sexta-feira, 9 de agosto de 2019

"Embaixador do ecoturismo" é um embusteiro

Por Altamiro Borges

Antes de tomar posse em janeiro, o “capetão” Jair Bolsonaro informou que montaria um “banco de talentos” para compor o seu governo apenas com “quadros técnicos”. Pelo jeito, o tal banco só produziu trastes – não serve nem para reserva. O laranjal do presidente reúne abutres financeiros, milicos rancorosos, milicianos fascistas, fanáticos religiosos e novos e velhos corruptos. Não há um integrante que preste na sua equipe.

Bandidos paraguaios vão dedurar Bolsonaro?

Por Altamiro Borges

A criminosa negociata sobre a energia de Itaipu feita por integrantes do governo paraguaio e uma empresa brasileira, a Léros, segue gerando forte tensão na nação vizinha. Num primeiro momento, o presidente Abdo Benítez, um dos maiores ricaços do país, jurou que desconhecia os termos do acordo – que causaria um rombo de mais de 200 milhões de dólares aos cofres públicos.

A mentira, porém, não durou muito tempo. Nesta semana, o jornal ABC Color divulgou a troca de mensagens entre o ultradireitista – admirador do ditador Alfredo Stroessner – e dirigentes do setor. Em várias delas, Abdo Benítez orienta o então diretor da agência energética (Ande), Pedro Ferreira, a assinar o acordo e afirma, explicitamente, que estaria sofrendo pressão do governo brasileiro.

General Mourão bate continência para os EUA

Por Altamiro Borges

O general Hamilton Mourão, o vice-presidente que andava meio sumido – talvez com medo dos hidrófobos tuítes do pitbull Carlos Bolsonaro, ou Carluxo para os íntimos –, voltou à cena nessa semana da forma mais canhestra possível. Em um almoço para empresários na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, na terça-feira (6), o falastrão debochou do estado de saúde de Angela Merkel, a chanceler alemã que tem criticado a política ambiental do governo federal, e tratou o fascista Donald Trump de “nosso presidente”. Com o seu complexo de vira-lata, o milico só faltou também bater continência para a bandeira dos Estados Unidos – a exemplo do "capetão" Jair Bolsonaro.

Quem mente? Moro ou o ministro Noronha?

Por Jeferson Miola, em seu blog:

Em recente manifestação ao STF na ADPF [Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental] promovida pelo PDT para impedir que o ministro Sérgio Moro destruísse as provas sobre a suposta invasão hacker, Moro alega “mal-entendido” e agora nega diálogo comunicando a destruição de provas.

Ao STF, Moro se explicou que “a afirmação de que este ministro teria informado a uma das vítimas que o ‘material obtido vai ser descartado’ é apenas um mal-entendido quanto à declaração sobre a possível destinação do material obtido pela invasão criminosa dos aparelhos celulares […]” [aqui].

As esquerdas, a direita e seus desafios

Por Roberto Amaral, em seu blog:

O ‘calcanhar de Aquiles’ da oposição não está na via congressual, onde, consideradas as condições objetivas, até que vai bem. É verdade que, sem estratégia própria, permanece pautada pelas asneiras do governo e assim cingida a uma atuação simplesmente reativa, embora firme; mas esta é a sina de toda oposição sem programa alternativo.

O problema crucial, que atinge a oposição como um todo mas fere de forma particular as forças progressistas e as esquerdas especialmente, está no campo ideológico, no debate sobre modelos e visões de mundo. Enquanto o governo de extrema-direita oferece diárias e pedagógicas lições de construção do estado totalitário, a esquerda não tem tido ânimo, por exemplo, para levantar, pelo menos como contraponto, o debate sobre o socialismo. Naturalmente priorizando a questão democrática — agônica e aguda embora ainda distante das preocupações das grandes massas — não tem agenda para a denúncia do capitalismo e da luta de classes e da miséria que engendram ao lado dos privilégios que criam.

Deu a louca na imprensa potiguar

Por Rafael Duarte, no site Saiba Mais:

O decreto publicado nesta quinta-feira (8) pela governadora Fátima Bezerra determinando que toda e qualquer ação de reintegração de posse seja informada previamente à chefe do Executivo mexeu com os brios de setores da imprensa que tem horror a pobre e ao povo.

Alguns jornalistas chegaram a publicar, com letras de espanto, que a decisão é absurda porque obriga a Polícia Militar a dar satisfações ao Governo. Minha gente, e desde quando a PM é uma instituição à parte dos governos ? Pega lá a Constituição. O parágrafo 6º do artigo 144 diz o seguinte:

Previdência pode piorar no Senado

Do site da Agência Sindical:

É melhor não ter ilusões e reforçar o corpo-a-corpo com os senadores, porque a reforma da Previdência pode piorar ainda mais no Senado. É forte, inclusive, a possibilidade de ser adotado o regime de capitalização, rejeitado na Câmara.

Quem faz o alerta é consultor Antônio Augusto de Queiroz, Toninho, integrante do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e um dos mais acurados observadores da movimentação política em Brasília, principalmente no Congresso Nacional.

Ele falou com exclusividade à Agência Sindical. Veja:

Bolsonaro e Ustra: "nada mais surpreende"

As derrotas sucessivas de Moro e Bolsonaro

Tempos sombrios: STF vai se apequenar?

Dilma: "Bolsonaro cria mundo cão no país"

Lava-Jato tenta encurralar Gilmar Mendes

Guerra cultural ou barbárie cultural?

Fascismo de Bolsonaro-Moro sofre derrota