segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Deputado jagunço detona covardia de Bolsonaro

Charge: Carapiá
Por Altamiro Borges

O chorão Jair Bolsonaro está cada dia mais desmoralizado e isolado. Nem seus jagunços o respeitam mais. Nesta semana, o ainda presidente foi “traído” pelo deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), um bajulador pegajoso que sempre prestou os serviços mais sujos ao “capetão” – como o de viajar até Foz do Iguaçu para tentar cooptar familiares de Marcelo Arruda, o dirigente petista paranaense covardemente assassinado por um policial bolsonarista em julho deste ano.

Chico Buarque derrota Dudu Bananinha

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


O site Observatório dos Famosos informa que finalmente a Justiça do Rio de Janeiro decidiu punir o deputado federal Eduardo Bolsonaro, carinhosamente apelidado de Dudu Bananinha, pelo uso indevido da música Roda Vida, de Chico Buarque de Holanda. O 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Lagoa determinou que o filhote 03 do “capetão” retire a canção de uma postagem no Instagram e fixou multa diária de R$ 1 mil pelo descumprimento da sentença.

Bancada ruralista tenta liberar agrotóxicos

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


A bancada ruralista tem pressa para “passar a boiada” – termo cunhado no covil de Jair Bolsonaro – antes da mudança de governo. Na reta final do ano, ela tentar aprovar no Senado um projeto de lei que libera a entrada de mais agrotóxicos no país. Os agrotrogloditas temem a resistência à liberação no governo Lula. Daí a urgência!

Segundo relato do Estadão, “há preocupação dos ruralistas de não conseguirem avançar com a pauta durante o governo do presidente eleito. O projeto entrou na pauta desta segunda-feira, 19, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, depois de ter sido aprovado com aval do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)”.

Padre Kelmon é expulso da Igreja Ortodoxa

Charge: Zé Dassilva
Por Altamiro Borges

O Padre Kelmon, que disputou a eleição presidencial como joguete do “capetão” Jair Bolsonaro, é mesmo fake. Pelo Facebook, a Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil acaba de anunciar o desligamento do vigarista.

“Decidimos cancelar a Provisão 0025/21 conferida ao Pe. Kelmon Luis da Silva. Também informamos que decidimos desencardinar [sic] do clero o Pe. Kelmon e também o Pe. Lucas Soares Chagas. Dessa forma, os mesmos ficam proibidos de ministrar os sacramentos e de falar em nome da Igreja Ortodoxa do Peru – Tradição Canônica Síro Ortodoxa Malankara Indiana”, afirma a nota do grupo religioso.

Arthur Lira vai brigar com Lula?

STF dá rasteira em Lira no Bolsa Família

Pobre no orçamento, rico no imposto de renda

Charge: Moisés
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

Posso falar do Lula outra vez? Pergunto e eu mesmo respondo: posso! Afinal, este é o derradeiro artigo do ano de 2022. E quem foi a grande figura deste ano tão difícil que atravessamos? Existe salvador da pátria? Se existe, nós sabemos quem é.

Não pense, leitor, que este parágrafo inicial entusiasmado signifique admiração fervorosa e irrestrita pelo presidente eleito. Não! Tenho minhas reservas, minhas dúvidas. É natural. Ninguém é perfeito e ninguém merece ser poupado de críticas. E o papel de pessoas como eu será não apenas apoiar, mas também criticar, se necessário, o futuro governo brasileiro.

E, em especial, cobrar o cumprimento das promessas de campanha. Por exemplo, o candidato Lula disse diversas vezes que pretendia “colocar o pobre no orçamento e o rico no imposto de renda”. Perfeito. Nada mais justo, nada mais necessário.

Não há mais orçamento secreto

Charge: Kleber
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:

Na segunda-feira, quando o STF retomar o julgamento interrompido na quinta-feira à noite, já não existirá orçamento secreto, e sim emendas de relator, as RP-9, que terão os parlamentares requerentes divulgados.

