segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Reeleger Dilma para barrar o retrocesso

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Renato Rabelo, em seu blog:

Como se anunciava, a disputa para a presidência da República vai ser decidida no 2º turno, depois de um duro embate travado no 1º turno do pleito. Embora tenha se procurado esconder, houve um grande enfrentamento entre dois projetos. De um lado, a grande vencedora desta primeira volta, a presidenta Dilma Rousseff, que representa o projeto da mudança, do avanço, com um novo ciclo de transformações no país; de outro lado, Aécio Neves e Marina Silva, duas candidaturas sustentadas pelo consórcio oposicionista constituído pela oligarquia financeira, a grande mídia e os partidos conservadores e reacionários.

O preconceito contra os nordestinos

Da revista Fórum:

Com o resultado das eleições presidenciais no 1º turno, uma onda de comentários racistas tomou conta das redes sociais. O tumblr Esses Nordestinos reuniu posts do Twitter repletos de ódio e discriminação vindos de eleitores de outras regiões do Brasil. Eles associam os votos dados à candidata Dilma Rousseff (PT) aos programas sociais promovidos pelo governo federal no Nordeste do país.

Aécio surfa na onda anti-PT

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Cada dia é um dia, com uma noite no meio. Ainda bem. Que o digam os institutos de pesquisa, que nunca erraram tanto como nesta eleição. O Ibope errou feio até na boca de urna no final da tarde de domingo, em que anunciou a vitória de Dilma Rousseff por 44 a 30 contra Aécio Neves, uma diferença, portanto, de 14 pontos.

Coxinhas já xingam os nordestinos

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:






Cada nordestino ou descendente de nordestino no Brasil deveria ver o mapa acima antes de decidir o seu voto.

A mancha vermelho-escura, significa, município por município, onde houve uma votação de mais de 50% para a Dilma Rousseff.

Dilma na campanha mais dura

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O PT caminhou para as urnas com um horizonte otimista sobre o desempenho de Dilma Rousseff. Uma parcela do partido até imaginava que a candidata poderia vencer em primeiro turno. Saiu da apuração diante do pior resultado desde que Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Planalto, em 2003.

A presidente ficou com 41.59% dos votos contra 33.55% para Aécio Neves - a menor parcela de votos e uma das menores a vantagens alcançados por um candidato do PT depois que Lula deixou a condição de eterno perdedor em pleitos presidenciais para a de concorrente imbatível e padrinho sem igual. Havia festa nas reações do PSDB em São Paulo e um ambiente de perplexidade e dúvida entre os petistas que se reuniram com Dilma na noite de domingo, no teatro de eventos do Royal Tulipe, em Brasília.

A polarização PT X PSDB

Por Bernardo Joffily, no site da Fundação Mauricio Grabois:

Dilma Rousseff 42,0%, Aécio Neves 33,6%, Marina Silva 21,3%. O primeiro turno da eleição para presidente neste domingo aproxima-se bastante daquele de quatro anos atrás – Dilma 46,9%, José Serra 32,6%, Marina 19,3%. Apesar do esforço de Marina, a polarização PT-PSDB está de volta, pela sexta disputa presidencial consecutiva, como constatam dez em cada dez observadores. A pergunta é: que polarização é essa? de onde vem sua força? por quer Marina morreu na praia?

Vitrine de Aécio quebrou em MG

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

O candidato Aécio Neves (PSDB) entra no segundo turno com um paradoxo difícil de explicar ao eleitor: foi demitido pelo povo mineiro. Teve uma votação nacional acima do que as pesquisas indicavam, ultrapassando com folga Marina Silva (PSB), chegando em segundo lugar na disputa pelo segundo turno, mas sofreu uma derrota acachapante em Minas Gerais, seu reduto eleitoral, onde fez toda sua carreira política.

A onda reacionária no segundo turno

Editorial do site Vermelho:

O resultado do primeiro turno da eleição presidencial, depois de várias mudanças bruscas nas intenções de voto captadas pelas pesquisas, expressa com clareza a real polarização de forças no Brasil.

Dilma alcança o primeiro lugar com 41,5% dos votos válidos, contra 33,5% de Aécio Neves, o candidato neoliberal e conservador do PSDB, uma diferença de mais de oito milhões de votos. Em terceiro lugar, Marina Silva ficou com 21,3% dos votos, apenas dois pontos percentuais acima do que obteve em 2010. Fracassou rotundamente a tentativa de constituir uma chamada terceira via travestida de nova política, que não passava de um decalque da velha política conservadora e neoliberal.

É a TV, estúpido!

