quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dimenstein ama Serra e FHC

Por Altamiro Borges

“O bom exemplo de Serra”. Este foi o título da coluna de Gilberto Dimenstein, na Folha online de hoje. O mote do texto baba-ovo foi a decisão do Senado de estender a proibição do fumo em lugares fechados para todo o país. “O que muitos chamam de chatos, prefiro chamar de educadores”, afirmou o colunista, referindo-se afetuosamente ao grão-tucano, rejeitado pelas urnas em 2010.

Um ultimato ao PSDB no estilo Serra

Por José Dirceu, em seu blog:

A verdade é que as divergências e cisões entre os tucanos são muito maiores do que parecem à primeira vista. Além de divididos entre quatro pré-candidatos, eles também estão separados entre serristas e alckmistas, e entre os que querem e os que não querem aliar-se ao prefeito paulistano Gilberto Kassab (ex-DEM-PSDB, agora PSD).

PT debate regulação da mídia

Por Renato Rovai, na revista Fórum:

O PT convidou aproximadamente 30 entidades empresariais e da sociedade civil que atuam na área da comunicação para discutir na sexta-feira (dia 25) o marco regulatório do setor. A intenção do partido é intensificar o debate dessa questão e, nas palavras do deputado Rui Falcão, presidente do partido, lhe dar robustez.

Falsa disputa entre liberdade e censura

Por Venício Lima, no sítio Carta Maior:

Diante da feroz reação da grande mídia às propostas apresentadas (e àquelas que sequer foram apresentadas) no IV Congresso Extraordinário do Partido dos Trabalhadores, relativas a um Marco Regulatório para as Comunicações, escrevi no Observatório da Imprensa nº 658: A saída parece ser colocar imediatamente para o debate público um projeto de marco regulatório. (...) Diante de uma proposta concreta de regulação democrática – a exemplo do que acontece nos países civilizados – seus eternos opositores terão que mostrar objetivamente onde de fato está a defesa da censura e onde se postula o controle autoritário da mídia. Não há alternativa.

Desafios impõem nova postura ao FNDC

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

Uma das pautas políticas mais negligenciadas pelo poder público brasileiro é a Comunicação. Apesar da importante iniciativa em realizar a 1ª Confecom e algumas outras questões pontuais que foram alvo de atenção do governo federal nos últimos anos, pouco se avançou no sentido de alinhar o regramento legal brasileiro às imposições de um mundo contemporâneo – cuja principal marca é a predominância das novas tecnologias da informação e comunicação em todas as esferas da sociedade.