hadopi francesa, desconectaria da internet quem fizesse downloads ilegais –, tornou-se, em questão de dias, um movimento descentralizado que correu por mais de 60 cidades no país.

Trinta anos do Jornal Sem Terra

Por Joana Tavares, no jornal Brasil de Fato:

“Nós somos mais de 500 famílias de agricultores que vivíamos nessa área (Alto Uruguai) como pequenos arrendatários, posseiros da área indígena, peões, diaristas, meeiros, agregados, parceiros, etc. Desse jeito já não conseguíamos mais viver, pois traz muita insegurança e muitas vezes não se tem o que comer. Na cidade não queremos ir, porque não sabemos trabalhar lá. Nos criamos no trabalho na lavoura e é isto que sabemos fazer.”

Declaração final do Foro de São Paulo

Traduzido e publicado no sítio da Adital:

O XVII Encontro do Fórum São Paulo, reunido em Manágua, por ocasião do 50º Aniversário da fundação da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), da Nicarágua, e 116 anos do nascimento do General Augusto C. Sandino, contou com a participação de 640 delegados de 48 partidos membros pertencentes a 21 países e 33 convidados de 29 partidos pertencentes a 15 países da África, da Ásia e da Europa.

Irmã Dulce salva Cerra de sufocamento

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Como se sabe, o Padim Pade Cerra, o do aborto (no Chile, tudo bem!), o amigão do Papa e do Bispo de Guarulhos, beatificou a Irmã Dulce.

Não fosse ele, o Papa não se teria convencido da santidade da beata da Bahia.

PB e PE: avança mobilização dos blogueiros

Por Altamiro Borges

Neste final de semana ocorreram mais dois encontros estaduais de blogueiros progressistas. Na Paraíba, 130 pessoas participaram do evento no Centro de Turismo, em João Pessoa. Em Pernambuco, 277 ativistas assinaram a lista na entrada do auditório de Olinda – no maior encontro realizado até agora. Nas próximas três semanas ocorrerão encontros, pela ordem, no Rio Grande do Sul e Ceará; Espírito Santo e Amazonas; Minas Gerais e Bahia. Outras unidades, como Distrito Federal e Santa Catarina, ainda tentam viabilizar seus eventos.

Palocci: fim do “namorico” da mídia?

Por Altamiro Borges

Durante quase cinco meses, a mídia demotucana deu uma trégua para Dilma Rousseff. Na campanha do ano passado, a imprensa insinuava que ela era um “poste”. Depois de eleita, passou a tratá-la como “estadista”, tentando cavar uma cunha entre ela e Lula, o “populista”. No congresso dos metalúrgicos da CUT, há três semanas, Lula até ironizou o “namorico” da mídia com a presidenta.

Folha quer tirar sangue dos aposentados

Por Altamiro Borges

Todo o terrorismo midiático sobre o retorno iminente da inflação tem objetivos marotos. Visa defender os interesses do capital, em especial da oligarquia financeira. Para manter seus altos rendimentos, os neoliberais pregam, na maior caradura, a retirada de direitos dos trabalhadores. A mídia rentista cumpre o papel de bater o bumbo!

Frente de libertação dos blogs sujos



.

Os “indignados” e a Comuna de Paris

Por Atilio Boron, em seu blog:

Talvez por uma dessas surpresas da história, o grande levante popular que hoje comove a Espanha (e que começa a repercutir no resto da Europa) estoura, coincidentemente, no 140º aniversário da Comuna de Paris – um ato heróico em que a principal exigência também era a democracia. Mas uma democracia concebida como governo do povo, pelo povo e para o povo e não como um regime a serviço do patronato, no qual a vontade e os interesses populares estão inexoravelmente subordinados ao imperativo da ganância empresarial.