quarta-feira, 21 de março de 2018

A Globo emparedou o STF

Arte do blog: A justiceira de esquerda
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A Rede Globo emparedou o stf, que então abortou a reunião dos seus 11 juízes – ou “11 ilhas” – prevista para discutir no final da tarde de hoje, 20/3, a inconstitucionalidade da prisão sem condenação transitada em julgado.

A Globo empregou armamento peso-pesado para fazer a “suprema” corte recuar. No Jornal Nacional de ontem, 19/3, a emissora dedicou 5:41 minutos para trechos selecionados da entrevista da presidente do stf ao apresentador Heraldo Pereira.

Na edição do Jornal das 10 da Globo News de ontem, outros 13:38 minutos foram usados para a publicação da entrevista na íntegra.

Golpe da Previdência e os milhões pra Globo

Por Alexsandro Ribeiro, no site The Intercept-Brasil:

A intensa empreitada do governo Temer para aprovar a reforma da Previdência nadou, nadou e morreu na praia. Mas, antes, deixou mais gordos os cofres do maior conglomerado de mídia do país. Dados conseguidos pela agência Livre.jor com a Secretaria de Comunicação da Presidência, via Lei de Acesso à Informação, revelam que o Grupo Globo faturou R$ 38,6 milhões para propagandear a necessidade de mudanças nas regras de aposentadoria dos brasileiros. O valor equivale a pouco mais de um terço de tudo o que foi gasto com a campanha publicitária: R$ 110 milhões.

Clique aqui para ver a relação completa de pagamentos.

STF apequena ainda mais o Brasil

Ilustração: Tacho
Por Tadeu Porto, no blog Cafezinho:

Uma das vantagens de se ter o caos, segundo Nietzsche, é ter a oportunidade de fazer nascer, a partir dele, a luz de uma estrela dançante. É triste, contudo, saber que essa mesma confusão é capaz de revelar, também, a fraqueza daqueles que se apequenam ao não enfrentar a desequilíbrio dessa confusão.

É o caso, por exemplo, da posição covarde do Supremo Tribunal Federal (chamado ironicamente de guardião da constituição) frente crise brasileira advinda do Golpe de Estado de 2016.

Lula no Sul expõe fascismo da elite

Lula em Santa Maria/RS, 20/3/18. Foto: Ricardo Stuckert
Por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena, no site Tutaméia:

Milícias de direita e militantes de esquerda tiveram entreveros durante a visita do presidente Lula a Santa Maria (RS) nesta terça, 20/3. Isoladamente, houve alguma troca de socos e tapas; por pouco a situação não descambou para o confronto aberto. Um ferido foi registrado. A tropa de choque da Brigada Militar chegou tempos depois dos primeiros entrechoques e montou uma barreira de soldados e cavalos entre os grupos.

Brasil não cabe na camisa de força da elite

Por Fernando Rosa, no site da Fundação Perseu Abramo:

O Brasil está vivendo nesta década o momento mais importante de sua história moderna. Uma situação comparável à Guerra Brasílica, em que nossos antepassados expulsaram os invasores holandeses e afirmaram os princípios da nacionalidade. A encruzilhada definitiva entre a Nação que queremos e o arremedo colonial que querem nos impor.

O Brasil não cabe mais na camisa de força das elites antinacionais, entreguistas e escravocratas. O atual arcabouço institucional, judicial e político é incapaz de dar conta das demandas por direitos sociais, independência econômica e soberania nacional. A implosão da Constituição Federal de 1988 é a demonstração mais explícita dessa realidade, que chegou ao seu limite histórico.

As cenas inéditas de pânico de Cármen Lúcia

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Quem achava que já tinha visto tudo no mundo jurídico brasileiro, não sabia da fenomenal capacidade de superação da ministra Carmen Lúcia em protagonizar o ridículo. Sua fuga da responsabilidade de colocar em julgamento a questão da prisão após condenação em segunda instância, insere-se, com honra, na galeria dos mais ridículos episódios da história do Supremo Tribunal Federal (STF).

A resposta programática aos retrocessos

Foto: Guilherme Imbassahy
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O cenário de desmonte do Estado, do trabalho e da nação imposto pelo governo ilegítimo que emergiu do golpe em 2016 é devastador. Por isso, algumas das principais forças partidárias da esquerda brasileira vêm empreendendo esforços para construir uma plataforma comum de luta, expressa no manifesto Unidade para reconstruir o Brasil.

