quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Seminário do MPF defende mídia plural

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“É fundamental entendermos a regulação da mídia como um instrumento de promoção da liberdade de expressão, e não como censura”, defendeu Aurélio Rios, Procurador Federal dos Direitos do Cidadão. A afirmação foi feita na abertura do Seminário Internacional Regulação da Mídia e Direito à Comunicação, nesta quarta-feira (23), em São Paulo.

A mídia dos Estados Unidos e Canadá (5)

A mídia do Chile, México e Cuba (4)

Mídia da Venezuela, Bolívia e Equador (3)

A mídia na Argentina e no Uruguai (2)

Luta pela mídia democrática no Brasil (1)

Lava-Jato e a destruição da Petrobras

Por Dayane Santos. no site Vermelho:

A Petrobras e as reservas do pré-sal descobertas pela empresa têm atiçado a cobiça de setores nacionais e estrangeiros. A oposição tucana apresentou projetos na Câmara e no Senado que tem como objetivo acabar com o modelo de partilha.

Esse é o mesmo PSDB que tentou vender a Petrobras, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, com a alteração da Constituição, na Ordem Econômica, incluindo a quebra do monopólio estatal do petróleo, permitindo a prospecção e refino do produto por empresas privadas, nacionais e estrangeiras.

O escândalo Volkswagen visto de perto

Por Flavio Aguiar, no site Carta Maior:

Tudo começou com a melhor das intenções. Em meados de 2014, Peter Mock, militante do International Council of Clean Transportation, na Europa, decidiu fazer alguns testes para provar que os carros movidos a diesel poluíam menos do que os outros. Pôs-se na estrada com um deles, e ficou surpreso com o resultado: havia uma discrepância grande entre os índices de poluentes na estrada (o que compreende também ruas urbanas) e aqueles obtidos nos laboratórios de fiscalização. Por “laboratório” entenda-se uma situação que envolve circulação, mas em condições artificiais. Outra coisa é o carro nas mãos do cidadão comum, com dívidas a pagar (inclusive a do próprio carro), premido pelo tempo, espremido no trânsito (imagine em S. Paulo ou outra metrópole brasileira), reduzindo revisões e ajustes do motor, etc.

Golpe: governo vence primeiro round

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Os jornais deram destaque à operação de alto risco do Planalto nesta terça-feira. No Painel, da Folha, é comparada à uma jogada "all in", na qual o jogador aposta todas as suas fichas de uma só vez. A jogada foi levar à votação os vetos às pautas bombas. O governo ganhou o primeiro round. Ainda falta a pauta dos aumentos para o judiciário. Mas se a maioria dos deputados se posicionou contra as pautas bomba, é mais que provável que permaneçam nessa linha.

'Carrossel' e o racismo do horário nobre

Por Michel Yakini, no jornal Brasil de Fato:

Quem tem um curumim em casa, na faixa dos três aos oito anos, sabe bem qual é a intensidade que nossos miúdos sofrem por conta da telenovela Carrossel do SBT, que atinge picos de audiência e boas doses de racismo.

Carrossel é a versão brasileira de uma novela mexicana exibida no Brasil nos anos 90, e apresenta o cotidiano da Escola Mundial, em que contracenam 16 crianças e alguns adultos. E mesmo sendo fraca de roteiro, trama, atores, de servir como propaganda dos produtos da emissora, confirmar preconceitos e pouco contribuir pra reflexão, a produção brilha aos olhos pequeninos.

Reforma ministerial e as comunicações

Da revista Fórum:

A bolsa de apostas da reforma ministerial começa a ter novidades mais concretas. Está claro até para a última esquina de Brasília que o ministro das Comunicações Ricardo Berzoini vai para a coordenação política. Não se sabe ainda para que pasta, mas isso já não é mais novidade.

Berzoini tanto pode assumir uma Secretaria Geral da Presidência turbinada, com funções mais próximas às da época do governo Fernando Henrique Cardoso, como também pode ou ir para a das Relações Institucionais, já ocupada por ele no mandato passado, mas que pode ser extinta, ou ir até para a Casa Civil. Essa última hipótese estava descartada até ontem, mas hoje passou a ser cogitada em decorrência da animosidade que Lula teria sentido de boa parte dos aliados com o atual ministro.

