terça-feira, 13 de setembro de 2011

Encuentro de Blogueros en Brasil

Do sítio CubaDebate:

Bajo el lema “El papel de los nuevos medios de comunicación en la construcción de la democracia”, del 27 al 29 de Octubre tendrá lugar en Foz de Iguazú, Brasil, el Primer Encuentro Mundial de Blogueros.

Consulta sobre a regulação da mídia

Por Jacson Segundo, no Observatório do Direito à Comunicação:

Enquanto o Governo Federal não torna pública sua proposta de revisão geral da legislação sobre a comunicação eletrônica no país, a sociedade civil vai aumentando sua mobilização para o embate que está por vir. Para isso, um grupo de oito organizações nacionais lançou nesta segunda-feira (12) uma consulta pública na internet com o objetivo de criar uma plataforma da sociedade para o novo marco regulatório.

Vaticano denunciado por abuso sexual

Do sítio Opera Mundi:

Uma organização de apoio a vítimas de abusos sexuais cometidos por padres denunciou o Vaticano à Procuradoria do TPI (Tribunal Penal Internacional) nesta terça-feira (13/09) por crimes contra a humanidade.

O declínio da democracia nos EUA

Por Eliakim Araujo, no sítio Direto da Redação:

Não adianta Obama dizer que “dez anos depois os EUA estão muito mais seguros” porque verdadeiramente não estão. Os fatos estão aí para comprovar que a declaração do presidente não passa de uma frase de ocasião. Afinal, o que mais poderia dizer o inquilino da Casa Branca em um momento como este, em que a emoção toma conta do país de costa a costa, e a televisão não se cansa de rememorar passo a passo, sinistramente, os acontecimentos daquele Onze de Setembro, há dez anos?

Não existem "novas mídias" no Brasil

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Quando eu era criança, em Bauru, existia uma figura quase mítica chamada coronel Amazonas.

Eu digo mítica porque não consigo encontrar hoje em dia informação sobre este personagem, que com certeza foi importante para implantar a primeira rede de televisão de alcance nacional no Brasil, se de fato ele fez o que era atribuído a ele.

Atos contra mídia golpista em SP e RJ

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Haverá ato contra a corrupção da mídia também no Rio, na Cinelândia, na próxima sexta-feira, dia 16 de setembro, às 17 horas. Está sendo organizado pelo companheiro Sergio Telles.

Em São Paulo, a página do ato do Movimento dos Sem Mídia no Facebook já conta com 1000 confirmações de presença e mais de 300 adesões na página da Marcia e do Adolfo, que criaram o ato antes do MSM mas depois se uniram a ele. Aqui no blog, contabilizei umas 200 pessoas que não têm Facebook e que prometem comparecer.

Blogueiros debatem as novas mídias

Por Camila Maciel, no sítio da Adital:

"Qual o papel das novas mídias na construção da democracia?” Essa pergunta será o mote dos debates que envolverão blogueiros de todo o mundo, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, região Sul do Brasil. Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) e o Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé realizam o 1º Encontro Mundial de Blogueiros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, com taxa no valor de 100 reais.

De que lado estão os jornalistas?

Por Carlos Castilho, no Observatório da Imprensa:

Quase todo jornalista sente o seu ego inflar quando é apresentado em público como uma pessoa que está por dentro das coisas. Quando se trata de política, futebol e economia, é o especialista que sabe o que pensa e o quer o político, o cartola e o banqueiro. Um profissional nessas condições é chamado pelos norte-americanos de insider e goza de muito prestígio porque é quem supostamente sabe de coisas que os vis mortais ignoram.

Miss Angola e entrevista no Jô Soares

Por Renato Rovai, em seu blog:

Em 24 de outubro de 2007 fiz uma nota que teve grande repercussão. Ela foi baseada na entrevista de um certo Ruy Morais e Castro. O tal sujeito foi ao Programa do Jô para explicar a relação do penteado das mulheres negras de Angola com as suas vaginas.

Metrô de SP e falsa propaganda tucana

Por Altamiro Borges

O governo tucano de Geraldo Alckmin lançou nesta semana uma ostensiva campanha publicitária sobre o metrô paulistano com o slogan “Aqui tem trabalho”. Pelos anúncios, até parece que São Paulo é o paraíso do transporte público, que não há superlotação nos trens e nem congestionamentos nas ruas. Realmente, “aqui tem trabalho” dos publicitários para ludibriar os inocentes!

Cantanhêde retorna com fúria

Por Altamiro Borges

Depois de curtir suas férias, deixando desorientada a “massa cheirosa” do PSDB, Eliane Cantanhêde, a renomada militante tucana da Folha, voltou com todo o gás. Na sua coluna de hoje, ela se soma aos que clamam por novas “marchas contra a corrupção”. É uma agitadora, uma ativista desinteressada, uma abnegada, uma...

No texto “O paraíso não é aqui”, a colunista colonizada afirma que “a classe média vai ao paraíso; às compras nos EUA”. O motivo da corrida consumista é que o “casaco, a blusa de seda” e outros produtos de grife custam menos. Ela nada fala sobre o aumento do poder aquisitivo da ingrata classe média e nem da decadência econômica do império, do seu paraíso.

Alckmin investe R$ 9 milhões no PIG

No blog NaMariaNews:

Interrompemos nossas saudáveis férias nas paradisíacas selvas de Bornéu para informar que a chuva é molhada, o sol é quente, a grama é verde e a Educação de São Paulo continua a mesma, embora sob completa nova direção.

Dilma é Dilma, Lula é Lula

Por Maria Inês Nassif, no sítio Carta Maior:

O talento de Luiz Inácio Lula da Silva para lidar com as multidões; sua expertise em diálogo, adquirida nas mesas de negociação com os patrões como sindicalista; a ascendência sobre o PT, por ter sido, desde a criação do partido, a ligação entre os quadros de esquerda e as massas; e até um tendência ao pragmatismo acabaram concentrando todos os elementos de governabilidade em suas mãos, nos seus dois mandatos (2002-2010).

Allende vive: Twitter fura bloqueio

Por Alexandre Haubrich, no blog Jornalismo B:

Em 11 de setembro de 1973 se encerrava um governo popular, socialista e democrático que trazia belas perspectivas ao Chile e à América Latina. No mesmo dia, no mesmo lugar, tinha início a mais sangrenta ditadura que o continente americano já viveu. O Palácio de La Moneda, sede do governo chileno, era bombardeado pelos golpistas aliados ao governo norte-americano, morria Salvador Allende e chegava ao poder o general Augusto Pinochet. Na ditadura instaurada a partir daí, e que durou até 1990, calcula-se que tenham sido assassinadas mais de 50 mil pessoas, além de a tortura ter sido prática comum.

Ato no RJ contra a corrupção da mídia

Do RioBlogProg:

Nesta sexta-feira, 16/09, a partir das 17 horas, o movimento pela democratização dos meios de comunicação no Rio de Janeiro fará um ato contra a corrupção da velha mídia na Cinelândia.

O ato, que está sendo convocado pelo RioBlogProg, pretende reunir estudantes, jornalistas e militantes insatisfeitos com o monopólio da mídia no Brasil.

Calunista da Folha sofre de amnésia

Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão:

“Quanto menos idéias se tem, mais longe se vai”. Honoré de Balzac (1799-1850)

Os jornalistas, coletânea da Ediouro que reúne dois textos pouco conhecidos de Balzac, é uma leitura atualíssima e imperdível para se compreender o papel que cumpre a imprensa decadente – moral e jornalísticamente – no Brasil dos últimos três decênios.