O documento, elaborado por importantes fundações, foi apresentado e debatido na noite desta terça-feira (20), no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo. Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo; Renato Rabelo, presidente da Fundação Mauricio Grabois; Francisvaldo Mendes, presidente da Fundação Lauro Campos; e Henrique Matthiesen, representante da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini tiveram a oportunidade de explicar a iniciativa.

Cármen Lúcia e o roteiro do golpe judiciário

Lula em São Borja/RS, 20/3/18. Foto: Ricardo Stuckert
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Adversária irredutível do habeas corpus apresentado pela defesa de Lula contra a antecipação da pena, não é de hoje que o país pode perceber que a presidente Cármen Lúcia, do STF, resolveu impor seu ponto de vista sobre o conjunto do tribunal. Quer impedir - de qualquer maneira - que o pedido seja examinado pelo plenário.

Só a absoluta falta de compromisso de nossas corporações de mídia com a veracidade dos fatos permite explicar a crise profunda do STF a partir de "pressões" internas e/ou externas sobre Cármen Lúcia. O motor da crise é a presidente.

A dominância do financismo no mundo

Por Paulo Kliass, no site Vermelho:

Uma das maiores dificuldades para se transformar uma realidade portadora de injustiça e desigualdade é o seu processo de “naturalização” e sua aceitação de forma passiva por parte de setores expressivos da sociedade. Fenômeno semelhante tem ocorrido ao longo das últimas décadas com a tendência à financeirização em nossas terras.

É bem verdade que o movimento que assegura a consolidação da hegemonia dos interesses do setor financeiro no conjunto do sistema econômico não é exclusividade tupiniquim. A forma de organização do capitalismo contemporâneo globalizado apresenta essa característica por todos os continentes. As finanças dominam e impõem suas condições diante dos demais setores de atividade da economia e subjuga todas as classes sociais.

Raquel Dodge, a protetora de Temer?

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Fernando Segóvia, o delegado degolado do comando da Polícia Federal há menos de um mês, será adido policial na embaixada brasileira na Itália e só espera o aval daquele país para assumir. É uma recompensa de Michel Temer, que não se importou de passar por cima de normas diplomáticas e da PF. Merecido. Em três meses no posto, Segóvia agiu feito advogado presidencial na investigação que atazana o mandatário devido a um decreto com mimos ao setor portuário.

Lava-Jato e os inquisidores “descartáveis”

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não se faz inquisição sem seus tribunais.

É através deles que se exerce o fanatismo, a intolerância, as ideias fundamentalistas.

Desde Tomás de Torquemada, o grande inquisidor medieval, a Hitler, a “pureza” é sempre a cobertura moral para suas ações.

Vivemos, hoje, um período inquisitorial, que precisou de suas ferramentas judiciais para derrubar um governo e conduzir à fogueira pública aquele que se tornou símbolo das aspirações de soberania popular na moderna colônia que temos nestas terras.

Jornalistas protestam contra censura na EBC

Da Rede Brasil Atual:

Jornalistas e radialistas da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) protestaram nesta terça-feira (20) em Brasília contra pressões da gerência de veículos de comunicação que integram a estatal para que diminuam cobertura sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Um e-mail enviado na última sexta-feira (16) pelo gerente de redação da Agência Brasil, Roberto Cordeiro, – divulgado pela coluna Painel da Folha de S.Paulo – diz que a reportagem deve se ater apenas às investigações e se concentrar "no que dizem as autoridades". Segundo ele, as homenagens a Marielle e Anderson que estão ocorrendo por todo o Brasil na última semana servem para que o Psol, partido da vereadora, tire "proveito do momento. Ou outras repercussões do gênero".

Internet e a poderosa arma da verdade

Por Bepe Damasco, em seu blog:

A comoção que tomou conta do Brasil diante da bárbara execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes ultrapassou as nossas fronteiras e ganhou o mundo. Horas após o assassinato, na semana passada, o assunto chegou ao 1º lugar no trending topics mundial do twitter e, de lá para cá, segue ocupando lugar de destaque nas redes sociais e despertando uma onda de solidariedade e clamor por justiça poucas vezes vista.