domingo, 20 de dezembro de 2020

STF aperta cerco a Abin e Flávio Rachadinha

Por Altamiro Borges


A revista Época informa que "a ministra Cármen Lúcia determinou nesta sexta-feira (18) que a PGR investigue os relatórios elaborados pela Abin para orientar a defesa de Flávio Bolsonaro no caso Queiroz". A decisão atende a pedidos apresentados pela Rede e PSB". O senador Flávio Rachadinha se enrola cada dia mais.

Em sua decisão, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) afirma que as ações da Agência Brasileira de Informação (Abin) "podem configurar atos penal e administrativamente relevantes (prevaricação, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, crime de responsabilidade e improbidade administrativa)".

Nicette Bruno, o vírus e o verme

Por Altamiro Borges

Nicette Bruno, uma das atrizes mais famosas da TV brasileira, morreu neste domingo (20) em decorrência da Covid-19. Ela estava internada em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro desde 26 de novembro. Ela é mais uma vítima fatal da "gripezinha" – segundo o verme Jair Bolsonaro –, que já matou quase 190 mil brasileiros.

Além de negar a gravidade do coronavírus, o genocida agora dispara seu piriri verborrágico contra as vacinas – que começam a ser aplicadas em vários países. Segundo o negacionista, quem tomá-la pode virar "jacaré", o homem vai "falar fino" e na mulher vai "nascer barba". O insano merece bem mais do que o impeachment!

Blogueiro bolsonarista é preso novamente

Por Altamiro Borges

A milícia digital bolsonarista, que espalha fake news e difunde ódio, está preocupada. Na tarde desta sexta-feira (18), o blogueiro fascista Oswaldo Eustáquio foi preso pela Polícia Federal. A prisão preventiva ocorreu horas depois do despacho elaborado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Oswaldo Eustáquio, que pertence a mesma gangue da terrorista Sara Winter, já cumpria prisão domiciliar em Brasília. Mas ele violou as restrições impostas pelo STF e visitou a sede do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, chefiada pela fundamentalista Damares Alves – a Damares da Goiabeira.

Depois da vacina, a rua

Por Bepe Damasco, em seu blog:


Assim como os boleiros jogam outro jogo de futebol sem o aplauso, o incentivo, a vaia, a cobrança e a pressão da torcida, na política não se pode imaginar nenhum tipo de avanço significativo, do ponto de vista do interesse popular e democrático, sem as mobilizações de rua. A história está repleta destes exemplos.

Oxalá a luta pela disponibilização da vacina para todos os brasileiros e brasileiras, que começa a dar resultados, seja a última que tem como campo de batalha exclusivo a tela do computador ou do celular. O isolamento social vem deixando à vontade o governo Bolsonaro para cometer impunemente uma sucessão de crimes de responsabilidade e de lesa-humanidade.

O triste fim da gestão Crivella

Por Bruno Sobral, Bruno Cabral e Maria Clara Paiva, no site Brasil Debate:


Marcelo Crivella foi o prefeito do Município do Rio de Janeiro, capital do estado e principal economia, no período 2017/2020. Sua derrota na tentativa de reeleição é possível ser explicada em parte por erros na gestão de suas áreas de planejamento e fazenda. Importante ressaltar, erros que se agravaram no último ano de gestão (considerando dados até 01/12/2020 e atualizados pelo IPCA). Por exemplo, 2020 foi o único ano em que a despesa atualizada (início do exercício) é revista para um valor maior que a despesa prevista (valor fixado em LOA no final do exercício anterior), respectivamente R$ 32,8 bilhões e R$ 33,1 bilhões.

Brasil, austericídio e IDH

Por Paulo Kliass, no site da Fundação Maurício Grabois:

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) acaba de divulgar seu relatório global, com as informações relativas ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O documento apresenta as estatísticas para um total de 189 países, com dados coletados para o ano de 2019.

Uma das maiores dificuldades existentes no campo da teoria econômica tradicional se refere a mecanismos e metodologias para avaliar, de forma abrangente e multidisciplinar, as capacidades de um determinado país. A informação que foi utilizada durante décadas resumia-se àquilo que era extraído da contabilidade nacional: o Produto Interno Bruto, o famoso PIB. Ocorre que tal número, tomado de forma isolada e a frio, pouco contribui para expressar e analisar a complexidade da realidade social, cultural, política e mesmo econômica de um país.

O calvário da Globo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:


As Organizações Globo continuam em uma corrida insana, na qual os cortes de despesas não têm sido suficiente para compensar a queda de receitas.

São muitas as razões.

Em seu período de quase monopólio da mídia, montou uma operação bastante onerosa, própria de estrutura monopolistas.

Mantinha casts permanentes de artistas, embora só utilizasse parte deles em cada temporada.

A ideia era simples. Aparecer na telinha da Globo conferia prestígio, transformava a pessoa em personalidade pública, graças à extraordinária audiência que detinha no período áureo.

Mídia mente ao comparar Bolsonaro a Lula

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:


Tudo começou na eleição de 2018, quando o Estadão teve a pachorra de, em editorial, igualar um professor, Fernando Haddad, a um energúmeno defensor da ditadura, Jair Bolsonaro, defendendo a tese surreal de que, para o eleitor, seria uma “escolha muito difícil” optar entre os dois.

Recentemente, uma revista semanal que ninguém nunca levou a sério porque muda de inclinação política de acordo com a ocasião, publicou uma capa onde equipara Bolsonaro a Lula como “inimigos da nação”, um representando a “extrema direita” e outro a “extrema esquerda”.

Colunistas da direita liberal na imprensa comercial também não se cansam de estabelecer falsas simetrias entre o petista e o atual presidente que ela própria, a mídia, ajudou a eleger.

General da saúde desmoraliza o Exército

Por Jeferson Miola, em seu blog:


O general da ativa Eduardo Pazuello envergonha ainda mais o já desmoralizado e entreguista Exército brasileiro, que está inexoravelmente associado – e é o principal responsável – pela maior catástrofe humanitária, sanitária e econômica jamais vivida antes pelo país.

O anti-ministro bolsonarista da saúde é uma das faces mais evidentes da incompetência, irresponsabilidade e desastre técnico-administrativo causado pelos quase 7 mil militares que se aboletam e se locupletam em cargos que deveriam ser desempenhados exclusivamente por técnicos e dirigentes públicos civis.

O irônico é que este general da ativa, que conseguiu a proeza de tornar caótico aquele que já foi um dos mais consagrados sistemas de vacinação do mundo, é apresentado como um “especialista em Logística” do Exército [sic].

O elogio da morte

Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:


Não é comum – eu, pelo menos, não recordo nenhum antecedente – que um presidente da República participe da formatura de uma turma de policiais militares.

Mas como nada, absolutamente nada, no governo de Jair Messias é comum, lá estava ele, todo pimpão, na manhã da sexta-feira dia 18, na formatura de uma nova turma da PM do Rio de Janeiro.

Aliás, todo pimpão e completamente descontrolado, à beira de um ataque agudo de histeria.

Claro que ninguém, em sã consciência, poderia esperar do Aprendiz de Genocida palavras sensatas e equilibradas, recomendando aos novos policiais militares regras básicas de respeito às leis e aos direitos dos cidadãos enquanto estiverem patrulhando as ruas.