sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Um banho coletivo na casa de Alckmin

Por Altamiro Borges

Na próxima segunda-feira (26), às dez horas, a entidade de defesa do consumidor “Proteste” promoverá um ato no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador de São Paulo. Ele já foi batizado nas redes sociais de “banho coletivo na casa de Geraldo Alckmin”. Segundo a página no Facebook da entidade, até esta quinta-feira o evento já contava com 104 mil adesões. Isto não significa que todos estarão no protesto irreverente, mas evidencia que o grau de revolta dos paulistas – inclusive dos que reelegeram o tucano – aumenta a cada dia que passa. Cerca de 60% da população da região metropolitana de São Paulo já registrou a falta de água no seu sofrido cotidiano e a tendência é de caos total no Estado.

Eduardo Cunha e os falsos moralistas

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A maioria dos analistas políticos acostumou o eleitor a enxergar todas as disputas da Câmara de Deputados como uma deprimente troca de favores por votos, um leilão descarado por verbas públicas e provas de prestígio - e mesmo coisa pior. Essa visão costuma embaçar a visão das disputas de Brasília que, muitas vezes, são aquilo que não se consegue enxergar - lutas políticas.

Partidos não são farinha do mesmo saco

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Às vésperas de uma nova eleição para presidente da Câmara dos Deputados, vale a pena visitar os sites das respectivas casas parlamentares.

No site do Senado, há um estudo interessante, feito apenas entre os senadores, mas cujos resultados podem ser usados também para se analisar a Câmara.

Ainda não sabemos quem será o novo presidente da Câmara, mas não haverá grande surpresa se Eduardo Cunha, o novo queridinho da mídia, ganhar essa.

As pegadinhas da mídia com o "se"

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Os jornais querem arrancar do Ministro das Minas e Energia que haverá racionamento de energia. O Ministro nega. Os reservatórios do pais estão com 17% de nível de água. Aí o repórter pergunta: "E se baixar para 10%?" E o Ministro responde: "Então haverá racionamento".

Manchete: Ministro admite que poderá haver racionamento.

Por que Barack Obama pode?

Por Breno Altman, em seu blog:

O presidente dos Estados Unidos não pertence a um partido de esquerda. Integra os quadros da burguesia negra e nunca se propôs a mudar o sistema político-econômico de seu país.

Ainda que tenha preservado a clássica política imperialista do Departamento de Estado, Obama é diuturnamente atacado pela direita republicana e boa parte dos principais veículos de imprensa.

McDonald's está em decadência?

Por Altamiro Borges

Um dos símbolos do capitalismo mundial e do imperialismo ianque, a rede de fast-food McDonald's está passando por um período de acentuado declínio. Nesta segunda-feira (19), o site da "Economist" divulgou longa reportagem sobre as dificuldades da multinacional - que engorda as crianças, estimula péssimos hábitos alimentares, abusa da publicidade infantil e esfola seus milhares de funcionários no mundo inteiro, entre outros crimes. A matéria aponta algumas das razões da queda nas vendas globais da empresa desde meados do ano passado.

Prefeita de Paris vai processar a Fox

Por Altamiro Borges

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, decidiu processar a rede de televisão estadunidense Fox News, controlada pelo magnata Rupert Murdoch, por difamação e prejuízos à imagem da capital francesa. Durante a cobertura do atentado à sede do jornal satírico "Charlie Hebdo", que causou 12 mortes, a emissora fez vários comentários sensacionalista, difundindo a ideia de que a cidade virou um palco de confrontos e violências. Um dos jornalistas da Fox News, Nolan Peterson, chegou a comparar Paris às piores zonas de guerra do planeta e exibiu um mapa de regiões da cidade que seriam "vetadas aos mulçumanos". Outros comentaristas da tevê também reforçaram o clima de pânico e histeria.

Zé Dirceu rechaça intriga do 'Estadão'

Por Altamiro Borges

O oligárquico "Estadão" sempre teve alvos políticos bem definidos. No passado, o jornal participou ativamente das campanhas golpistas contra Getúlio Vargas e João Goulart. Na fase mais recente, ele concentrou as suas energias contra Lula e Dilma, numa cruzada histérica para desgastar o chamado "lulopetismo". O prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, também é motivo de editoriais quase diários, que beiram a insanidade. Já o ex-ministro José Dirceu, apesar de ser condenado no midiático julgamento do "mensalão", nunca deixou as páginas do diário. O ódio ao líder petista, encarado como estrategista da vitória de Lula em 2002, é doentio. Nesta terça-feira (22), o decadente jornal voltou a atacá-lo, numa matéria carregada de intrigas - intitulada "Dirceu retoma articulação política para tentar recuperar poderes dentro do PT".

Eduardo Cunha, falsificador?

