segunda-feira, 23 de maio de 2011

PB e PE: avança mobilização dos blogueiros

Por Altamiro Borges

Neste final de semana ocorreram mais dois encontros estaduais de blogueiros progressistas. Na Paraíba, 130 pessoas participaram do evento no Centro de Turismo, em João Pessoa. Em Pernambuco, 277 ativistas assinaram a lista na entrada do auditório de Olinda – no maior encontro realizado até agora. Nas próximas três semanas ocorrerão encontros, pela ordem, no Rio Grande do Sul e Ceará; Espírito Santo e Amazonas; Minas Gerais e Bahia. Outras unidades, como Distrito Federal e Santa Catarina, ainda tentam viabilizar seus eventos.
No total, quase mil ativistas digitais já participaram dos encontros estaduais. O primeiro ocorreu no Pará, ainda em fevereiro, com cerca de 40 presentes. Na seqüência, 30 blogueiros se reuniram no Rio Grande do Norte, com a presença de Conceição Oliveira (Maria Frô); 42 pessoas participaram do encontro no Paraná; 70 “guerrilheiros digitais” estiveram no evento do Mato Grosso, acompanhado por Geórgia Pinheiro (do blog Conversa Afiada); 120 participaram do encontro em São Paulo; e quase 200 estiveram no evento do Rio de Janeiro.

Clima de entusiasmo

Os dois últimos encontros confirmam que cresce o interesse e a mobilização da blogosfera. No evento na Paraíba, cerca de 20 presentes informaram possuir blogs e todos disseram utilizar o Twitter e o Facebook. Além dos ativistas digitais, o encontro teve a participação de lideranças da Associação Paraibana de Imprensa, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid), CUT e CTB, e de representantes do governo do estado.

No encontro de Pernambuco, que superou as expectativas mais otimistas, cerca de 90 participantes informaram possuir blogs e todos também disseram usar as redes sociais. As secretarias de comunicação das prefeituras de Recife e Olinda compuseram a mesa, além de representantes da Anid, do Sindicato dos Jornalistas, da União da Juventude Socialista e de outros movimentos sociais.

Vários participantes dos dois eventos informaram que já se inscreveram para o II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília. Alguns, inclusive, foram espertos e já compraram suas passagens – aproveitando os descontos. O clima é de muito entusiasmo com o nascente movimento da blogosfera progressista no Brasil.

0 comentários: