domingo, 19 de março de 2023

Thiago Brennand, o estuprador bolsonarista

Por Altamiro Borges


Na semana passada, o Tribunal de Justiça de São Paulo decretou o quarto mandado de prisão contra o empresário Thiago Brennand, o ricaço bolsonarista que ficou famoso ao espancar uma mulher numa academia de ginástica de luxo na capital paulista – o vídeo da agressão viralizou nas redes sociais – e que está foragido desde setembro do ano passado nos Emirados Árabes. Ele agora é acusado de ter dopado e estuprado a miss e estudante de medicina Stefanie Cohen, em 2021.

Governador bolsonarista do Acre pode cair

Montagem publicada no site Notícias da Hora
Por Altamiro Borges


A situação do governador bolsonarista do Acre está cada dia mais enrolada. Agora o jornal Estadão revela que “uma das provas consideradas centrais pela PF na Operação Ptolomeu, que atribui a Gladson Cameli a liderança de um esquema de corrupção e desvio de dinheiro, é a compra de um apartamento, avaliado em R$ 6 milhões, no bairro dos Jardins, em São Paulo”. Pelo andar das investigações, ele pode até sofrer impeachment em breve.

Lula supera Bolsonaro, mas inspira cuidados

Foto: Ricardo Stuckert
Por Altamiro Borges


Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada pelo jornal O Globo neste domingo (19) mostra que o presidente Lula começou o seu terceiro mandato com uma avaliação de governo melhor do que a do fascista Jair Bolsonaro no mesmo mês de março, mas inspirando menos apoio e empolgação do que em suas duas outras gestões. O quadro é positivo, mas preocupante.

Segundo a sondagem, 41% dos brasileiros classificam a gestão do petista como boa ou ótima; 24% dizem que ela é ruim ou péssima e 30% consideram que é regular. Em março de 2019, a avaliação positiva do covil bolsonarista era de 34% (24% de ruim e péssimo e 34% de regular). Mas apesar de superar o adversário, Lula está aquém de seus dois mandatos anteriores.

Armadilha preparada contra Lula é a recessão

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Quem acredita em algum compromisso da imprensa corporativa com o crescimento econômico e o desenvolvimento social do Brasil deve também levar fé em mula sem cabeça e no Saci Pererê.

Os grupos de mídia, que não hesitaram em atuar na linha de frente do golpe que apeou Dilma Rousseff do governo e na perseguição que levou à prisão ilegal de Lula, estão sempre à espreita, prontos para dar o bote em defesa dos interesses do mercado.

Mesmo que o preço seja a destruição da economia brasileira, abrindo caminho para a ascensão do fascismo bolsonarista, como aconteceu recentemente.

O combate à cruzada de Lula pela redução dos juros, não por acaso, colocou na mesma trincheira todos os setores da sociedade que têm urticária só de imaginar a inclusão dos pobres no orçamento e a adoção de políticas distributivas e de inclusão social, marca registrada do Partido dos Trabalhadores.

Os bancos centrais bolem com fogo

Charge: Plop & KanKr/França
Por Antonio Martins, no site Outras Palavras:


“O Crédit Suisse é grande demais para ser salvo” e sua eventual quebra poderia significar um novo “momento Lehman Brothers”. O economista Nouriel Roubini, famoso por ter previsto a grande crise financeira de 2008, fez o alerta esta manhã, em entrevista à Agência Bloomberg. As ações do banco suíço – que tem vasta atuação global e é visto pelos mercados como uma das poucas “instituições financeiras sistematicamente importantes” do mundo – estavam despencando. Roubini referia-se ao colapso do banco norte-americano que desencadeou o travamento do mercado global de crédito, há 15 anos.

Movimentos sociais vão às ruas contra juros

Por André Cintra, no site Vermelho:

A luta do governo Lula pela redução da taxa básica de juros ganhou a adesão dos movimentos sindical e social. Na próxima terça-feira (21), as entidades vão promover o “Dia de Luta por Juros Baixos! Fora Campos Neto”. Atos em todo Brasil vão denunciar a hegemonia do rentismo no Banco Central, liderada por seu presidente, o bolsonarista Roberto Campos Neto.

O protesto nacional vai ocorrer antes da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), marcada para terça (21) e quarta (22). A expectativa do mercado é que a reunião mantenha em 13,65% a taxa Selic. Para os movimentos, é urgente ir às ruas para cobrar juros mais baixos. O Encontro de Organização das Lutas Populares – que foi realizado em 2 de março e chamou o Dia de Luta – demarcou a posição unitária das entidades.

O orçamento secreto dos militares no exterior

Charge: Nani
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Quando se pensa que estamos perto do fim do precipício em que os militares jogaram o país, descobre-se um degrau ainda mais baixo. O fundamental é não se surpreender, porque sempre pode ser pior do que se imagina.

É o que comprova a nova descoberta sobre o orçamento secreto e particular, livre do controle republicano, mantido pelos comandos das Forças Armadas no exterior. Uma espécie de offshore fardada.

O orçamento secreto foi inventado pelo governo fascista-militar para comprar apoio ao plano brutal de pilhagem do Brasil e para assegurar a blindagem do Congresso em relação aos mais de 100 pedidos de impeachment do Bolsonaro.

Deu certo. Ao custo, porém, de uma corrupção bilionária, de malversação em escala industrial e do desvio sistemático de verbas públicas. Com efeitos devastadores para o país.