quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Paulo Bernardo e o marco regulatório

Reproduzo matéria publicado no sítio do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo:

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assegurou a representantes do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em audiência realizada no dia 27 de janeiro, que dará continuidade ao debate sobre o marco regulatório das comunicações no Brasil. Ele informou que o anteprojeto sobre o tema, que vem sendo elaborado por uma equipe interministerial desde meados do ano passado, ainda não está pronto. Nova audiência do ministro com movimentos sociais foi proposta para a segunda quinzena de fevereiro.

A crise de hegemonia no Oriente Médio

Reproduzo artigo do sociólogo Emir Sader, publicado no sítio da Carta Maior:

A hegemonia do capitalismo no mundo se assentou na industrialização, que promoveu sua superioridade econômica, com todos os seus outros desdobramentos – tecnológicos, culturais, políticos. Esse processo se apoiou centralmente no petróleo como fonte energética, sem que a Europa ocidental – seu núcleo original – pudesse contar com petróleo.

Futebol acirra disputa Globo X Record

Por Altamiro Borges

Uma das maiores minas de ouro da televisão, o Campeonato Brasileiro de Futebol, está sendo palco de uma encarniçada disputa entre as principais emissoras do país. A TV Globo, que faz fortuna com a “preferência” na transmissão, corre sério risco de perder a monopólio que mantém desde os tempos sombrios da ditadura militar. A TV Record, sua principal concorrente, lidera um grupo de emissoras que se insurgiu contra este privilégio. A decisão sobre esta guerra fratricida deve sair nas próximas semanas.

Egito: imprensa segue a agenda dos EUA

Reproduzo artigo de Mair Pena Neto, publicado no sítio Direto da Redação:

Qualquer cidadão brasileiro que se informe pelos tradicionais meios de comunicação, principalmente a televisão, tem opinião formada, e contrária, naturalmente, a Hugo Chávez, Mahmoud Ahmadinejad e Fidel Castro. Eles fazem parte do eixo do mal que os Estados Unidos difundiram aos quatro cantos, contando com a docilidade da imprensa que lhe serve de porta-voz.

Evo Morales também está nesse grupo, assim como estava Nestor Kirchner até que sua morte levou uma multidão de argentinos às ruas, mostrando que o povo tinha entendido e apoiado integralmente sua política, que recuperou a Argentina do desastre neoliberal que a levou ao fundo do poço.

Openleaks: ao lado dos pragmáticos

Reproduzo artigo de Iroel Sánchez, publicado no blog cubano La Pupila Insomne:

Vocês estão lembrados da agressividade com que El País e CNN entrevistaram Julian Assange algumas semanas atrás? Ou das declarações repletas de hostilidade contra o Wikileaks nas quais um executivo do New York Times anunciou que o jornal estava pensando em criar seu próprio sistema para filtrações?

Globovisión é a fonte contra a Venezuela

Reproduzo artigo de Gonzalo Sánchez, publicado no sítio Tercera Información:

A Globovisión é o meio de comunicação da oligarquia venezuelana que pauta jornais, webs, rádios e televisões do mundo todo com o objetivo de derrotar o presidente Hugo Chávez e de recuperar os privilégios dos grupos midiáticos que o governo retirou para entregar aos cidadãos venezuelanos.

Ato em apoio à revolução no Egito em SP

Reproduzo convite da Frente em Defesa do Povo Palestino:

A Frente em Defesa do Povo Palestino , que reúne mais de 50 instituições, entre centrais sindicais, movimentos sociais e entidades árabes-brasileiras e islâmicas, além de indivíduos solidários à causa, realiza na próxima sexta-feira (4/2) ato em apoio ao movimento popular no Egito contra a ditadura Mubarak e a favor da autodeterminação dos povos. A concentração será em frente ao Shopping 25 de Março a partir das 16h30 para saída em passeata pelas ruas do centro de São Paulo.

Lula confirma presença no FSM de Senegal

Reproduzo matéria de Anselmo Massad, publicada na Rede Brasil Atual:

O ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, vai participar do Fórum Social Mundial 2011, realizado em Dacar, capital do Senegal. O evento ocorre de 6 a 11 de fevereiro e marca a segunda incursão do encontro altermundista ao continente africano.