segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Comitiva mundial reforça isolamento do Brasil

Por Altamiro Borges

O isolamento do Brasil no exterior ganhará um novo impulso na próxima semana. Uma delegação da "Progressive International" visitará o país em 17 de agosto para analisar as ameaças do fascista Jair Bolsonaro à democracia. O movimento reúne políticos de renome, como o senador ianque Bernie Sanders, o ex-ministro grego Yanis Varoufakis e o trabalhista britânico Jeremy Corbyn.

A comitiva será composta por 12 representantes de diferentes países, incluindo congressistas de Grécia, Espanha e EUA. Segundo nota de Mônica Bergamo no UOL, “o grupo pretende se reunir com lideranças indígenas, comunidades quilombolas, movimentos sociais e parlamentares de partidos de esquerda... Alguns dos principais pontos de tensão que devem ser debatidos são a Amazônia sob Bolsonaro e as ameaças à realização das eleições”.

Medina e os não vacinados mortos pela Covid

Em Maresias, São Sebastião/SP, 24/5/20. Foto: Reprodução
Por Altamiro Borges

Enquanto o surfista bolsonarista Gabriel Medina faz pouco caso da vacina – dando péssimo exemplo a seus admiradores –, a Folha mostra a tragédia dessa postura negacionista e estampa no título: "Não vacinados são 99% dos mortos por Covid nos EUA, e muitos se arrependem tarde demais".

A reportagem demonstra que “nos Estados Unidos como um todo, mais de 99% das mortes pelo coronavírus atualmente são de não vacinados, informou o conselheiro da Casa Branca pra crise sanitária, Anthony Fauci, em julho. Entre os hospitalizados, eles são 97%, disse também no mês passado Rochelle Walensky, diretora do CDC (Centro de Controle de Doenças) do governo americano".

Bolsonaro prepara assalto a cofres públicos

Fome, a outra pandemia

Por Frei Betto, em seu site:


Como frisa o jornalista Luís Nassif, a história ainda haverá de fazer justiça a Paulo Guedes e entronizá-lo como o pior ministro da Economia da história. Ao não impedir a dolarização dos preços de commodities – especialmente alimentos e combustíveis – isso impactou nos preços ao produtor e no Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), que serve de parâmetro para fixar a taxa básica de juros.

Ao não atuar sobre o mercado de câmbio, impor taxas de exportação e não obrigar a Petrobras a usar como referencial de preços os custos de prospecção, o preço dos alimentos sobe vertiginosamente e a fome volta aos lares dos mais pobres.

A pegadinha dos marechais

Por Manuel Domingos Neto


Muita gente de esquerda batendo nos militares por conta das tais promoções ao posto de marechal.

Estas promoções não existem.

Para que ocorra uma promoção, algum documento tem que ser assinado por alguma autoridade.

O fato de a palavra “marechal” aparecer no “Portal da Transparência” não basta.

Militares, quando no comando do país, já mostraram ser capazes de torpezas e vilanias sem conta. Com Bolsonaro, o despudor das benesses diz tudo. Mas essa “promoção a marechal" é falsa.

O cargo não existe em “tempo de paz”.

O “Estatuto do Militar” ainda não foi revogado.

Os 15 anos da Lei Maria da Penha

A Nova Rota da Boa Esperança

Voto impresso: o pretexto de Bolsonaro

O que está acontecendo na China?

STF pede que Aras pare de proteger Bolsonaro

Bolsonaro dobra a aposta no golpe

Brasil desvia recurso para uma casta militar