sábado, 21 de outubro de 2017

Caetano processa MBL e Frota por difamação

Por Gustavo Aranda e Vinícius Segalla, no site Jornalistas Livres:

O cantor e compositor Caetano Veloso e sua esposa, a empresária Paula Lavigne, estão processando por danos morais o MBL (Movimento Brasil Livre), seus coordenadores nacionais Kim Kataguiri e Renan Santos e o ator Alexandre Frota, detentor jurídico da associação MBL e que trava com os primeiros uma luta nos tribunais pela propriedade da marca.

O motivo: postagens feitas nas páginas do MBL na internet que acusariam Caetano de ser pedófilo e feririam a honra do casal. O pedido é por uma indenização de R$ 100 mil de cada um dos réus (são seis ao todo) e pela imediata retirada das páginas do MBL de 24 publicações consideradas ofensivas aos autores da ação, sob pena de multa diária de R$ 5.000. 

A violenta guerra da Globo na ditadura militar

Por Osvaldo Bertolino, no site da Fundação Maurício Grabois:

Como atores de primeira linha no golpe militar de 1964, os grupos de mídia desencadearam entre eles uma verdadeira guerra por espaço no regime autoritário que nascia. Os grupos de Assis Chateaubriand (Diários Associados) e de Roberto Marinho (Globo) lideraram as facções que disputavam a posição de porta-voz oficioso do regime.

Empresários já lucram com reforma do ensino

Por Helena Borges, no site The Intercept-Brasil:

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, foi convidado pela rádio CBN, em setembro, a dar uma entrevista para comentar como os investidores estrangeiros estão otimistas sobre o futuro da economia brasileira. Ele contou que esteve em Nova York e que, “apesar da nossa incerteza doméstica, eles têm demonstrado muita confiança no nosso desempenho recente”. Eis como ele explicou o surgimento dessa onda de otimismo entre a elite financeira global sobre o desempenho brasileiro:

A ração de Doria e as cobaias humanas

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na edição do Jornal Nacional de quinta-feira, 19 de outubro, reportagem sobre a ONG Plataforma Sinergia, produtora da “farinata”, um “complemento alimentar” desenvolvido pela organização sob demanda do prefeito de São Paulo, João Doria, que pretende usar tal “complemento” para alimentar a população carente e alunos das escolas municipais.

Depois de uma polêmica que envolveu nutricionistas, nutrólogos, educadores e promotores públicos, porém, a Prefeitura de São Paulo decidiu adiar a inclusão de um complemento alimentar na merenda escolar. O Conselho de Segurança Alimentar do governo federal e o Ministério Público de São Paulo pediram explicações sobre a composição do produto.

As regalias do homem do ‘trensalão’ tucano

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Robson Marinho é apontado pelo Ministério Público da Suíça em 2014 como peça-chave de um esquema de corrupção em torno dos contratos do Metrô e da companhia de trens (CPTM) de São Paulo. Segundo relatório do paraíso fiscal europeu, Robson Marinho ter recebido propina milionária para beneficiar a empresa francesa Alstom em contratos entre 1998 e 2008 nos governos tucanos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. Mas esta semana o conselheiro voltou a ocupar seu cargo no TCE por decisão da 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, emitida nesta terça feira (17).

Gilmar, Aécio e o algoritmo grampeado

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Achou-se um número de ligações digno de casais recém-enamorados, via WhatsApp, entre Aécio Neves e Gilmar Mendes, depois que o primeiro se viu em apuros em processos que o misterioso “algoritmo” da máquina de sortear relatores do Supremo Tribunal Federal, tal qual roleta viciada, escolhia o segundo para investigar as acusações ao mineiro.

46 chamadas, em menos de 60 dias, é demais para que alguém acredite que, como explicou o advogado do recém-liberado senador, Alberto Toron, as conversas teriam sobre a reforma política. Poxa, Dr. Torom, inclua aí umas receitas de comida mineira e umas dicas de bala, que ficará mais crível.

A ração que transformou Doria em pó

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O caso da ração de Doria é uma nova prova, provavelmente não a última, de que o “gestor” é um dos piores prefeitos que São Paulo jamais terá.

O problema não é o marketing em si. Todo político - e ele, apesar da propaganda, é um deles, tanto quanto um vereador de Coaraci dos Montes - faz marketing.

A questão é que Doria é uma fraude até nisso.

Os quatro mitos que impulsionam Bolsonaro

Por Emanuel Leite Jr., no blog Viomundo:

Em abril deste ano, a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro (Portugal), promoveu o Seminário de Doutorado “Sistemas Partidários sob Pressão: Populismo, Realinhamentos Políticos e Eleições”.

Participaram do evento o professor Dr. João Carvalho, do CIES (Instituto Universitário de Lisboa), que falou sobre “A direita francesa perante a ameaça da Front National: das eleições presidenciais de 2007 a 2017”; e o professor Dr. Riccardo Marchi, do CEI (Instituto Universitário de Lisboa) – o pesquisador italiano fez apresentação sobre a ameaça populista à democracia ocidental, traçando um panorama da extrema direita pela Europa.

Direita na Venezuela não tolera as urnas

Por Mário Augusto Jakobskind, no jornal Brasil de Fato:

Mais uma vez a oposição venezuelana com o respaldo do governo estadunidense não aceita o resultado das urnas que deu a vitória aos candidatos do PSUV (Partido Socialista Unificado da Venezuela). Agora é moda entre grupos de direita não aceitar os resultados das urnas. Nos conglomerados midiáticos que compõem o denominado grupo Diário das Américas o espaço para a oposição venezuelana é total e absoluto em uma demonstração de que o pensamento único é a tônica.

Confirmado: corpo é de Santiago Maldonado

Por Tulio Ribeiro, no blog Cafezinho:

Infelizmente a família de Santiago Maldonado confirmou que o corpo é do ativista.

Uma tristeza para toda América Latina e uma vítima provável deste que arruína a Argentina com políticas que retiram do povo a possibilidade de viver dignamente.

¨Pudemos olhar o corpo e reconhecemos as tatuagens de Santiago¨,declarou seu irmão Sergio. Foram 78 dias de angústia desde que a Gendarmería invadiu a comunidade mapuche na cidade de Esquel.

Agora Maurício Macri ,sua ministra da segurança Patricia Bullrich e seu grupo de ação ¨Gendarmería¨ podem ser acusados de levar literalmente a vida de um Jovem. Sergio Maldonado,28 anos, ainda reafirmou que a hipótese da família é que a Gendarmería é a responsável.

A midiática Operação Lava-Jato