sexta-feira, 10 de maio de 2019

A mídia e as regressões políticas no Brasil

Maia, general do Centrão, empurra Bolsonaro

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Jair Bolsonaro reuniu a “tropa parlamentar”, ontem.

O que se deixou vazar é que pediu para que “engolissem o sapo” das derrotas sofridas ontem, nas realocações do Coaf e da Funai, retiradas, respectivamente das mãos de Sérgio Moro, da Agricultura e da ministra Damares Alves.

Pior, para se livrar da ameaça de que Rodrigo Maia, em razão da tentativa do que há de base governista (PSL, Novo e Podemos) de recuperar o texto original da MP que reorganizou a Esplanada, “melar o jogo” e fazer a reforma dos ministérios caducar.

Previdência: alguns pingos nos is

Por Róber Iturriet Avila, no site Brasil Debate:

O debate sobre previdência sempre suscita paixões e ideologias. No afã de ganhar no grito, vários números são jogados de maneira distorcida e desonesta. Abaixo são elencados alguns pingos nos is.

É preciso reconhecer que os gastos previdenciários vêm crescendo acima da variação do PIB desde 1997 e essa trajetória não é sustentável. Além disso, é verdade que a partir de 2024 haverá um aumento da população dependente derivada da ampliação da expectativa de vida e do envelhecimento populacional. Também é fato que gastamos mais em previdência do que alguns países que possuem mais idosos do que há aqui.

O golpista Temer voltou para a cadeia

Por Umberto Martins, no site da CTB:

Michel Temer se entregou na tarde desta quinta-feira (9) à Polícia Federal em São Paulo. Ele voltou à cadeia por determinação da 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que revogou um habeas corpus emitido recentemente a seu favor. Temer já é réu em seis processos e terá de responder por grossa corrupção.

A ironia da história é que ele foi alçado à Presidência da República em 2016 por meio de um golpe de Estado cujos protagonistas políticos pegaram carona numa hipócrita campanha moralista contra a corrupção, cujo alvo principal era o PT, o governo Dilma e o ex-presidente Lula.

Brasil de Bolsonaro rumo ao talibanato

Por Renato Rovai, em seu blog:

O Afeganistão nem sempre foi um país fundamentalista e armado. As guerras produzidas pelos EUA e o fundamentalismo religioso à base de armas é que levaram o país ao que se tornou.

O Brasil de Bolsonaro caminha para isso. Um país que mistura milícias e fé. Um país que tem ações como a do governador Witzel pedindo pra atirar na cabecinha e dando show em helicóptero com um decreto que libera armas para o diabo e para todo mundo.

Silvio Santos tem razão, o país vai virar um faroeste. Imaginem um policial rodoviário parando um caminhoneiro armado para aplicar uma multa?

Trump impõe novos bloqueios contra Cuba

Por Joaquín Piñero, no jornal Brasil de Fato:

A história de intervenção e invasão dos Estados Unidos (EUA) em outros países que não se alinham com sua política e contrariam seus interesses é longa e sangrenta. Mas há uma outra forma, também brutal, de ingerência em países soberanos que não se dobram às ordens desse império que silenciosamente tem ceifado a vida de milhares de pessoas inocentes: são os bloqueios e embargos econômicos, políticos e financeiros.

Crimes de feminicídio podem virar epidemia

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

É raro o dia em que os telejornais não noticiem um ou mais crimes de feminicídio.

Na quinta-feira, o portal G1 registrou mais um caso dessa matança de mulheres que já virou rotina:

“Uma mulher de 22 anos morreu no hospital após ser baleada pelo namorado em Seberi, no norte do Rio Grande do Sul, conforme a polícia civil. Maiara Dondoni estava na casa de uma amiga, na tarde de segunda, quando Sirineu Albânio, 36 anos, a procurou para sair, mas ela não aceitou”.

O que pode acontecer agora que a posse e o porte de armas foram liberados pelo governo do Capitão Bolsonaro e quase todo mundo poderá ter uma arma em casa?

Bolsonaro quer uma guerra civil?

Por Jordana Pereira, no site da Fundação Perseu Abramo:

O governo Bolsonaro publicou na quarta-feira, 8 de maio, um decreto que flexibiliza o porte de armas de fogo. Assinado no dia anterior, teve como imagem ilustrativa do evento vários homens fazendo arminhas com a mãos e sorrindo. O texto do decreto surpreendeu analistas por estar bem mais abrangente que o previsto: além de liberar a circulação de armas para os atiradores desportistas, conhecidos como CAC’s (Caçador, Atirador, Coleccionador), o decreto também:


O propósito velado do golpe da Previdência

Por Eduardo Fagnani, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

Ajustar periodicamente o sistema previdenciário é usual em nações desenvolvidas. Mas são ajustes que não destroem os respectivos regimes de bem-estar social. O requisito para debater qualquer reforma previdenciária no Brasil é que o governo apresente um diagnóstico técnico qualificado dos reais problemas que precisam ser corrigidos. Esse diagnóstico não existe, porque, de fato, não se quer fazer nenhum ajuste. O real propósito da “reforma” da Previdência é soterrar o pacto social de 1988. Ela é peça do projeto ultraliberal que se pretende colocar em prática em marcha forçada. Os espertalhões que a formularam ocultam seu projeto real: forçar uma mudança estrutural na Constituição, sem nada debater com a sociedade.

Ex-ministros apontam risco no Meio Ambiente

Por Altamiro Borges

O fascista Ricardo Salles – líder do movimento “Endireita Brasil” que foi alçado ao posto de ministro do Meio Ambiente no laranjal de Jair Bolsonaro – conseguiu um feito inédito. Ele uniu todos os ex-ministros da pasta em um duro manifesto de crítica à sua desastrosa gestão. As diferentes trajetórias políticas e as divergências em outros temas foram deixadas de lado para se contrapor à devastação em curso no atual governo.