domingo, 26 de novembro de 2023

AGU cobra R$ 15 mi de bolsonaristas-bomba

Charge: Latuff/247
Por Altamiro Borges


Na quinta-feira passada (23), a Advocacia-Geral da União (AGU) acionou a Justiça para cobrar uma indenização de R$ 15 milhões dos três bolsonaristas presos que planejaram um atentado terrorista com uso de bomba nos arredores do Aeroporto de Brasília, na véspera do Natal do ano passado.

A ação foi protocolada junto à Justiça Eleitoral do Distrito Federal e acusa os fanáticos por dano moral coletivo “causado pela ofensa à democracia e à segurança aeroportuária”. Ela usou como fundamento as provas reunidas nos processos que levaram à condenação de Wellington Macedo de Souza, George Washington de Oliveira e Alan Diego dos Santos Rodrigues.

Extrema direita vence também na Holanda

Charge: Daniel Murphy/Cartoon Movement
Por Altamiro Borges


Não é só a América do Sul que presencia a ascensão das forças de extrema direita – confirmada nas vitórias recentes do “anarcocapitalista” Javier Milei na Argentina, do ricaço Daniel Noboa no Equador e da oposição oligárquica ao presidente Gustavo Petro nas eleições municipais da Colômbia. A Europa também dá insistentes sinais de alerta sobre o avanço do neofascismo no mundo. Na semana passada foi a vez da Holanda.

O Partido pela Liberdade (PVV, na sigla em holandês) venceu as eleições legislativas, obtendo 37 assentos na Câmara Federal, o que significa mais do que o dobro da presença atual e lhe dá ampla vantagem em relação à aliança de centro-esquerda e ao bloco de centro-direita, que elegeram 25 e 24 deputados, respectivamente. Com isso, após 25 anos de presença no parlamento, a extrema direita poderá agora governar o país.

Deputada pistoleira Zambelli segue como ré

Charge: Izanio
Por Altamiro Borges


A deputada Carla Zambelli (PL-SP) segue colecionando péssimas notícias – o que pode indicar que seu mandato está por um fio. Na quinta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter a parlamentar como ré no processo em que ela responde por perseguição armada contra um jovem negro na reta final da campanha eleitoral do ano passado. Daí o apelido carinhoso de “deputada-pistoleira” dado pelos internautas.

Para além do efeito Orloff

Charge do instagram Zona Curva
Por Roberto Amaral, em seu blog:


Indesejável, o 19 de novembro argentino não surpreendeu àqueles que apreciam os movimentos eleitorais perfurando a superfície das enquetes de opinião. Para esses, o campo da análise é o processo social, lido a partir das lições históricas, simplesmente porque nenhuma eleição por si só constitui um fato, autônomo do ponto de vista fenomenológico: trata-se mais de um desaguadouro de elementos que, em fusão (que supõe contradições e choques), terminam por construir o fenômeno político a considerar. A avaliação necessária é, pois, mais complexa, mas é também a que mais nos aproximará da realidade.