terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasileiros que se cuidem na Espanha

Por Altamiro Borges

A folgada vitória de Mariano Rajoy nas eleições da Espanha deve preocupar os milhares de brasileiros que vivem e trabalham naquele país. O ultradireitista Partido Popular (PP) é conhecido por sua postura raivosa contra os imigrantes. Com o agravamento da crise econômica, o sentimento xenófobo, de aversão aos estrangeiros, cresceu nos últimos anos e foi um das causas da vitória de Rajoy.

Denúncias contra Aécio não andam

Por André Barrocal, no sítio Carta Maior:

Acionado por adversários do governo Dilma para que investigasse ministros acusados de corrupção, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deu respostas rápidas em dois casos que terminaram em demissão. Diante de denúncias formuladas a partir de reportagens, Gurgel decidiu em alguns dias arquivá-las quando o alvo era Antonio Palocci e pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito contra Orlando Silva.

Rotatividade no emprego reduz salários

Do sítio da Rede Brasil Atual:

Demitir funcionários que ganham mais para contratar outros com rendimentos menores é uma prática recorrente adotada pelas empresas no Brasil e se acentuou mesmo nos últimos anos de crescimento econômico. A conclusão de estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em estudo realizado em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, sugere que a rotatividade de mão de obra passou de 45% em 2001 para 53,8% em 2010. A pesquisa mostra ainda que o fenômeno afeta rendimento e tempo de permanência no emprego.

As bravatas de FHC sobre as ONGs

Por José Dirceu, em seu blog:

Falou demais e fez mal o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao generalizar acusações a ONGs, ontem, em seu pronunciamento no 3º Congresso Brasileiro de Fundações e Entidades de Interesse Social, no Memorial da América Latina, na capital paulista.

Paulo Freire e o direito à comunicação

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

Dois conceitos relacionados ao trabalho do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997) são centrais para o estudo e a formulação de políticas públicas no campo das comunicações: “cultura do silêncio” e “direito à comunicação”. O primeiro foi por ele introduzido. O segundo articula-se em torno do paradigma da comunicação dialógica que tem nele um de seus principais teóricos.

Egípcios convocam "segunda revolução"

Do sítio Vermelho:

Ativistas egípcios convocaram manifestações de massa depois de mais conflitos durante a madrugada entre forças de segurança e manifestantes na Praça Tahrir, do Cairo. A expectativa é fazer uma mobilização para aumentar o apoio popular a uma "segunda revolução". Os manifestantes pretendem reunir mais de um milhão de pessoas no país, para incrementar a oposição ao governo da junta militar.

Corrupção no Metrô penaliza usuários



.

Demissões e hipocrisia da Folha

Do portal R7:

A Folha de S.Paulo decidiu passar para os empregados a conta prevista pelos administradores do jornal para o ano que vem.

A alegação oficial é a de que o grupo “está adequando seu corpo de funcionários ao orçamento de 2012”, mas especula-se que o corte se deve ao prejuízo em seu faturamento provocado pela constante queda de assinaturas e das vendas em bancas. Estimativas apontam em 40 o número de funcionários demitidos pelo jornal nos últimos dias.

Pensamentos e sonhos sobre o Brasil

Por Leonardo Boff, no sítio da Adital:

1. O povo brasileiro se habituou a "enfrentar a vida” e a conseguir tudo "na luta”, quer dizer, superando dificuldades e com muito trabalho. Por que não iria "enfrentar” também o derradeiro desafio de fazer as mudanças necessárias, para criar relações mais igualitárias e acabar com a corrupção?

Crise atinge o “coração” da Europa

Por Altamiro Borges

O jornal Valor Econômico, menos sensacionalista e mais voltado às elites empresariais, decretou no seu editorial: “Zona do euro caminha em linha reta para a implosão”. Na sua avaliação, a grave crise econômica já deixou a periferia do capitalismo na Europa e agora atinge o coração do sistema, o que confirmaria os péssimos presságios sobre sua dinâmica destrutiva e prolongada.

Cantanhêde é advogada da Chevron?

Por Altamiro Borges

Eliane Cantanhêde, sempre ela, voltou a se despir na sua coluna da Folha. Depois do seu entusiástico apoio à “massa cheirosa do PSDB” e da sua militância aguerrida contra os governos Lula e Dilma, agora ela até parece uma advogada de defesa da multinacional Chevron, responsável pelo grave vazamento de petróleo na Bacia de Campos. Veja o que ela escreveu hoje (22):

Estadão ataca "greve" dos petroleiros

Por Altamiro Borges

Os trabalhadores da Petrobras decidem hoje (22) se deflagram uma greve nacional. A categoria reivindica 10% de aumento real e melhorias nas condições de trabalho. A empresa, antes intransigente, avançou na proposta de reajuste – que passou de 1% para até 3,25%. Mas, segundo João Antônio de Moraes, presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), ela ainda é insuficiente.