segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quem é Capriles, o antichavista?

Ancine debate regulação de TVs pagas

Por Felipe Bianchi, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Promovida pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Audiência Pública “Regulamentação da Comunicação Audiovisual no Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) Lei 12.485/2011”, discutiu em São Paulo, nesta segunda-feira (13), diretrizes da regulamentação das TVs pagas. Dentre os principais temas, destacaram-se a questão da cota de veiculação de produtos nacionais e produtos nacionais independentes na grade de programação, os mecanismos de limitação de reprises e de gerenciamento e fiscalização, por parte da Ancine no cumprimento dessas cotas e a caracterização de controle entre empresas da cadeia produtiva do audiovisual.

A mídia e os novos cães de guarda

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

“Por que os jornalistas não deveriam responder por suas palavras, dado que eles exercem um poder sobre o mundo social e sobre o próprio mundo do poder?” Assim o atual diretor do Le Monde Diplomatique francês, Sege Halimi, abre o seu livro “Os novos cães de guarda”. O livro retoma, no seu titulo, o livro de Paul Nizan, “Os cães de guarda”, publicado originalmente em 1932, e tornado famoso pela sua reedição em 1960, quando Sartre prefacia um outro livro de Nizan, Aden Arabie, relançando sua obra.

O financiamento da mídia alternativa

Por Ana Cristina Santos, no sítio Vermelho:

No Encontro Nacional pela Democratização da Comunicação, realizado em Recife entre os dias 9 e 11 de fevereiro, a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) defendeu a pluralidade dos meios e o direito á comunicação como fatores indispensáveis ao fortalecimento da democracia.

Privataria: Maia subiu no telhado

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O passarinho pousou na janela lá de casa e trouxe no bico um recado palaciano.

CPI da Privataria?

Manda bala.

Ainda mais agora que os tucanos querem dizer que acabou o Fla-Flu.

Não acabou, não.

Pinheirinho e o direito de brincar

Por Paulo Cezar Pastor Monteiro, na revista Fórum:

Toda criança gosta de brincar, de ganhar brinquedos. O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente assegura o direito de se aproveitar plenamente a sua infância. Mas como pensar em brinquedos quando sua família acabou de perder a casa onde mora?

Algumas pessoas em São José dos Campos, interior de São Paulo, tentam responder essa pergunta e garantir o direito “básico” que toda criança tem de brincar. Nesse último domingo (12/02), esses voluntários organizaram o “Pinheirinho Existe”, um dia de shows que teve como objetivo a arrecadação de brinquedos e material escolar para o (agora) ex-bairro do Pinheirinho.

O Brasil que não se vê na TV

Foto do blog: http://edilzafontes.blogspot.com
Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

O Brasil que se vê na TV está restrito ao Rio e à São Paulo, salvo raras exceções. Exibem-se nas novelas e nos telejornais, lindas paisagens e graves problemas urbanos dessas metrópoles para todo o país.

Fico a me perguntar o que interessa ao morador de Belém o congestionamento da Marginal do Tietê, exaustivamente mostrado pelas redes nacionais de TV? Não haveria fatos locais muito mais importantes para a vida dos telespectadores do Pará do que as mazelas da capital paulista?

Santander e a sangria do Brasil

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Não satisfeito de ter transformado o nosso país em uma imensa galinha dos ovos de ouro – a América Latina foi responsável por 51% do lucro de 2011 e o Brasil contribuiu sozinho com 28%, quase um terço do total (fora o perdão de uma multa no valor de 4 bilhões de reais pelo CARF, Comitê Administrativo de Recursos Fiscais, que a turma do Senhor Botin devia à Receita Federal) o Grupo Santander - que teve que fazer enormes provisões devido à quebra do mercado imobiliário na Espanha, e que pagou há um mês 165 milhões de reais de “aposentadoria” para o executivo responsável pela compra do Banespa - está determinado a espremer ainda mais os seus clientes e funcionários no Brasil.

Repórter da Folha sofre ataques

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na noite de domingo, recebo ligações de parlamentares do PT de São Paulo contendo o pedido aparentemente inédito de que este blog fizesse a defesa de uma jornalista de um grande meio de comunicação, que é nada mais, nada menos do que a… Folha de São Paulo!

Banqueiros incendeiam a Grécia

Por Altamiro Borges

O parlamento da Grécia aprovou na madrugada de hoje (13) o “pacote de austeridade” apresentado pelo primeiro-ministro Lucas Papademos, ex-executivo do Goldman Sachs, e imposto pela famigerada troika – Banco Central Europeu (BCE), União Européia e Fundo Monetário Internacional. Durante a tensa votação, mais de 100 mil pessoas tomaram a praça em frente ao parlamento em Atenas.

Capriles e o assalto à embaixada de Cuba

Folha já tem candidato na Venezuela

Por Altamiro Borges

A direita golpista da Venezuela já tem candidato para o pleito presidencial de outubro. Henrique Capriles Radonski, governador do Estado de Miranda, venceu neste domingo as eleições primárias da chamada Mesa de Unidade (MUD), que reúne cerca de 20 partidos de oposição do país. Ele obteve 1,8 milhão (62%) dos 2,9 milhões de votos nas prévias.