STF põe fim ao monopólio de Sérgio Moro

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Desde hoje, o juiz Sérgio Moro não é mais o “dono” de todos os processos sobre corrupção – ou acusações de corrupção – praticados no Brasil que digam respeito a empresas estatais e serviços federais, por decisão do STF.

O processo que apura as acusações contra a senadora Gleisi Hoffman e a empresa Consist vão para São Paulo, sede da empresa que está no centro da acusação e das outras supostamente envolvidas. A Justiça Federal paulista sorteará a Vara a ser encarregada do processo.

Vitória nos vetos tem assinatura de Dilma

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A manutenção dos vetos que evitam a explosão do caixa do governo leva uma assinatura: Dilma Rousseff.

O alívio permitido por uma votação que chegou à madrugada ajuda a recordar, em primeiro lugar, uma verdade amarga.

De uns tempos para cá o país tem prestado atenção demasiada a analistas que, situados em grandes meios de comunicação, confundem seus desejos com a própria realidade, ajudando a criar um clima de tensão e desânimo sem necessidade. Atuaram como aqueles correspondentes de guerra que, como se descreve na sátira O Furo!, de Evelin Waugh, cobrem um conflito num ponto remoto da África colonial sem deixar o bar e o uísque do hotel.

Quem é o líder do golpe no Brasil?

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O ansioso blogueiro participou de um evento, em São Paulo, na companhia de brilhante vice-presidente de um dos três maiores bancos brasileiros.

O que se reproduz é uma parte do diálogo.

- A Dilma cai logo, ou demora um pouco?, ele perguntou.

- Ela não cai.

- Não é o que todo mundo acha.

- Todo mundo, quem?

- Ué, na mídia.

A mídia ocidental e a mulher árabe

Por Sahar Khalifeh, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

É comum: na cultura árabe, assim como em outras, a mulher encarna o sexo frágil, o outro sexo, o sexo desigual, que não herda nada, nem sequer o nome de família, o sexo que pode trazer decência ou desonra. Minha família acolheu meu nascimento com uma decepção que chegou às lágrimas, pois todos esperavam um menino. Para a infelicidade de todos, nasci menina, a quinta da família, ou seja, a quinta inconveniente e, para minha mãe, a quinta derrota. Comparada à esposa de meu tio, que triunfou dando à luz dez inestimáveis garotos, minha mãe era a mulher maldita. Apesar de mais bonita, mais inteligente e mais digna que minha tia (e que outras mulheres da família), todos a consideravam a menos fecunda, a que não podia trazer bons frutos ao mundo.

28 bancos controlam o dinheiro do mundo

Por Vittorio de Filippis, no site Outras Palavras:

A transferência, para os Estados, das dívidas privadas tóxicas de 28 grandes bancos “sistêmicos”, durante a última crise financeira, explica as políticas de austeridade praticas na Europa.

Francesas, europeias ou norte-americanas, todas as autoridades bancárias asseguram: se o mundo viver uma nova crise financeira, comparável à de 2007-08, nem os Estados, nem os contribuintes vão pagar as consequências. É possível acreditar?

PSB está cada vez mais dividido

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

Apesar da reunião da bancada que decidiu ontem (22) pela oficialização do PSB como partido de oposição ao governo e favorável ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff, informações de políticos da legenda são de que a sigla, que teve como expoentes Miguel Arraes e Eduardo Campos, está mais dividida que nunca. Enquanto os deputados e senadores afirmam estar unidos no sentido de se firmarem de vez como oposicionistas, os três governadores do partido – Paulo Câmara (PE), Rodrigo Rollemberg (DF) e Ricardo Coutinho (PB) – pediram prudência aos colegas, mais tempo para a executiva pensar no assunto, lembraram o momento difícil do país e chegaram a fazer críticas a esta posição.