terça-feira, 24 de agosto de 2021

Bolsonaro está derretendo nas redes sociais

Por Altamiro Borges

Parece que o "capetão" está derretendo no seu terreno preferido de sacanagens e de ódio – o que talvez ajude a explicar seu crescente descontrole emocional. O site Metrópoles informa que "após cinco anos de grande crescimento nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro começou a perder seguidores e engajamento".

Segundo a agência Ativa Web, que monitora as redes do fascistoide desde sua pré-candidatura presidencial, ele perdeu 20 mil seguidores no Instagram e Facebook nos últimos dez dias. "As perdas chamaram atenção do analista em big data Alek Maracajá", que afirma que ele nunca perdeu tantos seguidores em curto espaço de tempo.

Bolsonaro multado em R$ 3 milhões na pandemia

Por Altamiro Borges

Jair Bolsonaro pode pagar um alto preço por suas provocações - seja ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Senado ou às vítimas da Covid-19. No final da semana passada, o governo do Estado de São Paulo autuou pela quinta vez o presidente arruaceiro por desrespeito às regras de combate à pandemia. O "capetão" pode ter que pagar R$ 3 milhões em multas.

As duas últimas notificações se deram pelo não uso de máscaras nas cidades de Iporanga e Eldorado, na região do Vale do Ribeira. Segundo a nota do governo paulista, "Jair Bolsonaro caminhou pelas ruas das cidades sem o uso da proteção facial e colocando em risco a saúde da população".

12 milhões de servidores contra Bolsonaro

“Ivermectina é para o gado”, informam os EUA

Ruralistas aprovam leis destruidoras

Eleitores de Bolsonaro podem votar em Lula

O 7 de Setembro do #ForaBolsonaro


É provável que as ruas do Brasil reflitam, no próximo dia 7 de setembro, a polarização já onipresente nas redes sociais em torno da funesta figura de Jair Bolsonaro. A oposição ao presidente – que vai muito além da que cumpre importante atuação no Congresso Nacional – chama os brasileiros para uma jornada, nessa data, em defesa da democracia, da independência dos Três Poderes e do próprio futuro do País.

Generais conspiradores e inconfiáveis

Por Jeferson Miola, em seu blog:


Reportagem do jornal Estadão informa que, à exceção da presidente Dilma, interlocutores dos ex-presidentes Sarney, Collor, FHC e Lula, assim como do usurpador Michel Temer, consultaram pelo menos seis generais da ativa e da reserva sobre o risco de golpe.

Segundo o jornal, “ouviram de militares que eleições vão ocorrer e o vencedor – seja quem for – tomará posse”. Ufa!

Os interlocutores civis teriam sido Aldo Rebelo, Nelson Jobim, Raul Jungmann e Denis Rosenfield. A reportagem de Marcelo Godoy e Pedro Venceslau não repercute fala do Jobim.

Para Aldo, “a boa notícia dentro da má notícia é que os militares não estão interessados em desempenhar um protagonismo na desorientação que estamos atravessando”. Interessante notar que Aldo nomeia o caos gerado pelo próprio governo militar como uma “desorientação que estamos atravessando”.

Palavras certeiras de Marieta Severo

Foto: Reprodução
Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:


Leio no domingo 22 de agosto a entrevista que a atriz Marieta Severo concedeu ao jornal O Globo.

E, na entrevista, uma frase tão certeira como demolidora.

Diz ela: “Nunca senti uma angústia cívica tão profunda, apesar de ser de uma geração que viveu a ditadura”.

Pois eu entendo, ou ao menos espero, que essa angústia se espalhe para além da nossa geração.

Que esteja atingindo milhões e milhões de brasileiros minimamente lúcidos e conscientes.

Insurreição das PMs têm aval de Bolsonaro

Por Fernando Brito, em seu blog:

Nas várias notícias sobre a reação de altos oficiais das Forças Armadas, coletadas em consultas de ex-presidentes da República, publicadas no final de semana pelos jornais, negando a possibilidade de uma insurreição militar no país, há uma ressalva, como registra o Estadão:

Os chefes militares, porém, externaram preocupação de que o presidente e seus aliados tentem fazer isso – e tenham sucesso – com as Polícias Militares.

O risco de rompimento da cadeia de comando nas PMs é monitorado pelas Forças Armadas.

Não é preciso informações em off para ver o que acontece.

Uma família que só pensa em cadeia

Por Moisés Mendes, em seu blog:

A corda ficaria bem esticada se, na carona de um passo em falso dos Bolsonaros, pedissem a prisão de um dos filhos. Se Flavio, Eduardo ou Carluxo caíssem, a corda poderia rebentar, ou não.

Mas prender com que argumento? Flavio não se desvencilhou como pretendia dos rolos das rachadinhas, mas hão há nada que indique que deva estar em prisão temporária ou preventiva. É senador, é complicado.

Eduardo, o que mais tem falado, está envolvido no inquérito das fake news, mas que acusação hoje poderia provocar uma prisão? Esse também é o caso de Carluxo, que anda quieto e no ano passado poderia, dizem, ter sido enquadrado na Lei de Segurança Nacional

Por que então eles ficam falando que um dos manos pode ser preso? No dia 17, quando do depoimento de Braga Netto em audiência conjunta de comissões da Câmara, Eduardo disse:

“Aqui nessa casa há deputados cogitando a prisão do meu irmão”.