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Os três primeiros colocados para a eleição de deputado federal em São Paulo – Celso Russomanno (7,26% do total de votos), Tiririca (4,84%) e Marco Feliciano (1,90%) – bem como os três do Rio de Janeiro – Jair Bolsonaro (6,10%), Clarissa Garotinho (4,40%) e Eduardo Cunha (3,06%) – têm uma característica em comum: sabem se beneficiar da exposição midiática.

Parte deles fez sua carreira na mídia e a outra conseguiu entender a lógica da cobertura política e, produzindo factóides, surfou nessa lógica, mantendo-se constantemente em evidência em seus mandatos.

O discurso elitista de FHC

Do site Muda Mais:

O elitismo e o preconceito que vemos se espalhar pelas redes sociais e pela imprensa se reflete no discurso do tucano FHC. Nesta segunda, o ex-presidente desmereceu os eleitores de Dilma: “Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou em entrevista ao UOL.

FHC, os pobres e o voto

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A vantagem de Dilma sobre Aécio no Nordeste tirou do armário a velha conversa do separatismo no Brasil e o melhor do nosso racismo maroto, nosso racismo moleque.

As manifestações são as mais desprezíveis possíveis, mas podem ser resumidas no seguinte: o bolsa família é para miserável burro morto de fome vagabundo vão viver às próprias custas e não encham nosso saco senão não daremos mais nosso dinheiro de impostos para vocês meritocracia.

Aécio perde Minas, mas surpreende

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O tucano Aécio Neves vai disputar o segundo turno das eleições presidenciais de 2014 com Dilma Rousseff com um percentual de votos maior do que indicavam as pesquisas: 33%, contra 41% da presidente. Isso significa que os eleitores de Marina Silva, do PSB, vão definir a eleição: foram 21%.

Em 2010, Dilma herdou cerca de 60% dos votos de Marina no segundo turno. Mas, agora, as coisas são diferentes: na campanha de primeiro turno, as baterias de Dilma e do PT se voltaram contra Marina. Saberemos, afinal, quantos votos tem a Rede, já que os eleitores mais tradicionais do PSB deverão ficar com Dilma.

Eleições e a pesquisa desmoralizada

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os dois institutos de pesquisa mais acreditados pela imprensa aceleraram muito no final de semana, mas perderam a corrida rumo à boca da urna. Nem o Ibope, nem o Datafolha, chegaram sequer perto de detectar a maré de adesões que levou o candidato do PSDB, Aécio Neves, ao segundo turno.

O conservadorismo do eleitorado paulista superou a desconfiança que o ex-governador de Minas sofre em seu próprio estado, a presidente Dilma Rousseff continuou onde sempre esteve, com pouco mais de 40% dos eleitores, e Marina Silva viu mais uma vez o voluntarismo desmanchado pela máquina de colher votos.

O avanço da direita em São Paulo

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

É inquestionável: São Paulo liderou avanço sem precedentes da direita brasileira nas eleições de domingo. Apesar de as eleições de governadores ter trazido boas notícias para o PT, é evidente que o fortalecimento surpreendente de Aécio Neves na reta final faz a eleição presidencial entrar no segundo turno muito mais indefinida do que fora possível prever.

O jornalismo antirrealidade da 'Veja'

Do site Brasil Debate:

A revista Veja publicou em seu site uma série de “fatos” econômicos, que, segundo eles, mostram que tudo piorou na economia brasileira. Seja por meio da utilização de meias verdades ou de recursos jornalísticos bastante questionáveis, a Veja inventa um Brasil inexistente e mostra mais uma vez sua face conservadora e preconceituosa.

As lições do primeiro turno

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Gilson Caroni Filho, no Jornal GGN:

1) Antes do golpe de 1964, o Brasil já demonstrava sua vocação para o bipartidarismo com a a crescente divisão do eleitorado entre PTB e UDN. Com a redemocratização, esta vocação continua com a polarização PT-PSDB. Qualquer tentativa de criação de uma "terceira via" tem levado água para os setores mais reacionários do espectro político. O exemplo mais recente é a candidatura Marina Silva que aglutinou mais antipetismo do que qualquer proposta que representasse um avanço ou amadurecimento da democracia brasileira.

“Não queremos fantasmas do passado”

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O primeiro balanço a se fazer da eleição é o institucional. E esse é bastante contraditório. O PT (Dilma) termina o primeiro turno com cerca de 5 pontos a menos do que conquistou em 2010: teve quase 47% dos votos há quatro anos; e agora ficou com cerca de 42%. Aécio teve os mesmos 33% de Serra em 2010 (parte do eleitorado tucano, que ensaiou uma revoada em direção a Marina depois da morte de Eduardo, voltou para o ninho original). Já Marina teve 21% agora – contra 19% em 2010.