domingo, 9 de abril de 2023

PF investigará grupos neonazistas no Brasil

Charge: Ricardo Welbert
Por Altamiro Borges


Antes tarde do que nunca. Finalmente, a Polícia Federal vai investigar a ação de grupos neonazistas no Brasil. A decisão foi tomada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, na quinta-feira (6). Ele determinou a abertura de um inquérito com base na existência de “indícios da atuação interestadual” destas células terroristas. O bárbaro assassinato de quatro crianças em uma creche em Blumenau e uma investigação da Polícia Civil de Santa Catarina motivaram a decisão do governo federal.

Lula cancela privatizações e mídia esperneia

Charge publicada no Sindibancários/ES
Por Altamiro Borges


Cumprindo compromisso da campanha eleitoral, o presidente Lula cancelou nesta quinta-feira (6) o processo de privatização de sete estatais, retirando-as do Programa Nacional de Desestatização (PND). São elas: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).

Isenção de pastores entra na mira da Receita

4º Encontro de Ativistas Digitais de São Paulo

Do site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:

A Comissão Estadual de Blogueir@s e Ativistas Digitais, com o apoio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, realiza no dia 6 de maio o 4º Encontro Estadual de Blogueir@s e Ativistas Digitais de SP.

O evento acontece das 9h às 17h, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo - Sindisep (na rua Quitanda, 101 - Centro, São Paulo - SP), com o propósito de debater formas de fortalecimento da mídia alternativa em São Paulo e no Brasil, além de propostas para a democratização da comunicação e a regulação democrática da mídia e das plataformas digitais.

Vitória contra a privatização merece um brinde

Abrigo Santa Terezinha, em Bacabal, no Maranhão, onde estão famílias desabrigadas pelas cheias (09/4/23) Foto: Ricardo Stuckert
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:


Em duas canetadas, Lula permitiu que as famílias brasileiras façam uma pequena celebração política na Páscoa de 2023.

O presidente assinou as primeiras medidas para interromper o processo privatização e entrega de empresas estatais, projeto essencial da política economica entreguista de seus antecessores, que governaram o país entre o golpe de Michel Temer em 2016 e a derrota de Jair Bolsonaro em 2022.

Três empresas foram retiradas do PPI, o programa de parceria de investimentos. A Conab, de abastecimento. A Telebrás, de Comunicações. E claro, a Petrobras, marco histórico da luta da população brasileira por sua soberania.

O papel da mídia no estímulo à violência

Por André Curvello


Os ataques a escolas no Brasil são uma triste realidade. Desde o ano 2000, quase 40 estudantes e professores foram mortos e mais de 70 ficaram feridos em ataques ocorridos em estabelecimentos de ensino em todo o país.

Esse fenômeno, que antes era visto principalmente em outros países, como nos Estados Unidos, agora se multiplica por aqui.

A imprensa tem dado grande espaço para a questão, abordando vários aspectos, como as motivações dos perpetrantes, seu perfil psicológico e social, e a segurança nos estabelecimentos de ensino.

No entanto, muitas vezes a mídia negligencia o debate sobre sua própria responsabilidade e, porque não dizer, sobre sua participação no incentivo aos ataques. Estudos mostram que a repetição constante de notícias sobre violência fomenta a própria violência, mas a imprensa parece relutante em lidar com esse tema.