quarta-feira, 25 de julho de 2018

Meirelles e Álvaro Dias também vão dançar?

Por Altamiro Borges

A direita nativa – que a mídia venal carinhosamente chama de centro – tem feito um enorme esforço, inclusive financeiro, para se unificar com vistas às eleições presidenciais deste ano. Até agora, o nome ungido para representar este campo é o do “picolé de chuchu” Geraldo Alckmin. O chamado “Centrão”, liderado pelo DEM e por outras siglas fisiológicas, já assumiu o casamento com o grão-tucano, garantindo-lhe um latifúndio no tempo de televisão. Mas ainda há pedras no caminho para a união da direita. Ao que tudo indica, porém, elas podem ser removidas. Nos bastidores – ou melhor, no esgoto –, há vários movimentos para demover o rentista Henrique Meirelles e o direitista de botox Álvaro Dias, que ainda sonham com a Presidência da República.

A 'bolsonarização" precisa ser interrompida

Por Theófilo Rodrigues, no blog Cafezinho:

Quem já teve a oportunidade de assistir Relatos Selvagens sabe do que estou falando. Dirigido por Damián Szifron e estrelado por Ricardo Darín, o filme argentino, que estreou em 2014, traz seis histórias que em tempos normais poderiam parecer surreais ou bizarras. Mas que, infelizmente, traduzem bem o cotidiano da atual vida brasileira. No filme, situações corriqueiras do cotidiano transformam-se rapidamente em bolas de neve onde pessoas comuns tornam-se violentas, corruptas e até mesmo assassinas.

Por uma Rede da Legalidade Virtual

Por Joaquim Ernesto Palhares, no site Carta Maior:

Em poucos dias, estaremos em uma das eleições mais surrealistas da nossa história, com o principal candidato do povo atrás das grades, vítima de um golpe e de escancarada perseguição política; e com dois candidatos da direita que farão de tudo – apoiados pelo aparato midiático – para derrotar as candidaturas de esquerda.

Isolado pela Justiça e oculto pela imprensa, Lula irá esgotar todas as possibilidades de ser candidato em outubro próximo. A estratégia coincide com o desejo da maioria da população como mostram as pesquisas. Alguns ainda esperam que a Corte Suprema possa, em última instância, autorizar a participação de Lula nas eleições, mesmo que ele tenha, posteriormente, que se defrontar com o exame, no Plenário, da impugnação que seguramente será apresentada.

"Doutor Bumbum" ama Bolsonaro e Aécio

Por Mário Magalhães, no site The Intercept-Brasil:

Um tipo manjado costuma frequentar o transporte público: o sujeito que, ao perceber um velhinho ou uma mulher com barrigão de grávida se aproximando, finge cochilar, para não ceder o banco onde está sentado. Na hipótese mais generosa, torce para que outro passageiro se levante. Na mais egoísta, prefere que se dane quem necessita mais do assento do que ele.

Na imprensa também há quem afete um cochilo para não contar as histórias por inteiro. É o caso do relativo silêncio sobre o febril ativismo político, nas redes (antis)sociais, do médico Denis Cesar Barros Furtado. Conhecido como Doutor Bumbum, apelido que lhe “dá muita alegria”, ele foi preso na quinta-feira, indiciado por homicídio doloso qualificado de Lilian Calixto. A bancária de 46 anos morrera na madrugada do domingo anterior, horas depois de se submeter a uma intervenção estética de incremento dos glúteos conduzida por Furtado numa cobertura residencial na Barra da Tijuca.


Os demônios de Daniela Mercury

Por José Barbosa Junior, no site Jornalistas Livres:

Nem demorou tanto assim.

A sanha fundamentalista em busca da demonização daquilo que lhe atinge ou ameaça é sempre assim: bastou viralizar, tem que demonizar.

No show que fez ontem à noite em Garanhuns-PE, Daniela Mercury fez várias falas em relação aos direitos humanos, democracia, homofobia, censura, entre outras coisas… e algumas dessas falas viralizaram em pequenos vídeos soltos nas redes sociais. A principal delas, denunciando a censura à peça “O Evangelho Segundo Jesus: Rainha do Céu”, estrelado pela atriz travesti Renata Carvalho.

Alckmin entre amigos no "Roda Viva"

Por José Carlos Ruy, no site Vermelho:

Há uma aula de neoliberalismo puro sangue no Youtube. Ela está na veiculação da entrevista com Geraldo Alckmin no programa Roda Viva desta segunda-feira (23). Naquela roda de amigos, o tucano Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à presidência da República protagonizou uma verdadeira conversa gentil e amena com um grupo de entrevistadores que transformou o programa num verdadeiro palanque televisivo para a apresentação das estapafúrdias ideias programáticas do tucano.

Grajew: Empresários são míopes e estúpidos

Por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena, no site Tutaméia:

Henry Ford defendia melhores salários para os operários porque queria que eles comprassem os carros que saiam de suas fábricas. Era o início do século 20, e o empreendedor enfrentou oposição de seus pares. Os empresários adversários de Ford eram “tão míopes e tão estúpidos quanto os empresários brasileiros de hoje”.

