sábado, 24 de março de 2018

M.Officer será banida por trabalho escravo?

Por Altamiro Borges

Nesta terça-feira (21), o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo rejeitou o recurso apresentado pela rede de varejo de moda M.Officer no processo em que é acusada de manter trabalhadores em condições análogas à escravidão. A loja, um dos templos de consumo da chamada classe média, foi condenada em primeira instância em 2016 e recorreu da sentença. Agora, com a decisão do TRT-SP, o processo transitou em julgado e a empresa pode ser banida de São Paulo por dez anos. A turma da moda, que não se incomoda se a mercadoria é fabricada por trabalho escravo, deve estar frustrada.

O jogo político da intervenção no RJ

Por Pedro H. Villas Boas Castelo Branco, na revista Teoria e Debate:

No Rio de Janeiro, vitrine e recentemente também laboratório do país, escalamos das operações de garantia da lei e da ordem à intervenção federal, do esgotamento das forças de segurança ao grave cometimento da ordem pública, do espetáculo do carnaval com carros alegóricos ao carnaval do governo federal com tanques e blindados. Quem poderia imaginar a mudança de cenário do carnaval para a paisagem marcial? Em ano de corrida eleitoral, porém é oportuna a lembrança de que intervenção federal não é carnaval! Enquanto o carnaval é a tradicional e irreverente suspensão lúdica do cotidiano da vida nacional, a intervenção federal, espécie de estado de exceção, é uma intervenção parcial na ordem jurídica de uma unidade federal. Salta aos olhos, no entanto, que seu caráter provisório pareça ter se tornado peremptório, agora não mais como encenação na apoteose, mas como demagogia populista no palco da segurança pública do Rio de Janeiro.

Raquel Dodge, a mensageira do arbítrio

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Finalmente, a Procuradora Geral da República Raquel Dodge explicita a que veio: aprofundar o arbítrio.

Nem se fale do absurdo de endossar a condução coercitiva. O papel da PGR é seguir as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Há uma turma que defende a condução, outra que a condena. Logo, não há jurisprudência formada. Qual a razão para Dodge endossar a versão mais radical, em um momento em que o arbítrio campeia sem freios pela Polícia Federal, por procuradores e juízes de primeira instância?

Marina Silva e a série da Netflix

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Marina Silva precisa explicar a promoção que está fazendo da série “O Mecanismo”, da Netflix, dirigida por José Padilha e inspirada em livro do filho de Miriam Leitão, Vladimir Netto, sobre a Lava Jato.

Nas redes, Marina está usando uma foto de Marielle Franco com o círculo vermelho usado na comunicação visual da campanha do seriado.

Isso serve de ilustração para um blablablá demagógico.

A indústria é crucial para desenvolvimento

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

Discutir um projeto nacional de desenvolvimento em novas bases para a reconstrução do Brasil. Esse foi o objetivo da Fundação Maurício Grabois na realização do seminário “Desafios para a Retomada do Desenvolvimento Nacional”, realizado em São Paulo, nesta sexta-feira (23).

Na abertura, o presidente da Fundação, Renato Rabelo, destacou a importância do debate para aprofundar o diálogo em torno de um projeto nacional de desenvolvimento que tenha a soberania nacional como centro.

Renato frisou ainda que o seminário é resultado do manifesto lançado em fevereiro, intitulado "Unidade para Reconstruir o Brasil", assinado pelas cinco fundações vinculadas ao PCdoB, PT, PDT, PSB e Psol, que foi” um passo importante da busca do diálogo”.

Marielle resistirá à onda de fake news?

Por Tatiana Merlino, na revista CartaCapital:

A comoção causada pela morte de Marielle Franco e de seu motorista Anderson Pedro Gomes levou milhares de brasileiros às ruas, em atos massivos e espontâneos no Brasil e protestos fora do País. No mundo digital, o alcance do episódio também foi enorme e surpreendeu, inclusive, quem atua na área.

Para se ter uma ideia, até as 15 horas da sexta-feira 16, dois dias após o assassinato, 3,6 milhões de tuítes haviam sido disparados, de acordo com levantamento do professor Fábio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos de Internet e Cultura, o Labic, da Universidade Federal do Espírito Santo. “Nunca vi nada igual. Foi uma repercussão altíssima, que não para de crescer, inclusive internacionalmente. A Marielle virou uma espécie de ícone da população favelada no Brasil.”

