terça-feira, 10 de outubro de 2023

Israel x palestinos: antídoto contra a má-fé

Charge: Jorge
Por Bepe Damasco, em seu blog:


É patética a indignação seletiva dos Estados Unidos e da União Europeia, reverberada pela imprensa ocidental, ao tratar da guerra deflagrada por Israel contra o povo palestino.

Bastam 15 minutos de atenção à cobertura da GloboNews para que a manipulação grosseira da guerra salte aos olhos. Repare que só são ouvidos "especialistas" pró-Israel.

Por essa lógica torta, o ataque do Hamas contra civis de Israel é terrorismo, mas o bombardeio, por parte do exército israelense, de mesquitas, casas, hospitais e escolas é apenas "o direito legítimo de Israel de se defender."

De acordo com essa visão cínica da realidade, é justo que Israel aposte todas suas fichas no genocídio da população de Gaza, impedindo a entrada de comida, água, eletricidade e remédios.

Por que Israel não pode vencer

Charge: Latuff
Por Chris Hedges, no site Outras Palavras:

As mortes indiscriminadas de israelenses, perpetradas pelo Hamas e outras organizações de resistência palestinas, o sequestro de civis, a chuva de foguetes sobre Israel, os ataques de drones em diversos alvos, desde tanques até ninhos de metralhadoras automatizadas, são a linguagem familiar do ocupante israelense. Israel tem usado essa fala ensanguentada com aos palestinos desde que as milícias sionistas tomaram mais de 78% da Palestina histórica, destruíram cerca de 530 aldeias e cidades e mataram cerca de 15 mil, em mais de 70 massacres, entre 1947 e 49. Cerca de 750 mil palestinos foram etnicamente expulsos para criar o estado de Israel em 1948.

Desafios da Petrobras num cenário de tensões

Reforma agrária e os compromissos de Lula

Israel, Hamas e o novo contexto geopolítico

Os rumos da economia do governo Lula

Resistência palestina: história e atualidade

Moro grampeava desde o início da carreira

Os vampiros contra a saúde pública no Brasil