quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Tarso dá apoio aos demitidos da RBS

Por Altamiro Borges

Ironia da história. O Grupo RBS, proprietário do jornal “Zero Hora” e de várias emissoras de tevê e rádio, é a principal força opositora ao governo de Tarso Genro (PT-RS). Desde o início do seu mandato, em janeiro de 2010, os veículos deste império midiático regional não dão um minuto de trégua ao governador gaúcho. Na semana passada, o empresário-carrasco Eduardo Sirotsky Melzer demitiu sumariamente 130 “colegas” da RBS e ainda enviou uma cartinha pedindo “desapego” às vítimas. Já nesta segunda-feira (12), o governador Tarso Genro manifestou o seu apoio aos desempregados e ofereceu acesso aos programas do governo de incentivo à qualificação e à recolocação do mercado de trabalho.

Portal Terra demite 100 profissionais

Por Altamiro Borges

A situação dos grandes grupos de mídia não está fácil. Os patrões ficam cada dia mais ricos; já os trabalhadores são mandados para o olho da rua ou têm seus direitos e salários reduzidos. Nesta quarta-feira (13), o site de notícias Terra confirmou a demissão de cerca de 100 profissionais. Em São Paulo, mais de 50 trabalhadores foram cortados, incluindo toda a equipe de fotografia. Já em Porto Alegre, 16 funcionários foram desligados, sobrando apenas quatro jornalistas. Segundo o Portal Imprensa, cerca de 50% da redação do site será descartada sumariamente. “O Terra alegou que o portal passará por uma reformulação. Há indícios de que o site deixará de ser atualizado online”.

Arruda impugnado; Aécio chamuscado!

Por Altamiro Borges

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal decidiu nesta terça-feira (12) impugnar a candidatura ao governo de José Roberto Arruda (PR) com base na Lei da Ficha Limpa. Na mesma sessão, o TRE-DF também cassou o registro de Jaqueline Roriz (PMN) ao cargo de deputada federal. O órgão acatou pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que entendeu que o ex-governador do DEM e a ex-deputada Jacqueline Roriz não poderiam concorrer ao pleito por terem sido condenados em segunda instância por crime de improbidade administrativa. A decisão acaba respingando em Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB, que contava com o apoio ostensivo do ex-demo.

Lula lamenta trágica morte de Campos

Do site do Instituto Lula:

Como todos os brasileiros, estou profundamente entristecido com a trágica morte de Eduardo Campos. Um grande amigo e companheiro.

Conheci Eduardo através de seu avô, Miguel Arraes, um memorável líder das causas populares de Pernambuco e do Brasil.

"Campos foi um grande amigo do MST"

Do site do MST:

É com muito pesar que recebemos a notícia da trágica morte do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos.

Campos foi um grande amigo do MST e apoiador da luta pela terra e pela Reforma Agrária no estado de Pernambuco, fato que o fez ganhar notável confiança dos trabalhadores rurais do estado.

CTB está de luto pela morte de Campos

Do site da CTB:

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) lamenta profundamente a morte de Eduardo Campos, 49 anos, candidato para a presidência pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), na manhã desta quarta-feira (13) após acidente aéreo na cidade de Santos, em São Paulo.

Para a CTB, a morte de Eduardo Campos, que deixa seu nome gravado na política brasileira, representa uma imensa perda política por sua postura, histórico político e compromisso com a classe trabalhadora e a população brasileira.

Dilma: "O Brasil inteiro está de luto"

Do Blog do Planalto:

A presidenta Dilma Rousseff lamentou nesta quarta-feira (13) o falecimento de Eduardo Henrique Accioly Campos em tragédia com queda de aeronave em Santos (SP). Confira na íntegra:

"O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.

A trágica morte de Eduardo Campos

Foto: Alexandre Severo/ PSB
Por Altamiro Borges

A morte prematura de Eduardo Campos entristece a todos. Ele faleceu num acidente aéreo na manhã desta quarta-feira (13). Ele se deslocava do Rio de Janeiro para Santos, no litoral paulista, onde participaria de atividades da sua campanha presidencial. “Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente”, diz a nota do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Por que é importante derrotar Alckmin?

Por Wagner Gomes

São muitas as razões para tirarmos a dinastia tucana do Palácio dos Bandeirantes e colocarmos em seu lugar sangue novo, com ideias novas e com propostas avançadas que faça o estado de São Paulo acompanhar o ritmo de desenvolvimento autônomo e com distribuição de riquezas que o Brasil vem alcançando desde 2003, quando Lula iniciou seu governo.

O que deixou Merval Pereira tão nervoso?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Merval Pereira anda numa virulência de fazer gosto.

