terça-feira, 9 de maio de 2023

Telegram comete novo crime. Ficará impune?

Por Altamiro Borges


O Telegram, o serviço de mensageria que virou um antro da extrema-direita, acaba de cometer mais um crime. Ele enviou nesta terça-feira (9) uma mensagem a seus usuários afirmando que o projeto de lei contra as fake news (PL-2630) vai “acabar com a liberdade de expressão” e “é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil”. Essa não é primeira vez que esta sinistra big tech sediada em Dubai, nos Emirados Árabes, ataca os poderes públicos e a soberania nacional. Ela até já foi suspensa do ar, mas voltou a operar criminosamente. Será que seguirá impune por muito tempo?

Gilmar Mendes detona Moro: germe do fascismo

Charge: Duke
Por Altamiro Borges


A âncora do programa Roda Viva da TV Cultura, a lavajatista Vera Magalhães, não deve ter gostado muito das ácidas respostas do ministro Gilmar Mendes sobre a conduta criminosa de Sergio Moro, o ex-juizeco que virou ministro de Jair Bolsonaro. Ao ser questionado nesta segunda-feira (8) sobre a midiática Operação Lava-Jato, ele foi enfático:

“Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive as práticas que desenvolvem. Investigações a sorrelfa e atípicas. Não precisa dizer mais nada. Não é por acaso que os procuradores dizem, por uma falta de cultura, que aplicaram o Código Processual Russo”.

A comunicação na batalha contra o fascismo

Foto: Elineudo Meira (Choquito)
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé:

Parte do 4º Encontro Estadual de Blogueir@s e Ativistas Digitais de São Paulo, ocorrido neste sábado (6), em São Paulo, Altamiro Borges, Paulo Salvador e Emílio Lopez discutiram financiamento das mídias independentes.

Apesar da vitória de Lula nas urnas em 2022, a esquerda e o próprio governo não têm vida fácil. As mídias alternativas, tampouco. A avaliação de Altamiro Borges, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, é de que só se vencerá a batalha contra o fascismo com investimento e estratégia na luta de ideias.

A decadência acelerada da mídia bolsonarista

Imagem da internet
Por André Cintra, no site Vermelho:

A vida sem Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto ficou difícil – e pode até se tornar inviável – para uma série de sites, plataformas e canais que aderiram de corpo e alma ao ex-presidente. Seja com a mudança na Presidência da República, seja com o cerco crescente do Judiciário às fake news, seja com a desmonetização de seus conteúdos, a mídia bolsonarista enfrenta uma decadência tão irreversível quanto acelerada.

Uma reportagem de Nicolas Iory para o blog Sonar – A Escuta das Redes, hospedado no site do jornal O Globo, detalha a dimensão da crise, que vai além da perda de verbas e de audiência. Muitos desses veículos tentam sobreviver à base de demissões, venda de assinaturas e camisetas, vaquinhas virtuais e até uma medida mais radical: a própria venda do canal.

Governo luta para retomar o controle do BC

Aliados são abandonados por Bolsonaro

PL das fake news e as manobras das big techs