sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mídia e "a mão que lava a outra"

Por Mino Carta, da Carta Capital:

Estava o acima assinado no luminescente palácio do Ministério das Relações Exteriores em Brasília na noite de gala de 1º de janeiro de 2011, festa da posse da presidenta Dilma Rousseff, e eis que sai da salinha vip, reservada aos cumprimentos dos graúdos, o governador Geraldo Alckmin. E me cai nos braços, como sonha Cavaradossi ao recordar Tosca, fundo musical de Puccini.

Concentração da mídia cresce no mundo

Por Valério Cruz Brittos e Jéssica M. G. Finger, no Observatório da Imprensa:

As indústrias de comunicação vêm sofrendo profundas mudanças ao longo das últimas décadas, em consonância com as transformações do capitalismo. Novas maneiras de organizá-las vêm garantindo a este mercado outra interface, caracterizada por uma economia de disputas e atuações globais. Como consequência, cada vez mais este setor tem maior participação de conglomerados, capazes de produzir sinergias, ao atuarem em diversas mídias, capitalizados, em geral com capitais oriundos de outras áreas de investimento.

Como derrotar o Golias da mídia?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Golias, o lendário gigante filisteu das escrituras bíblicas vivia desafiando o exército israelita a lhe enviar um contendor à altura. Reza a lenda que o descomunal guerreiro ostentava três metros de altura e vestia uma armadura de 50 quilos. Diante da supremacia desproporcional do desafiante, portanto, não havia quem ousasse enfrentá-lo.

Certo dia, porém, o desafio foi aceito por um jovem e franzino israelita, Davi, que derrotaria o monstruoso adversário em combate usando uma mera, porém certeira, funda. O jovem que se tornaria rei após vitória de tal monta se valeu não só da coragem, mas da crença em que nada ou ninguém é invencível.

500 internautas em Foz do Iguaçu

Do sítio da CTB:

Mais de 100 pessoas de vários países – entre elas o porta-voz do Wikileaks, Kristinn Hrafnsson – já confirmaram participação no 1º Encontro Mundial de Blogueiros, programado para os dias 27 a 29 de outubro, no Cine Barrageiro, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. A expectativa é que este número cresça e atinja o patamar de 500 inscritos até o dia 20 de outubro – último dia para aderir ao evento, que discutirá “O papel das novas mídias na construção da democracia”.

Revista Fórum comemora 10 anos

Do sítio da Revista Fórum:

Em setembro de 2001, nascia o projeto de uma revista inspirada nas temáticas que haviam sido debatidas no então 1º Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre (RS).

Na ocasião, os movimentos sociais, populares, sindicais e ambientais se reuniram para dar voz às suas demandas e dizer “não” ao pensamento único. A Fórum nasceu com o compromisso de ser pautada pelos interesses da sociedade. Dez anos depois, a revista permanece do mesmo lado.

Queda de ministro assanha a direita

Por Altamiro Borges

Pedro Novais é o quinto ministro a ser defenestrado em apenas nove meses do governo Dilma. Antes dele, caíram Antonio Palocci (Fazenda), Alfredo Nascimento (Transporte), Nelson Jobim (Defesa) e Wagner Rossi (Agricultura). É um recorde de quedas desde a redemocratização do país. Sarney, Collor e FHC afastaram dois ministros cada no mesmo tempo; Lula, nenhum. A presidenta só é superada por Itamar Franco, que herdou um governo aos frangalhos de Collor e demitiu quatro ministros em seis meses.

Escravidão na Cutrale não é manchete

Por Altamiro Borges

Não saiu no Jornal Nacional da TV Globo. Também não foi capa nos jornalões. A Folha publicou uma notinha bem tímida. Mas o Ministério Público do Trabalho flagrou ontem na Cutrale de Itatinga, interior paulista, 62 trabalhadores em condições irregulares.

O inferno astral do neoliberalismo

Por Antonio Lassance, no sítio Carta Maior:

O neoliberalismo é uma ideologia, uma visão de mundo. Mais precisamente, é uma visão de mundo adepta do individualismo, da competição, do Estado mínimo e da primazia do mercado, o que justifica sua filiação ao velho liberalismo. O que havia de novo nesse liberalismo?

Heroica greve dos professores mineiros

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Algumas lutas acabam se convertendo em verdadeiro marco histórico por sua persistência, coragem e capacidade de resistir.

No início da ofensiva neoliberal protagonizada pelo governo da Baronesa Margarete Thatcher (Inglaterra), a privatização das famosas minas de carvão inglesas era uma questão crucial. Dava início a um processo que hoje ficou conhecido como a “privataria”. Sua tentativa de fechar algumas minas para iniciar a privatização enfrentou muita resistência da classe trabalhadora.

"Quando vou ganhar dinheiro na rede?"

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

É uma pergunta frequente, nas palestras que faço por aí.

Jovens jornalistas, jovens que pretendem ser empresários ou que já são microempresários, de mídia ou não, querem que eu diga quando eles vão ganhar dinheiro na internet.

Diz-se que a rede é o grande equalizador, que basta você ter uma boa conexão de banda larga — mesmo que seja numa lanhouse — para competir em igualdade de condições.

Contra a corrupção da mídia

Do sítio Vermelho:

Duas manifestações, em São Paulo e no Rio de Janeiro, marcarão a luta dos movimentos pela democratização da comunicação. Intitulada Ato Contra Corrupção da Mídia, a mobilização é organizada pelo Movimento Sem-Mídia (MSM).

Jefferson, pai do “mensalão”, nega tudo

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Foi pelo twitter que recebi a notícia: o @emeluis anunciava (entre irônico e estupefato) que a defesa de Bob Jefferson apresentada ao STF já estava disponível na internet, num site especializado em assuntos jurídicos. Fui olhar, e chamou-me atenção o último parágrafo: “Sobre a acusação do MP, a defesa de Jefferson seguiu o mesmo tom dos demais acusados: é incompleta e faltam provas. Trata-se, segundo a petição, de uma acusação “puramente retórica” e “sem argumentos fáticos”. Não há na acusação, segundo a defesa de Jefferson, nada que prove a existência do mensalão, ou de algum esquema de lavagem de dinheiro para a compra de votos parlamentares.” (grifo meu, RV).