segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Mortes no litoral de SP: a digital de Bolsonaro

São Sebastião-SP, 20/02/23. Reprodução da internet
Por Altamiro Borges


No início da noite desta segunda-feira (20), o site G1 fazia um balanço parcial da tragédia das chuvas no litoral de São Paulo: “37 pessoas morreram e quase 2,5 mil tiveram que sair de casa... Estradas foram interditadas e seis cidades estão em estado de calamidade. Buscas ainda são realizadas para localizar 40 desaparecidos em São Sebastião”. A tendência é que o número de mortos e desabrigados cresça nas próximas horas.

De notícia positiva, em mais este triste episódio, o site informava que “o presidente Lula interrompeu sua folga na Bahia e sobrevoou as áreas afetadas. Ao visitar São Sebastião, anunciou ajuda”. E também anunciou que “a Caixa Econômica Federal vai liberar saque calamidade do FGTS em municípios do litoral de SP atingidos pelas chuvas. O valor para retirada é de até R$ 6.220,00”. O restante do noticiário é só desgraceira.

Valdemiro e Latino têm imóveis penhorados

Por Altamiro Borges


A vida de famosos bolsonaristas não está nada fácil. Bastou o “capetão” perder a eleição para a sujeirada dessas “pessoas do bem” vir à tona ainda com mais ímpeto. Na semana passada, a revista Veja revelou que “Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, tem vivido um inferno financeiro. Afundado em dívidas, o apóstolo teve imóveis e outros bens penhorados por falta de pagamento de aluguéis e impostos”.

STF nega salvo-conduto ao fujão Bolsonaro

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


Na semana passada, em entrevista ao diário ianque Wall Street Journal, Jair Bolsonaro jurou que volta ao Brasil até o final de março para “liderar a direita” em oposição ao presidente Lula. Mas será mesmo que ele vai deixar seu refúgio numa mansão em Orlando (EUA) e enfrentar com coragem o risco de prisão pelos crimes cometidos em seu desgoverno? O Supremo Tribunal Federal até parece que já está aguardando o retorno do “fujão”.

CGU quebra sigilo de 100 anos de Pazuello

Charge: Zé Dassilva
Por Altamiro Borges


Em matéria postada nesta sexta-feira (17), o site UOL informa que a “Controladoria-Geral da União decidiu retirar o sigilo de 100 anos sobre o processo no Exército que investiga a conduta do general da reserva e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, atualmente deputado federal do Rio de Janeiro eleito pelo PL”. Esse segredinho militar é um dos casos mais vergonhosos da história recente das Forças Armadas e contribuiu para desacreditar ainda mais a imagem da instituição, que se transformou em um partido a serviço do neofascista Jair Bolsonaro.

Prisão de Bolsonaro será disciplinadora

Charge: André Carrillo
Por Hildegard Angel, no site Brasil-247:


A cada dia mais me escandalizo com a insistência da imprensa brasileira em normalizar uma figura política monstruosa, incompetente e irresponsável como Bolsonaro, enquanto a mídia estrangeira se mantém horrorizada com ele.

Vejo analistas e comentaristas políticos se referirem ao governo passado como se este tivesse sido algo regular, e não uma evidente anomalia, um governo disfuncional, um período distópico da vida brasileira.

Todo surto de esquizofrenia necessita tratamento até ser retomada a sanidade. Com o estado brasileiro não será diferente. Não se salta do caos absoluto para o corriqueiro, num piscar de olhos. Há que se providenciar a recuperação até a cura.

Lula, o labirinto e seu Minotauro

Reprodução da internet
Por Roberto Amaral, em seu blog:


O labirinto em que se encontra o presidente Lula – no esforço por dar caráter ao seu governo, que se espera desenvolvimentista – é formado por uma sequência incontável de desvios, túneis, alçapões e armadilhas arquitetados pela casa-grande, para quem a tragédia social é uma irrelevância. Guarda-o um Minotauro ferocíssimo e insaciável.

O método da classe dominante, que às vezes se vale do codinome de “mercado”, é asfixiar o novo governo, imobilizá-lo, impedi-lo de promover as reformas prometidas ao eleitorado e reclamadas pela História. A alternativa que sobra ao mandatário é também seu suicídio: adotar como sua a política do establisment. Permanecer no governo renunciando à governança.

Allan dos Santos volta a debochar do STF

Por Moisés Mendes, em seu blog:

O foragido da Justiça Allan dos Santos debochou de novo do ministro Alexandre de Moraes ao mostrar, em vídeo com frases desaforadas, um visto de trabalho americano.

É o tipo de afronta que bandido comum não se atreve a fazer nem a juiz de primeira instância. Mas Allan dos Santos não é bandido comum.

Quando ele diz “chora, Xandão”, está dando o recado em nome de todos os bandidos ainda impunes. Com o tempo passando, eles estão certos de que a impunidade será perene.

Amigos de Bolsonaro contam com o maior aliado dos criminosos, a demora no desfecho de inquéritos e processos intermináveis, pelos mais variados motivos.

Como calibrar o tempo da abordagem, do cerco e da condenação de bandidos envolvidos em casos só aparentemente complexos, como quase todos os que foram protegidos pelos quatro anos de governo fascista e pela leniência do sistema de Justiça?

EUA, China e os balões de ensaio

Imagem do site RT
Por Marcelo Zero, no blog Viomundo:


Não há limites para o ridículo. Pelo menos, não no reino de fértil imaginação da nova Guerra Fria, povoado de insondáveis paranoias.

Antes, no já findo século XX, se procurava comunistas embaixo da cama ou dentro das cozinhas, onde esses seres malignos cozinhavam criancinhas à carbonara.

Agora, porém, mira-se mais alto. Bem mais alto.

Mais especificamente na estratosfera.

Essa inocente camada da nossa atmosfera, tão diáfana e estável, livre das turbulências da troposfera, estaria coalhada de solertes balões espiões vindos da China.