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

O deputado Eduardo Cunha, líder do PMDB, acredita ter tido seu nome envolvido no esquema do doleiro Alberto Youssef graças a uma armação destinada a impedi-lo de conquistar a Presidência da Câmara em fevereiro. Na terça-feira 20, ele mandou ao Ministério da Justiça cópia de um áudio a indicar uma tentativa de chantagem contra ele e pediu que se investigue a origem do grampo. A gravação mostra a conversa entre o que parecem ser um assessor de Cunha e um achacador. O parlamentar diz ter recebido o material das mãos de um policial federal junto com a informação de que era uma fraude planejada na cúpula da Polícia Federal para prejudicar o parlamentar.

Liberdade da mídia é seletiva e covarde

Por Paulo Pimenta, no blog Viomundo:

Toda a vez que o debate sobre os limites do humor emerge, a mídia – especialmente a brasileira – diz que é preciso “ir até o fim” para se garantir a liberdade de expressão. “Não podemos recuar”, afirmam uns. “Não vamos deixar nos intimidar”, dizem outros.

Mas dentro desse “limites do humor” é comum vermos por parte da mídia uma naturalização da violência, da cultura do machismo, da homofobia, do preconceito às minorias e intolerância às diferenças. Será mesmo que essas “gracinhas” fazem parte de um script tão inofensivo assim? Sabemos que não. O humor “apenas” por ser humor não está desprovido de um caráter ideológico em seu conteúdo.

Aos pobres, o direito à merda!

Por Jacques Távora Alfonsin, do IHU Unisinos, no site Carta Maior:

Bill Gates é uma das pessoas mais aclamadas pelas/os defensoras/os do sistema socioeconômico capitalista como exemplo e modelo da excelência desse sistema. A Zero Hora do dia 13 deste janeiro noticia uma das razões surpreendentes para isso. Para Bill, a providência capaz de fornecer água saudável para mais de dois bilhões de pessoas pobres no mundo inteiro, sem acesso a um bem desse grau de necessidade humana, - conforme dados da sua própria Fundação - é aproveitar as próprias fezes. Financiou máquina adequada para isso e já há previsão de sua possível utilização no Senegal e na Índia.

As digitais de Serra na crise da água


Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Há um personagem tentando sair de fininho, como a Pantera Cor de Rosa quando escapa na ponta dos pés, da mixórdia da Sabesp e da crise da falta de água em São Paulo.

Trata-se de José Serra.

Em 2009, quando ele era governador, um alerta foi disparado. O relatório final do Plano da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê registrava que o Sistema Cantareira apresentava altas garantias de atendimento, mas tinha “déficits de grande magnitude”. Havia uma série de recomendações. Não saberemos se a Sabesp seguiu qualquer uma delas. Provavelmente, não.

MST lança o seu novo site

http://www.mst.org.br/


Por Mariana Serafini, no site Vermelho:

A sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé foi palco, na noite desta quarta-feira (21), para o lançamento da nova página do MST na internet. Em clima descontraído, na companhia de “amigos do Barão e do MST”, João Pedro Stédile, da direção nacional da entidade, conversou com militantes dos movimentos sociais, blogueiros progressistas e jornalistas de esquerda sobre os desafios da reforma agrária e o papel dos movimentos nesta nova conjuntura política.

Goldman insiste no impeachment de Dilma

Do blog de Zé Dirceu:

O 1º vice-presidente nacional do PSDB, ex-governador paulista Alberto Goldman, defendeu inesperada e extemporaneamente que a oposição deveria cuidar do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “Se houver motivos para denunciá-la (a presidenta) como tendo cometido crime de responsabilidade e se o quadro político e econômico continuar a se deteriorar, pode ser a saída democrática necessária. Talvez a única”, pontificou do alto de seu reaparecimento, o ex-governador Alberto Goldman.

O escândalo da importação de energia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A imprensa, com estardalhaço, anuncia que o Brasil está importando energia da Argentina e Paraguai.

Está.

Exatos 90 megawatt, ontem.

O equivalente a estrondosos 0,12% dos 73.780 MW consumidos ontem no país.

Alckmin e imprensa: um caso de amor

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os profissionais de comunicação corporativa costumam dizer que gestão de crise é o conjunto de ações para evitar que piore tudo que já está ruim. Trata-se, portanto, de conter o fluxo de notícias e opiniões negativas e, se possível, ocupar o tempo e o espaço com conteúdos positivos, ou, no mínimo, neutros.

"Vá pra Cuba, companheiro Enio!"

Por Maíra Streit, na revista Fórum:

“Primeiro, preciso dizer que a solidariedade é minha única ideologia e minha única religião”. A frase é de Enio Barroso Filho, um dos mais emblemáticos militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e um símbolo dos ideais genuínos da luta de esquerda. Acostumado a dedicar seus esforços pelo bem-estar coletivo, agora ele se surpreende ao ser alvo de uma grande rede de amigos mobilizados em ajudá-lo.