sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Olavo de Carvalho corre para os EUA

As redes globais de extrema-direita 2.0

Charge: Lafa
Por Steven Forti, no site Outras Palavras:

Os que continuam pensando que a nova ultradireita é um fenômeno nacional ou limitado a apenas alguns países estão muito enganados. Vale a pena esclarecer mais uma vez: a extrema direita 2.0 é uma grande família global com laços transatlânticos e uma infinidade de think tanks, fundações, institutos e associações que, nas últimas duas décadas, foram tecendo uma densa rede que promove uma agenda compartilhada, além de movimentar grandes somas de dinheiro.

De Washington a Budapeste, de Moscou a Bruxelas, de Brasília a Lisboa, de Roma a Paris, de Madrid a Lima, de Varsóvia a Liubliana. Existe uma espécie de Internacional reacionária que reúne a nata das formações do conservadorismo radical e do ultradireitismo em escala global.

Racismo ameaça o direito à educação

Por Heleno Araújo, no jornal Brasil de Fato:

Na semana em que celebramos o Dia da Consciência Negra, em memória a Zumbi dos Palmares, maior líder antiescravagista das Américas, os sindicatos das trabalhadoras e trabalhadores da educação de todo o país lançam a publicação “Cota não é esmola! Racismo é crime!”. É fundamental que todas as pessoas possam refletir sobre o racismo que ainda persiste em nossa sociedade, e também em nossas escolas e em nossos sistemas de educação, das menores cidades até as grandes metrópoles brasileiras.

Moro e Bolsonaro são vasos comunicantes

Charge: Aroeira
Por Fernando Brito, em seu blog:


Não será nenhuma surpresa se Sérgio Moro surgir, nas próximas pesquisas, com mais de 10% das intenções de voto, talvez algo a mais, até.

Mas este movimento depende de que Bolsonaro baixe à casa dos 20%.

Como na experiência dos vasos comunicantes, um baixa e o outro sobe, e tendem a nivelar-se.

Está evidente que a mídia está testando, com alguma prudência, a viabilidade eleitoral do ex-juiz, da qual não tem muita certeza.

O ex-juiz, por enquanto, fala sozinho e não é confrontado com os escândalos que emergiram da Lava Jato.

Enem: novo desastre 'com a cara do governo'

Charge: Duke
Editorial do site Vermelho:


Criado no governo FHC (PSDB) e democratizado na era Lula (PT), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) parecia consolidado como uma dessas políticas de Estado imunes às cores e às ideologias do presidente de plantão. Duas décadas após sua implantação, em 1998, mais de 500 universidades brasileiras, públicas e privadas, usavam o Enem em seus processos seletivos. Nem mesmo o presidente Michel Temer (MDB) – que promoveu uma reforma conservadora do Ensino Médio – ousou mexer em seus pilares.

Mídia foi obrigada a noticiar viagem de Lula

Lula e Macron, Paris, em 17/11/21. Foto: Ricardo Stuckert
Por Jeferson Miola, em seu blog:


No impeachment fraudulento da presidente Dilma, as oligarquias dominantes e sua mídia propagavam que as instituições estavam “funcionando normalmente”.

Enquanto isso, no outro lado do Atlântico, a imprensa europeia denunciava o golpe de Estado. Um analista português afirmou que a sessão da Câmara de 17 de abril de 2016 foi uma “assembleia geral de bandidos comandada por um bandido chamado Eduardo Cunha fazendo a destituição de uma Presidente sem qualquer base jurídica nem constitucional”.

Com a Lava Jato se passou o mesmo. Enquanto a mídia oligárquica incensava as falcatruas da gangue de Curitiba chefiada por Sérgio Moro, a imprensa internacional denunciava a Lava Jato como o maior escândalo de corrupção judicial da história.

Pequeno guia dos fanáticos bolsonaristas

Charge: Leo Bastos
Por Jair de Souza


O bolsonarismo que andava latente em nossa sociedade aflorou de vez. Pensando nisso, e com a intenção de ajudar àqueles que possam estar em dúvida quanto a sua aderência a essa filosofia, esbocei um teste para aferir sua identificação com os aspectos principais dessa linha de pensamento.

A partir da associação ou não aos tópicos levantados, cada um poderá avaliar se está ou não em condições de se considerar um legítimo bolsonarista. Claro que muitas outras coisas poderiam ser mencionadas, mas, com o que listo à continuação, tenho a impressão de que já teremos uma boa bússola para nos orientar. Dito isto, vamos às proposições:

Derrotar Kast e o neofascismo no Chile

Fernando Krauss
Por Leonardo Wexell Severo, de Santiago

“Estamos diante de uma batalha estratégica que é derrotar o neofascismo com um projeto de transformação que una a maioria do nosso povo e supere a grave crise em que estamos mergulhados”, afirmou Fernando Krauss, ex-vice-presidente do Partido Socialista do Chile, e atual responsável pelo programa de Meio Ambiente do Instituto Igualdade, que contribui para a formação de quadros do PS. Vindo de uma família de esquerda, teve o pai militante do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR) assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), Fernando Krauss viveu exilado 16 anos em Cuba, de onde retornou na redemocratização.

Moro é péssimo candidato

Charge: Gervásio
Por Luis Felipe Miguel, no Diário do Centro do Mundo:

A volta de Moro à corrida presidencial é a demonstração de que está batendo o desespero nos artífices da “terceira via”.

Doria desagrega até seu próprio partido e não empolga o eleitorado. A onda Leite, que a mídia tentou criar, não se formou. Mandetta e Tebet nunca passaram de factoides. O pé-direito de Ciro é baixo.

O ex-juiz volta à rinha desgastado pela desmoralização da Lava Jato, hoje exposta como uma conspiração contra a democracia e uma agressão ao Estado de direito.

Sua passagem pelo governo Bolsonaro, na qual participou do acobertamento de crimes contra a vida e teve como carro-chefe uma proposta de impunidade para a violência policial, torna difícil credenciá-lo como democrata.

Um artigo corajoso sobre a alta da inflação

Fome/Oswaldo Guayasamin
Por João Guilherme Vargas Netto

Os trabalhadores, as trabalhadoras e suas famílias têm um encontro diário com a inflação crescente sob a forma de carestia. São vários os itens que sobem de preço, a maioria deles essenciais à vida.

Os dirigentes sindicais que, eles também, sofrem com a inflação, têm além destes encontros diários um encontro anual (na maioria dos casos) com a inflação ao discutirem os acordos ou convenções de suas categorias. A luta pelo aumento real dos salários e outros benefícios é a luta anual contra a inflação, sob a forma de recuperação das perdas e correção salarial.

Em todos os casos, dos trabalhadores e das trabalhadores e dos dirigentes, é preciso que se tenha uma visão correta do fenômeno inflacionário, suas causas e efeitos e principalmente o que deve ser feito pelos gestores econômicos para combater o mal.