quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O que deixou Merval Pereira tão nervoso?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Merval Pereira anda numa virulência de fazer gosto.

Seus comentários estão mais furibundos que nunca e agora resolveu transformar o episódio estúpido, mas irrelevante, do possível uso de redes wi-fi do governo para mexer em perfis da Wikipédia, num ”caso Watergate”?

Até a sua colega de Globonews, Cristiana Lobo, mostrou que isso acontece em muitos lugares, contra integrantes do Governo, partindo de dentro de ministérios.

Porque há imbecis em toda a parte, à direita e à esquerda.

E imbecis, se identificados, devem ser mandados ser imbecis em casa, até deixarem de ser imbecis.

É o que se fará com resultado da sindicância aberta, hoje, através do Diário Oficial.

Mas Merval investe contra uma tal “guerrilha virtual” petista, como se os mesmos – ou piores – expediente não fossem usados pela direita?

Se o arguto colunista se der ao trabalho de ler os comentários que se postam nos sites da direi… digo, da grande imprensa, vai encontrar um exemplo por centímetro.

Não sei o que está causando este nível de irritação em Merval.

Pode ser, como ele tem bem situadas fontes no tucanato, que tenha sabido que os números das pesquisas não refletem exatamente aquilo que vem se passando com intenções de voto.

Pode ser, porém, que sejam apenas ciúmes, porque não mexeram no perfil dele.

Ou melhor, mexeram, há alguns dias. E não foi do Planalto.

Numa das alterações, alguém com juízo tirou o complemento que se apunha às suas funções de comentarista da CBN e da Globonews, para retirar a expressão “onde vem manifestando suas opiniões de maneira lúcida e clara.”

Merval, contenha seu furor.

Você é um intelectual, um acadêmico, dono de vasta produção bibliográfica, um homem tão isento que foi à embaixada americana apenas repetir o que já publicara em suas colunas, não foi?

Afinal, não seria de bom-tom mandar os recortes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse Merval, dito imortal, tanto como nós outros, um mero mortal (menos espiritualmente) é uma piada que o Paulo Henrique Amorim chama de Ataulfo não merecia um artigo do Miro. Mas vá lá que seja.

Unknown disse...

A wikipedia é uma enciclopédia colaborativa, ou seja, qualquer usuário cadastrado pode criar/interagir com artigos de quaisquer assuntos, não importa sua especialidade, desde que comprove que as informações compartilhadas são verdadeiras. Se a informação for falsa, qualquer usuário pode solicitar a retirada. Se for comprovada como verdadeira, abre-se um debate e esta é novamente disponibilizada no artigo.

A questão está sendo colocada como "invasão e vandalização de perfil" da wikipedia.

A mentira começa começa na caracterização como "perfil", de forma que "invasão e vandalização" dão a entender que dados pessoais foram acessados/violados, como por exemplo, a senha. Na realidade trata-se de um artigo criado por um usuário cadastrado na wikipedia, que pode ser sofre alteração por outros usuários da wikipedia que acessam através de seus usuários/senhas.

Em seguida, trata da "vandalização". Para azar de alguns, a wikipedia segue o conceito de "versionamento", ou seja, há um registro minucioso das alterações executadas e, mesmo em caso de reversão (desfazer uma alteração, como foi o caso), no histórico pode-se consutar os dados da versão rejeitada.

No caso, foram 2 tópicos e seguem trechos do material rejeitado (https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Miriam_Leit%C3%A3o&oldid=37172184):
"Estilo"
"Miriam Leitão fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público. A forma como Miriam Leitão se envolveu na defesa de Dantas chamou a atenção de Carlos Alberto Sardenberg, seu companheiro na CBN, para quem a jornalista estava diferente naqueles dias. Para Miriam Leitão, apesar do vídeo que flagrava o suborno a um delegado da Polícia Federal, a prisão de Dantas não se justificava, posto que se tratava de coisas do passado."

"Contradições"
"Um dos maiores erros de previsão ocorreu durante a Crise Financeira Internacional. Em 29/06/2009, Miriam Leitão escreveu o seguinte sobre a previsão de crescimento do Ministro Guido Mantega de 4,5% do PIB de 2010:'Ele fez uma afirmação de que em 2010 o Brasil está preparado para crescer 4,5%. É temerário dizer isso'. Contrariando o pessimismo de Miriam Leitão, o Brasil cresceu 7,5% naquele ano."


Ou seja, Adicionaram-se informações verdadeiras ao "artigo sobre Miriam Leitão" na wikipedia e NÃO ocorreu "vandalização do perfil de Miriam Leitão" na wikipedia.
Aliás, não importa a origem da informação, desde que seja verdadeira e comprovável.

Agora segue minha opinião à respeito do ocorrido:
Acredito que trata-se do que algumas pessoas chamam de "liberdade de imprensa" sendo posta em ação, ou seja, um grupo de indivíduos especiais pode disseminar as informações que quiser ou criticar qualquer coisa sem limites, mase todas vez que alguém ousa apontar suas falhas e/ou pontos fracos, estufam o peito para dizer que a democracia está em risco. Esses "indivíduos especiais" defendem de unhas e dentes a "liberdade de imprensa" somente, pois, a liberdade de informação pode causar seu fim.