domingo, 2 de outubro de 2011

Um hino à unidade da América Latina



.

Rafinha Bastos pode dançar na Band

Do sítio Brasil 247:

Dias atrás, o programa CQC, da Bandeirantes, exibiu uma das piadas mais infames já vistas na televisão brasileira. “Eu comeria ela e o bebê”, foi o que disse o apresentador Rafinha Bastos sobre a gravidez da cantora Wanessa Camargo. Neste domingo, a direção da Band avalia se repreende ou se afasta em definitivo o apresentador do programa comandado por Marcelo Tas.

Saramago e a falsa democracia



.

700 presos nos protestos nos EUA



.

A crise do euro não dá sossego

Por Luiz Gonzaga Belluzzo, na CartaCapital:

A crise do euro não dá sossego. As manchetes oscilam: dia sim, o júbilo dos mercados embalados por um otimismo postiço, dia não, os jubilosos de ontem mergulham os espíritos no pessimismo angustiante. Entre um dia e outro, as lideranças europeias ameaçam soluções e criam dificuldades. Nessa lengalenga, os povos estão cada vez mais aturdidos e inseguros diante das ameaças que, mais do que a estabilidade do euro, rondam suas vidas e seus destinos.

Hipóteses sobre o futuro do jornalismo

Por Antonio Martins, no sítio Outras Palavras:

No momento em que lançamos um novo programa para ampliar nossa rede de colaboradores, queremos compartilhar um pouco mais profundamente nossas visões sobre os rumos do jornalismo, na era das redes. Pensamos que a comunicação comercial de massas deixou, por diversas razões, de cumprir o papel destacado que desempenhava na democracia – também ela em crise, aliás. Porém, imaginamos que este papel – examinar e relatar realidades sociais complexas, de modo compreensível e atraente, no tempo em que ainda é possível interferir sobre o desfecho dos acontecimentos – pode ser exercido por outros atores.

Mutações na mídia na América Latina

Por Martín Becerra, no Observatório da Imprensa:

Como em seus livros anteriores, o pesquisador Dênis de Moraes empreende com esta obra o objetivo desafiador de compreender o que há em comum e o que diferencia os processos centrais da estruturação dos sistemas de comunicação latino-americanos. O autor convoca, nas páginas que se seguem, tanto conceitos estáveis em ciências sociais como termos inovadores, para desenvolver sua leitura panorâmica e, ao mesmo tempo, profunda, sobre o presente regional – globalização, concentração, grupos multimídias, novas tecnologias, hegemonia político-cultural, meios comunitários e Estado como comunicador de massas são alguns deles.

Protestos se espalham pelos EUA

Do sítio Opera Mundi:

Um grupo de ativistas se reuniu neste sábado (01/10) em Washington para levar à capital norte-americana os protestos contra Wall Street e o Congresso daquele país, que começaram em Nova York e estão se espalhando para outras cidades.

A guerra ao terror é uma falsificação

Por Paul Craig Roberts, no sítio português Resistir:

Na década passada, Washington matou, mutilou, deslocou e tornou viúvas e órfãos milhões de muçulmanos em seis países, tudo em nome da "guerra ao terror". Os ataques de Washington a outros países constituem agressão nua e impactam primariamente populações civis e infraestrutura – e, por isso, constituem crimes de guerra segundo a lei. Nazis foram executados precisamente pelo que Washington está hoje a fazer.

Israel insulta a consciência mundial

Editorial do sítio Vermelho:

Ao anunciar a construção de 1.100 casas para colonos judeus na parte palestina de Jerusalém o governo de Israel insultou, mais uma vez, a consciência democrática mundial. Este ato de clara provocação foi a resposta do governo direitista de Benjamin Netanyahu ao pedido apresentado por Mahmoud Abbas à ONU pelo pleno reconhecimento do estado palestino. E confirma que o principal obstáculo à paz no Oriente Médio é o governo de Tel Aviv, que une a agressividade colonialista contra os palestinos à ganância expansionista do sionismo (com apoio total dos EUA) e ao objetivo de manter a tensão militarista para justificar o envio de dinheiro da comunidade judaica mundial para aquele enclave imperialista no Oriente Médio, a pretexto de defender a integridade do estado de Israel.