domingo, 13 de outubro de 2013

Os problemas de Campos-Marina

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Algumas observações iniciais sobre o acordo Marina-Eduardo Campos e as pesquisas eleitorais:

1. É fato novo relevante, não se tenha dúvida. Repõe Marina no jogo, mas não na condição de cabeça de chapa, mas evita que seus votos caiam no colo de Dilma Rousseff.

A falta de transparência da Receita

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O que levou um dos principais homens da Receita Federal, Caio Cândido, a sair fora com alarido é ainda uma incógnita. O que é certo é que a Receita Federal tem que passar urgentemente por um choque de transparência. É o interesse público que está em jogo, e ele não pode se subordinar a nenhum outro – sobretudo político. O dinheiro dos impostos constrói – ou não constrói – escolas, hospitais, estradas, portos etc. A sociedade tem que saber mais, muito mais, sobre a imensa caixa preta que é a Receita Federal.

O círculo vicioso da taxa de juros

Por Renato Rabelo, em seu blog:

O Brasil voltou a ter as taxas de juros mais altas do mundo. Esta incômoda posição foi retomada na última reunião do Copom realizada na última quarta-feira (09/10) que decidiu pela manutenção do ciclo de alta para 9,5%.

FHC e a impotência da mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O grau de cumplicidade ideológica entre Fernando Henrique Cardoso e os barões da mídia brasileira é enternecedor. O sociólogo tem passe livre: espaço assegurado para apresentar suas ideias em colunas, entrevistas, artigos de opinião.

Esta identidade foi forjada numa suposta necessidade de “modernizar” o Brasil, “arejar suas ideias”, desfazer-se do legado estatista e atrasado do trabalhismo getulista.

A liberdade de expressão no Brasil


Chegou esta semana em Brasília, com uma agenda que envolve uma série de reuniões com representantes do poder público e da sociedade civil, o relator das Nações Unidas para a liberdade de expressão, Frank La Rue. O guatemalteco La Rue esteve no Brasil no final de 2012, a convite do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, para conhecer um pouco mais de perto a realidade atual do nosso quase monopólico sistema midiático. Desta vez, voltou numa visita oficial, organizada em conjunto com o Itamaraty.

A semana da democratização da mídia

Do sítio do FNDC:

A Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, que acontece entre os dias 13 e 20 de outubro, contará com a articulação de entidades de diversos setores da sociedade civil para a coleta de assinaturas do Projeto de Lei da Mídia Democrática, debates sobre o direito à comunicação e a liberdade de expressão, lançamento de livros, atos públicos, passeatas, ações culturais e vários outros.

Novos cenários beneficiam Dilma

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Enganou-se o presidenciável Eduardo Campos ao prever que a sua aliança com Marina Silva provocaria um "terremoto" na campanha presidencial. Por enquanto, pelo menos, isso não aconteceu, como mostra a primeira pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, com os novos cenários para 2014.

Sem Marina, melhor para Dilma

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Maurício Dias, na revista CartaCapital:

Após a decisão ousada e arriscada do governador Eduardo Campos (PE), presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de aceitar a filiação de Marina Silva, é melhor deixar a poeira baixar, como está baixando, para tentar ir além do barulho e dos elogios despejados sobre a aliança entre dois pré-candidatos ao comando da República.

Para ler a pesquisa do Datafolha

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Sem discordar do meu companheiro Miguel do Rosário, e concordando plenamente com ele de que nada é definitivo, minha visão sobre a pesquisa divulgada hoje pela Folha se volta para outros pontos.

Talvez, até, pelos anos a mais que tenho de janela – com as dores nas costas correspondentes… – assistindo o jogo das pesquisas.

Campos e Marina fazem aposta de risco

Da Rede Brasil Atual:

O analista político Paulo Vannuchi avalia que Eduardo Campos e Marina Silva adotaram uma postura arriscada ao longo da primeira semana em que selaram parceria em torno da candidatura ao Palácio do Planalto em 2014. Uma sequência de divergências foi atenuada pelo programa partidário do PSB, exibido na quinta-feira (10), quando o governador de Pernambuco e a ex-senadora subiram o tom contra Dilma Rousseff, afirmando que o governo do PT “já deu o que tinha que dar”.

Noam Chomsky e o labirinto dos EUA

Entrevista a Harrison Samphir, do Znet, no sítio Outras Palavras:

Noam Chomsky é, aos 84 anos, um dos maiores intelectuais no mundo. Seu trabalho e suas realizações são bem conhecidos – ele é linguista norte-americano, professor emérito no Massachussets Institute of Technology (MIT) há mais de 60 anos, analista e ativista político constante, crítico original do capitalismo e da ordem mundial que tem como centro os Estados Unidos

A ocupação na USP e os privatistas

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Desde que começou a ocupação da Reitoria da Universidade de São Paulo por alunos que reivindicam uma universidade pública mais democrática tem sido comum setores contrários veicularem reclamações denunciando um suposto “viés político” da ação. Os alunos estariam querendo “outras coisas” além dos interesses acadêmicos.