O dia internacional da verdade

Por Paulo Teixeira e Camilo Vannuchi

As balas que atingiram Marielle Franco em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro, são da mesma linhagem da munição que matou Dom Oscar Romero em 24 de março de 1980, em El Salvador. Foram ensinadas, essas balas, a perseguir mulheres e homens que ousam erguer sua voz contra a tortura, o extermínio, o arbítrio e demais violações de direitos humanos praticadas em democracias ainda em construção — ou já em ruína? — como a nossa.

Kim, o ex-queridinho, agora critica a mídia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

No jornal O Globo, em trabalho dos repórteres Gabriel Carriello e Marco Grillo, surgem as evidências das ligações entre o MBL de Kim Kataguiri e os sites de fake news que atacaram a memória da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio.

No dia seguinte ao crime, boatos começaram a se espalhar em grupos de WhatsApp por meio de textos, áudios e memes. Por volta do meio-dia de sexta-feira, apareceram os primeiros tweets relacionando Marielle ao traficante Marcinho VP e à facção Comando Vermelho. Quatro horas mais tarde, o site Ceticismo Político publicou um texto que teve papel fundamental na disseminação das falsas acusações. O link foi divulgado no Facebook, e, pouco depois, o Movimento Brasil Livre (MBL) replicou a mensagem, ampliando ainda mais a repercussão.

BC atua como sindicato dos banqueiros

Por Marcio Pochmann, na Revista do Brasil:

A gravíssima recessão que atingiu a economia brasileira produziu efeitos muito desiguais. Para a maioria do conjunto dos setores das atividades econômicas, a recessão implicou queda no nível de produção ou até mesmo redução na capacidade de produção (desinvestimento), acompanhada da redução no faturamento e na taxa média de lucro.

Em função disso, por exemplo, setores industriais e da construção civil amargaram diminuição significativa no nível de produção e emprego de mão de obra. A participação da indústria de manufatura no Produto Interno Bruto recuou ao observado na década de 1910.

"Bolsominions" gaúchos agridem mulheres

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

No quinto dia da viagem da caravana de Lula pela região Sul do país, aumentou o nível de violência dos manifestantes contrários ao líder do PT, que bloquearam estradas, impediram um ato marcado em Passo Fundo e agrediram quatro militantes do PT que ficaram feridas em Cruz Alta: Ieda Alves, Daniele Mendes, Suzana Machado e Deise Miron, que teve de ser hospitalizada.

Deise levou socos no olho, foi arrastada pelos cabelos e jogada no chão, onde continuou levando chutes, segundo contou à Rede Brasil Atual que acompanha a caravana.

Lula ganha primeiro round no STF

Em Florianópolis, 24/3/18. Foto: Ricardo Stuckert
Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

A liberdade do ex-presidente Lula está garantida pelo menos até o dia 4 de abril. Ele ganhou o primeiro round no Supremo, que não tendo concluído o julgamento de seu pedido de habeas corpus até o início da noite, quando alguns ministros informaram que teriam de se retirar, optou pelo adiamento para aquela data (por conta da Semana Santa), aprovando uma “tutela de urgência” que impede o TRF-4 de determinar sua prisão antes disso.

A ousadia do "Congresso do Povo"

Por Pedro Carrano, no jornal Brasil de Fato:

A Frente Brasil Popular, organização que conta com 80 movimentos populares e partidos de esquerda, com diversos comitês no país, tomou uma atitude ousada no final de 2017: convocar o chamado “Congresso do Povo”, nos bairros, nas cidades, nos estados, para a realização de mutirões de debate e formação sobre os rumos do país.

Passo Fundo indica escalada fascista

Em São Leopoldo/RS. Foto: Ricardo Stuckert
Por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena, no site Tutaméia:

Grupos fascistas bloquearam o acesso a Passo Fundo na tarde desta sexta-feira, 23/3, e impediram que Lula entrasse na cidade, onde participaria de evento na Universidade Federal da Fronteira Sul. Pneus foram queimados; pedras foram arremessadas contra ônibus de excursão. A Brigada Militar não dispersou os manifestantes.

“Mesmo alertado com antecedência e oficialmente sobre a violência programada contra a caravana, o governo do Rio Grande do Sul não impediu que os grupos se formassem nem mobilizou o efetivo policial necessário para conter os agressores”, denunciou nota da bancada petista gaúcha.