segunda-feira, 13 de julho de 2015

Alemanha destrói soberania da Grécia

Por Paul Krugman, no blog Viomundo:

Vamos que você considere [o primeiro-ministro grego] Tsipras um incompetente desprezível. Que você queira o Syriza fora do poder. Que você dê boas vindas à perspectiva de empurrar os irritantes gregos para fora do euro.

Mesmo que tudo isso seja verdade, a lista de exigências do Eurogrupo é loucura. A hashtag do twitter ThisIsACoup [IssoÉUmGolpe] é exata. A lista é mais que dura, é vingança pura, destruição completa da soberania nacional e sem esperança de alívio. É, presumivelmente, uma oferta para que a Grécia não aceite; ainda assim, é uma traição grotesca de tudo o que o projeto europeu supostamente representava.

A cruel maratona grega

Por Flavio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

Os termos que vêm aparecendo na mídia europeia, inclusive na conservadora, para avaliar a conclusão da extensa maratona que foi a reunião de 17 horas dos líderes da zona do euro, da noite de ontem (12) para esta manhã, falam por si mesmos: “crueldade”, “humilhação”, “fratura”, “imposição”, “tratamento impiedoso”, “brutal” e outros. Para quem acompanhou as negociações desde o começo, e sobretudo agora nesses momentos finais, o que ficou claro foi a arrogância de grande parte dos líderes da zona do euro, exigindo praticamente não só a capitulação de Atenas, de Tsipras, Varoufakis, Syriza e do povo grego, mas pretendendo impor a deposição do governo.

Só restou ao PSDB ser oposição ao Brasil

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A recente pesquisa Ibope que mostrou perda substancial – ainda que menor do que o esperado – de capital eleitoral de Lula contém elementos que revelam quais são os grupos de eleitores que abandonaram Dilma Rousseff, o ex-presidente e o PT. Juntos, esses grupos representam cerca de um terço do eleitorado total que reelegeu a presidente.

Paranoia, golpe e canja de galinha

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Prudência, canja de galinha e um pouquinho de paranoia não fazem mal a ninguém.

Nesta segunda-feira, o clima golpista arrefeceu.

Mas eu só vou ficar tranquilo ao final de agosto, após a fase dos tapetões judiciais terem passado.

Uma pulguinha atrás da orelha me diz que eles puxaram o freio deliberadamente. Faz parte da estratégia esse vai e vem, para ir cansando, desgastando, e ao mesmo tempo preparando a opinião pública

Lava Jato escandaliza até guru tucano

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Gesner Oliveira não é pouco tucano, não.

Tanto que foi um dos principais conselheiros da campanha de José Serra , em 2010, e foi indicado pelo senador tucano para a direção da Sabesp, depois de ter sido dirigente do Conselho Administrativo de Defesa a Econômica (o Cade, que, em tese, tem o dever de impedir a formação de cartéis e monopólios) no governo Fernando Henrique.

O sucesso do Bolsa Família e do Pronatec

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Há um negativismo na cobertura da mídia que acaba engolfando todo o país, criando a falsa percepção de que em se plantando, nada se dá.

Provavelmente se sonegará do seu leitor a divulgação do trabalho do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), analisando os efeitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) sobre o Bolsa Família.


Dilma reagiu tarde aos golpistas

Por Antonio Barbosa Filho

O Blog do Miro publicou excelente texto do blogueiro Bepe Damasco, do qual ousarei discordar, ou melhor, ao qual oporei alguns reparos que julgo pertinentes. Discordo de uma de suas premissas: “Bastou a presidenta Dilma enfrentar pela primeira vez os golpistas na entrevista à Folha de S. Paulo, para a atmosfera golpista ficar um pouco menos carregada”.

CTB-RS debate comunicação

Do site da Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul (Fecosul):

Foi realizado na última quinta-feira (9/07) o 2º Encontro de Comunicação da CTB-RS, que reuniu cerca de 50 pessoas, entre jornalistas e representantes de sindicatos de todo o Estado. O 2º Encontro aconteceu no auditório da Fecosul e teve como objetivo avançar na integração entre a comunicação dos sindicatos filiados à central sindical e a valorização da comunicação estratégica da comunicação como ferramenta nas lutas dos trabalhadores.