Quem faz a comparação é Oded Grajew, empreendedor social e ex-empresário, em entrevista ao Tutaméia. Ele explica:

A lógica do PT com as eleições

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Na terça-feira participei de uma reunião com estrategistas da Executiva do PT. O tema principal da conversa foi a decisão de manter a candidatura de Lula até o último momento.

No geral, concordam com todos os riscos apontados no artigo “Xadrez da maior aposta de Lula”. Mas levantam argumentos sólidos a favor da tese da candidatura de Lula. Em todo caso, o que se tem, na opinião abalizada de um dos presentes, é uma nova etapa, caótica e imprevisível como foram os anos 30 e 80, tornando impossível definir como será o novo.


A força das máquinas nas eleições

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

Há alguns meses, quando o quadro eleitoral ainda era mais nebuloso, havia uma discussão sobre os fatores que seriam determinantes para o resultado da eleição deste ano.

Prevaleceriam as velhas estruturas do sistema partidário ou o resultado refletiria sua desestruturação, com a vitória de um candidato que encarnasse a negação da política, alimentada pela Lava Jato e pela crise continuada?

A resposta virá das urnas, mas os últimos movimentos dizem que a força das máquinas está prevalecendo e que só restará Jair Bolsonaro como representante da onda “contra tudo o que está aí”.

Miriam Leitão não combinou com o FMI

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A Bíblia fala de uma profetisa chamada Míriam, irmã de Moisés, que anteviu a travessia do Mar Vermelho.

“Cantemos ao Eterno porque gloriosamente Se enaltece, o cavalo e seu cavaleiro que Ele lançou ao mar”, diz ela.

Sua homônima Leitão vive de chutes. Desde a ascensão do governo Temer, vende um futuro luminoso.

Esta semana, mais um prognóstico da comentarista da Globo foi para o vinagre.

Os movimentos dos sem voto

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O período de definição das alianças partidárias e coligações eleitorais – um dos horrores da erodida democracia brasileira – é cheio do que se poderia chamar dos “movimentos dos sem-voto”.

São vários, neste momento.

E dividem os seus currículos em com “com imagem” e os “com máquina partidária”.

No primeiro caso, idas e vindas que, em geral, acabam em polidas recusas (os motivos familiares são os preferidos, por emprestarem certa nobreza de comportamento de quem não teve pudor ao admitir que poderia ser candidato ou “vice”) servem de instrumento de promoção pessoal.

O.J. Simpson, racismo e espetáculo judicial

Por Antonio Carlos Carvalho, no site da Fundação Perseu Abramo:

A série de Ryan Murphy apresenta um caso real cuja história mobilizou o mundo. A violência contra a mulher, racismo e a espetacularização do judiciário marcam a primeira temporada de American Crime Story, disponível na plataforma Netflix.

O caso do midiático ex-atleta de futebol americano, O.J. Simpson, parou os Estados Unidos na década de 90. Em linhas gerais, a história conta o assassinato da ex-esposa de O.J. e de um homem, com requintes de crueldade. Rapidamente, O.J. se tornou o principal suspeito do crime, que ganhou traços de filme de ação numa perseguição da polícia para capturar o ex-jogador, transmitida ao vivo em toda TV americana em 1994.

Lula, Rosa Luxemburgo e a resistência

Do blog Pataxó
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O esforço para garantir a liberdade de Lula e sua presença na campanha presidencial deu origem a um debate conhecido. Conforme vozes respeitáveis da luta política, "só um levante popular " ou "só uma greve geral" seriam capazes de garantir o respeito pelos direitos de Lula, a começar por sua liberdade e pela presença na campanha presidencial.

Para sustentar este argumento, diz-se que as "vias institucionais" se esgotaram e deixaram de abrir caminho para qualquer avanço. Pode-se deduzir assim - de forma um tanto mecânica, em minha opinião - que "nada mais resta" além de iniciativas de caráter radical e mesmo revolucionário.

A face cruel da austeridade fiscal

Por Laura Carvalho, no site Brasil Debate:

“A austeridade compromete o futuro das próximas gerações, aumenta a desigualdade social e destitui direitos dos cidadãos. Atuando de forma seletiva e sexista, transborda seus efeitos negativos para a saúde dos indivíduos e colabora para a degradação do meio ambiente. Em um país ainda tão desigual como o Brasil, tal opção política compromete o papel redistributivo da política fiscal, ao exigir reformas profundas e cortes drásticos nas despesas públicas. Com a atual estrutura de gastos públicos, o Brasil é o país que mais reduz a desigualdade na América Latina por meio de transferências e outros gastos sociais, compensando uma carga tributária perversa, que contribui para amplificar a desigualdade. Portanto, abrir mão desse instrumento redistributivo é optar por uma sociedade cada vez mais desigual e segregada, com uma população cada vez mais destituída de acesso a direitos sociais básicos”.