quinta-feira, 14 de março de 2024

O vexame nos EUA e o ativismo bolsonarista

Bolsonarista ataca Marielle na Câmara

Rosângela Moro também pode ser cassada

Por Altamiro Borges


Da turma que se projetou politicamente graças à midiática Operação Lava-Jato, que sabotou a economia nacional e estuprou a democracia, um já foi cassado (o deputado Deltan Dallagnol), outro pode perder em breve seu mandato (o senador Sergio Moro) e outra acaba de entrar na mira da Justiça – a deputada Rosângela Moro. Nos últimos dias, várias ações foram ajuizadas questionando sua mudança de domicílio eleitoral de São Paulo para o Paraná. Nas redes digitais, muita gente já pede a cassação do seu mandato.

As discussões irracionais sobre a Petrobras

Reprodução da internet
Por Luís Nassif, no Jornal GGN:


Não há discussão mais irracional do que a polêmica envolvendo a Petrobras. Acusa-se o governo de intervir em uma empresa pública!

Uma empresa pública, por definição, é uma empresa controlada pelo Estado. E, como tal, tem compromissos públicos. Obviamente, se é de capital aberto, tem obrigações com os acionistas, definidos pela Lei das Sociedades Anônimas e pelos estatutos da companhia.

Mas, respeitados esses limites, a orientação é dada pelo controlador, o governo. E a orientação é tanto mais legítima quanto mais legítimas forem as intenções do gestor em relação aos compromissos públicos da empresa.

A Petrobrás é uma empresa estratégica.

A dissonância entre as pesquisas e as ações

Ilustração: Mauro Biani
Por João Guilherme Vargas Netto


O descasamento momentâneo entre os avanços positivos da conjuntura econômica e social decorrentes das ações do governo e a queda da avaliação do governo, medida pelas pesquisas divulgadas, é um dado da realidade que preocupa e merece atenção do movimento sindical.

A dissonância, que tem muitas explicações, entre elas a enormidade dos problemas a serem enfrentados, o ritmo lento e inseguro do cumprimento das promessas em comparação com as expectativas, as fragilidades e defeitos da comunicação governamental, uma oposição bolsonarista intransigente, ativa, negacionista e as redes sociais com a inevitável dispersão de assuntos, confundem toda a sociedade e o movimento sindical dos trabalhadores, exigindo deste uma avaliação correta em que a solucionática predomine sobre a problemática e não o contrário.