Brasil e Equador: semelhanças golpistas


Por Altamiro Borges

Nem bem o papa Francisco deixou o Equador e as marchas de setores golpistas pelo impeachment do presidente Rafael Correa voltaram a ocupar as ruas de Quito e Guayaquil na quinta-feira (9). Com o apoio ostensivo da mídia privada e de políticos da velha oligarquia, os manifestantes berraram "Fora Correa" e "O Equador não é a Venezuela". O motivo principal dos protestos foi o projeto apresentado pelo governo que eleva em até 77% dos impostos sobre grandes heranças. A iniciativa desagradou as elites, refratárias a qualquer tributação, e agitou os setores médios que servem de massa de manobra.

Dilma deve reagir aos crimes de Lobão

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Qual a diferença entre um adesivo em que Dilma aparece de pernas abertas e chamá-la de Dilma Bandida?

Nenhuma.

Por isso mesmo, a reação deve ser a mesma. Enérgica, exemplar, imediata.

Lobão achou que tinha sido muito criativo ao transformar, num show vazio em São Paulo, Vida Bandida em Dilma Bandida.

Suicídios, uma epidemia global

Por Graham Peebles, no site Outras Palavras:

Recentemente um amigo me chamou para um café. “Tenho más notícias”, disse em sua mensagem. Um conhecido comum, com cerca de 50 anos, havia tirado a própria vida no dia anterior. Jack tinha se enforcado na árvore de um parque público na periferia de Londres; foi a quarta tentativa. Ele tinha quatro filhos. Foi o segundo amigo de meia idade a cometer suicídio em seis meses.

PF não sabe distinguir doação de propina

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O ponto essencial da Lava Jato ainda está para ser esclarecido, informa editorial da Folha intitulado "Doação ou Propina," publicado há dois dias.

Questão essencial numa investigação que teve início em 2006, o problema é tentar distinguir quem agiu dentro da lei e quem cometeu crimes. Não se sabe disso, ainda – nove anos depois das primeiras investigações da Lava Jato.

Programas policialescos e a barbárie

Por Bia Barbosa, na revista CartaCapital:

“87% dos brasileiros são a favor da redução da maioridade penal” - Datafolha, 24 de abril de 2015

“A ROCAM está em cima! Atira meu camarada! É bandido!” - Cidade Alerta, 23 de junho de 2015

“Livres para matar: Redução da maioridade penal é rejeitada por cinco votos” - Brasil Urgente, 1 de julho de 2015

“Esses são os estupradores. Dos cinco, três são menores de idade, com 14, 15 e 16 anos” - Brasil Urgente, 3 de julho de 2015

“Brasil tem um linchamento por dia, não é nada excepcional” - El País, 8 de julho de 2015


Já passou da hora de os setores efetivamente democráticos da sociedade repudiarem com seriedade aquilo que, todos os dias, invade nossa casas e nos expõe ao que há de mais bárbaro na programação da televisão brasileira: os chamados programas policialescos. Por horas a fio, ao vivo, durante o dia, assistimos a um desfile de cadáveres, agressões, suspeitos achacados em delegacias, vítimas expostas e, invariavelmente, discursos contrários aos direitos humanos e em defesa da violência policial, dos justiçamentos e, claro, da redução da maioridade penal.

A respeito da gravidade da crise

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:

É claro que a evolução da conjuntura grega nos oferece um mais-do-que-justificado entusiasmo momentâneo. Uma espécie de desabafo a todos os que insistimos, há muito tempo, na tese de que é possível um outro caminho para a superação de nossa crise tupiniquim. No entanto, infelizmente parece estarmos longe da adoção de tal mudança de rumo. Ao que tudo indica, permanece a falta de vontade e de coragem políticas para operar tal alteração na essência da política econômica. Ao optar pela entrega completa da condução de tais decisões nas mãos de um representante legítimo do financismo privado, o governo perde toda a capacidade de voltar-se na direção dos setores mais penalizados pela estratégia do arrocho e do austericídio.

União Europeia arrocha a Grécia

Do site Vermelho:

Ignorando o 'Não' no referendo do dia 5 de julho, nesta segunda-feira (13), a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês François Hollande, o premiê grego Alexis Tsipras e o presidente do Conselho Europeu Donald Tusk apresentaram o chamado acordo de compromisso sobre a questão da dívida grega na cúpula da zona do euro após negociações durante o domingo (12), em Bruxelas.

Juventude unida para barrar o golpismo

Por André Tokarski, no site da UJS:

Nas últimas semanas a luta contra a redução da maioridade penal tem mobilizado em todo o país milhares de jovens e construído uma importante ferramenta de combate: a ação unitária entre uma ampla gama de organizações, entidades e movimentos que convergem com a defesa da democracia e dos direitos da juventude e entoam a palavra de ordem: “Redução não é a solução!”.