Os recursos deixarão de ser destinados apenas a parlamentares da base governista, como ocorreu durante a era Bolsonaro, e passarão a ser distribuídos segundo um critério de proporcionalidade ao tamanho das bancadas no Senado e na Câmara. E com isso será atendido o mandamento constitucional da impessoalidade.

É o que diz a Resolução 003/2022 aprovada na sexta-feira, depois do impasse criado na quinta, quando o julgamento terminou em 5 a 4 a favor do voto da ministra Rosa Weber, pedindo o fim da prática por atentar contra fundamentos constitucionais como a transparência e a impessoalidade, entre outros. Os quatro divergentes haviam defendido apenas correções das graves distorções, para não dizer imoralidades.

Sim, eu me alegro com o choro de Bolsonaro

Charge: Fernandes
Por Luis Felipe Miguel, no Diário do Centro do Mundo:


Atribuindo a informação a auxiliares do derrotado, a Folha de S. Paulo diz que Bolsonaro “afundou novamente na tristeza com a proximidade de sua saída dos palácios da Alvorada e do Planalto”. Por isso, vai interromper as aparições públicas e voltar a ficar em silêncio (aleluia!).

Do jeito que está escrito, parece que ele vai sentir falta dos imóveis. Chora, talvez, de saudade antecipada da ema.

O jornal diz, em seguida, que ele está “deprimido e inconformado com a derrota”. Imagino que sim. Bolsonaro não parece ser capaz de entender que, se as eleições são minimamente limpas, a derrota é sempre uma possibilidade.

Ou talvez até entenda, mas não se conforma porque, afinal, ele fez de tudo para que as eleições não fossem minimamente limpas.

O homem certo, no lugar certo, na hora certa

Lula e Mercadante. Foto: Ricardo Stuckert
Por Marcelo Zero, no site Viomundo:


Mercadante no BNDES é um caso típico do homem certo, no lugar certo. E também na hora certa.

Mercadante é o homem certo porque ele é um dos melhores quadros que o Brasil tem. Poderia ocupar, com desenvoltura, qualquer cargo da nossa administração pública.

Formado em economia, possui também mestrado e doutorado na área. Ademais, tem uma longa e brilhante trajetória na vida pública brasileira.

Foi deputado federal, senador, presidente da Comissão de Economia da Câmara, Presidente do Parlamento do Mercosul, Líder do Governo no Senado, Ministro da Ciência e Tecnologia, Ministro da Educação, Chefe da Casa Civil etc.

Satisfaz, com sobras, todas as exigências ditadas pelo art.º 17 da Lei das Estatais, inclusive a relativa à quarentena, pois não ocupou cargos de direção partidária recentemente.

Governo Lula: cuidar do povo brasileiro

Foto do site lula.com.br
Por Frei Betto, em seu site:


A TV Globo captou o momento em que Lula, dentro de sua casa em São Paulo, soube que vencera a eleição presidencial. Ao ser abraçado por Janja, sua mulher, ele disse:

- Agora é cuidar do povo brasileiro.

A palavra cuidado deriva do latim “cura” e expressa atitude de desvelo, preocupação e inquietação com a pessoa amada ou um objeto de estimação. Curador ou curadoria é administrar com zelo bens alheios.

Nos quatro anos do governo Bolsonaro, o povo brasileiro foi descuidado, entregue à sua própria sorte, exceto quando foram tomadas medidas paliativas, como o Auxílio Brasil, por razões eleitoreiras. O caso mais evidente foi o descaso em relação à pandemia. É dispensável recordar aqui como Bolsonaro abraçou o negacionismo frente às recomendações da ciência e debochou de enfermos e mortos.

O ativismo da extrema direita no mundo

Justiça autoriza gasto militar absurdo

Quatro anos de ataques aos direitos humanos

Bolsonaristas se tornaram motivo de gozação