terça-feira, 22 de outubro de 2013

Quem perdeu no pré-sal

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Os críticos do pré-sal saíram do leilão em posição difícil.

Ao contrário do que sustentaram nas últimas semanas, duas empresas privadas de porte – a Shell e a Total – assumiram um papel relevante no consórcio, equivalente a 40 % de participação.

O besteirol sobre o leilão de Libra

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A grande maioria dos brasileiros que se informaram – ou que tentaram se informar – sobre o recente leilão do campo petrolífero de Libra terminou mais desinformada do que estava antes de empreender tentativa de obter subsídio para formar a própria opinião. Essa maioria ficou perdida entre tantas alegações peremptórias e complexas de parte a parte.

Explorados em nome da Barbie

Da revista Fórum:

De abril a setembro, registra-se o pico da produção das empresas chinesas que fabricam brinquedos que estarão ao pé da árvore de Natal, em dezembro. Uma prenda clássica desta ocasião é a mais famosa das bonecas, Barbie, criada pela empresa californiana Mattel, também à frente dos artigos Fisher Price.

Pré-sal vai nos deixar mais ricos?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Se as contas da presidente Dilma Rousseff estiverem todas certas, o tesouro do pré-sal leiloado nesta segunda-feira vai render "o fabuloso montante de mais de R$ 1 trilhão. Repito: mais de 1 trilhão!" ao país, nos 35 anos de exploração do campo de Libra, como ela anunciou solenemente em cadeia nacional de rádio e televisão logo após a assinatura dos contratos.

Dilma pede desculpas a médico cubano

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Dilma Rousseff fez, hoje, o que milhares de brasileiros decentes desejariam poder fazer.

Pedir desculpas ao Dr. Juan Delgado, um dos que foi hostilizado e chamado de escravo por maus médicos em Fortaleza, há dois meses.

Instituto FHC na mira da polícia

Por Altamiro Borges

O site “Observador Político”, de propriedade do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), está sendo investigado pela polícia civil por divulgar boatos criminosos contra Fábio Luís Lula da Silva, também conhecido como Lulinha. Entre outras calúnias, a página na internet difunde que o filho do ex-presidente Lula adquiriu uma fazenda no interior paulista e um jatinho e é sócio de um dos maiores frigoríficos do país. Diante deste crime, inquérito policial foi aberto no 78º distrito de São Paulo e deverá apresentar novidades em breve.


“Trensalão” tucano atropela a Veja

Por Altamiro Borges

A revista Veja resistiu ao máximo a tratar do propinoduto tucano em São Paulo. Mas na edição desta semana, finalmente, ela citou o escândalo, que envolve chefões do PSDB e poderosas multinacionais, como a Siemens e Alstom. É certo que ele não deu capa e nem destilou o seu costumeiro veneno. Ela até tentou justificar o seu atraso na denúncia. Na prática, porém, a Veja confessou que foi atropelada pelo “trensalão” tucano.