Seus comentários estão mais furibundos que nunca e agora resolveu transformar o episódio estúpido, mas irrelevante, do possível uso de redes wi-fi do governo para mexer em perfis da Wikipédia, num ”caso Watergate”?

PT questiona exclusão de Padilha na Globo

Do site Vermelho:

O PT de São Paulo, presidido por Emídio de Souza, ainda aguarda uma resposta da Rede Globo a respeito da carta enviada à emissora no final de semana, questionando a exclusão do candidato Alexandre Padilha da cobertura diária no Estado.

Perguntas do Bonner a Dilma Rousseff

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Assim como sugeriu perguntas ao Dudu, o Conversa Afiada, com o intuito de contribuir, sugere as perguntas que o Bonner deveria fazer à Presidenta:

- a senhora preferia a Fátima à Patrícia Poeta?

- a senhora acha que nós é que fazemos as perguntas ou é o Gilberto Freire com “i” (*)?

Campanha eleitoral e a reforma política

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Os partidos fizeram as convenções e escolheram seus candidatos. As alianças entre eles estão feitas, sem nenhum critério ideológico ou qual­quer compromisso com a classe tra­balhadora. Tudo em nome do prag­matismo da vitória eleitoral e de al­guns segundos na televisão. Portan­to, a corrida eleitoral já começou. E os métodos manipuladores de sem­pre, também.

Dilma no JN: Sonhar não custa nada

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Nesta quarta-feira, 13 de agosto, é a vez da presidenta Dilma ser entrevistada pelo Jornal Nacional. A julgar pelo bombardeio sofrido por Aécio, Dilma não participará de uma entrevista, mas sim de uma "máquina de moer carne". Vem artilharia pesada por aí.

A armação de Veja contra a Petrobras

Do blog de Zé Dirceu:

A presidenta Dilma Rousseff já havia alertado, neste final de semana, para o quanto a criação de crises artificiais sobre a Petrobras prejudicam não só a maior empresa brasileira, mas também, e principalmente, o país. Mas, o jogo sujo contra a estatal não dá trégua. A mais recente dessas crises artificiais eclodiu na capa da revista Veja desta semana.

Clóvis Rossi e o discurso do ódio

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Clóvis Rossi escreveu em sua coluna contra o discurso do ódio, e menciona “métodos fascistóides de patrulhas petistas”.

Esse é o novo passo da sistemática campanha de criminalização da política: criminalizar a militância política digital.

JN questiona nepotismo de Campos

Da revista CartaCapital:

Nepotismo foi o assunto mais abordado na entrevista de Eduardo Campos (PSB), candidato à presidência da República, no Jornal Nacional na noite desta segunda-feira 21. William Bonner perguntou a ele três vezes sobre a indicação da sua mãe, Ana Arraes, ao Tribunal de Contas da União. Patrícia Poeta questionou sobre a indicação de parentes ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco quando Campos era governador do Estado.

Israel e os vira-latas nativos

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Depois que o próprio Reuven Riulin, o novo presidente de Israel, telefonou para Dilma Rousseff para pedir desculpas, não custa recordar a reação dos adversários do governo brasileiro, que há duas semanas se alinharam com o porta-voz da chancelaria israelense que definiu o Brasil como “anão diplomático.”

Em poucas horas o Brasil foi inundado por vídeos, artigos e comentários de ar grave, palavras duras e retórica pedante, de grande utilidade para encobrir uma postura típica de vira-latas.

O "Jornal Nacional" muda o tom

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A campanha eleitoral começou para valer na segunda-feira (11/8) e tem sua crônica oficial registrada nos jornais de terça (12), com a primeira entrevista de candidato presidencial ao Jornal Nacional, da TV Globo.

O primeiro entrevistado, em decisão feita por sorteio acompanhado por assessores de campanha, foi o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, do PSDB. Na terça-feira, vai enfrentar a bancada o senador Eduardo Campos, do PSB, na noite seguinte será a vez da atual presidente, Dilma Rousseff, do PT, e na quinta-feira (14) vai falar o pastor Everaldo Dias Pereira, do PSC.

Aécio, Wikipedia e a mídia mineira

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O chamado “Escândalo da Wikipedia” provocou a indignação de Aécio Neves, que classificou a coisa toda como demonstração de “autoritarismo do governo federal”.

Aécio foi muito mais rápido em responder sobre os adendos aos verbetes de Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg do que em dar uma satisfação sobre o aeroporto construído no terreno de seu tio em Cláudio - de resto, alvo de operações da PF por ser um polo de tráfico de drogas, com o envolvimento de seu primo Tancredo Tolentino.