segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Lula enfrentará terceiro e quarto turnos!

Florianópolis, em setembro/2022. Foto: Ricardo Stuckert
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

O leitor ou a leitora permite que eu interrompa, por um momento, as celebrações pela maravilhosa vitória no segundo turno? A intensa comemoração é mais do merecida. Depois de tantos anos de sofrimento e barbaridades, voltamos finalmente a respirar.

Sem esquecer, entretanto, que a luta continua. Bolsonaro, derrotado por pequena margem, tende a continuar aprontando. Seus apoiadores mais radicais, muitos deles inclinados à ilegalidade e à violência, estão ressentidos e inconformados. Lula terá de enfrentar, provavelmente, o que alguns na mídia estão chamando de “terceiro turno”, isto é, um embate perigoso contra o golpismo da extrema-direita bolsonarista. Os cuidados com a segurança do presidente eleito, diga-se de passagem, devem ser redobrados.

Brasil e mundo respiram aliviados com Lula

Le Monde: "Eleição de Lula no Brasil: alívio global"
Por Jeferson Miola, em seu blog:


O Brasil e o mundo inteiro respiramos aliviados com a eleição do Lula para a presidência do país.

Mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras, numa votação recorde, deram largada para o começo do fim do pesadelo fascista que atormenta o Brasil e assombra o mundo.

Lula derrotou a poderosíssima e criminosa máquina de guerra de Bolsonaro e cúpulas militares contra a democracia.

Lula era a última – porque a única – barreira democrática ao avanço fascista. Com genialidade política e lucidez histórica, ele edificou uma potente aliança democrática para deter o avanço fascista.

Na “Arca de Noé” para salvar o Brasil só não embarcou a escória indigna e indecente que endossa a destruição e a barbárie bolsonarista.

Lula, um sopro de alívio

Av. Paulista, noite de 30/10/22
Foto: Ricardo Stuckert
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:


O Brasil respira aliviado, e uma brisa de normalidade já começa a soprar com a eleição de Lula. Não houve golpe, as instituições responderam corretamente, o resultado está assimilado.

O alívio é nosso, pelo fim do governo mais nefasto que já tivemos depois da ditadura, e também do mundo. Todos os chefes de Estado ou governo que cumprimentaram Lula expressaram o desejo de começar uma nova cooperação com o Brasil, especialmente na questão ambiental-climática.

Dizem todos uma verdade, proclamada pelo próprio Lula no discurso em que consumou o fato falando como presidente eleito, apesar do silêncio grosseiro de Bolsonaro: a vitória não foi do PT nem dos dez partidos que o apoiaram.

Foi de todos que se uniram para derrotar o projeto neofascista, para restabelecer os marcos da democracia e a opção por uma sociedade mais decente, igualitária e justa, consignada na Carta de 1988. Com Lula eleito, retomamos o fio da história democrática iniciada em 1985, com a eleição de Tancredo-Sarney e o fim da ditadura.

Lula e a fome de beleza

Av. Paulista, 29/10/22. Foto: Ricardo Stuckert
Por Frei Betto, em seu site:


Acabolsonaro! O povo brasileiro escolheu Lula para governar o Brasil pela terceira vez. O Inominável pode chiar, ofender, mas será despejado do Palácio do Planalto na manhã de 1º de janeiro de 2023. Voltará a ser um cidadão comum, sem imunidades, sujeito a responder, perante a Justiça, às inúmeras, sérias e graves acusações que pesam contra ele.

Lula ganhou, mas ainda não venceu. Sabe que enfrentará dificuldades significativas ao seu desempenho presidencial. Terá que lidar com um Congresso Nacional hegemonicamente conservador. E com governadores declaradamente bolsonaristas à frente de estados que exercem papel preponderante na política e na economia do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Pistoleira Carla Zambelli seguirá impune

Lula vence eleição de maneira apoteótica

Lula vence a eleição mais suja da história

Como 01, 02, 03 e 04 enriqueceram tanto?

A repercussão da vitória de Lula

O que é o orçamento secreto?

Vitória de Lula foi gigantesca na política

Lula comemora a vitória junto com o povo,
na Avenida Paulista. Foto: Ricardo Stuckert
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Só Lula seria capaz de derrotar a poderosa máquina estatal, posta sem o menor pudor a serviço do fascismo.

Para quem se assustou com o resultado apertado que, claro, mostra que o bolsonarismo é forte, faço um convite à reflexão.

Imagina se houvesse paridade de armas, se a legislação eleitoral não tivesse sido rasgada, com a decretação de um estado de emergência artificial e flagrantemente inconstitucional?

Imagina se quaisquer pruridos de responsabilidade fiscal não fossem atirados no lixo, com o despejo de quase 100 bilhões na sociedade, para comprar votos?