domingo, 29 de janeiro de 2023

Pistoleiro Roberto Jefferson segue na cadeia

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges

Será que o “fujão” Jair Bolsonaro – que pode voltar ao Brasil “amanhã, daqui a seis meses ou nunca”, segundo seu filhote Flávio Rachadinha – terá um dia o mesmo justo destino do pistoleiro Roberto Jefferson? Na quinta-feira (26), a juíza Abby Ilharco, da 1ª Vara Federal de Três Rios (RJ), manteve a prisão preventiva do ex-chefão do falido PTB e ex-deputado federal. Até agora, o terrorista bolsonarista não teve perdão, não teve anistia!

“Não há novos elementos de convicção ou alteração fática capaz de modificar a conclusão pela necessidade de manutenção da prisão preventiva do réu com vistas à manutenção da garantia da ordem pública”, escreveu a juíza em sua decisão. Com isso, o pistoleiro bolsonarista, que lançou granadas e deu tiros contra agentes da Polícia Federal, segue na cadeia.

Janja vai à Justiça contra caluniadores

Por Altamiro Borges


Altiva e combativa, a primeira-dama Rosângela da Silva não está disposta a tolerar as mentiras e calúnias difundidas contra ela nas redes digitais ou na mídia tradicional. Na semana passada, Janja – como gosta de ser chamada – abriu um processo por danos morais contra a famosa difamadora Pietra Bertolazzi, âncora da Jovem Pan – ou Jovem Klan.

Ainda durante a campanha eleitoral, a raivosa bolsonarista acusou a esposa de Lula de usar drogas ilícitas e de apoiar “artistas maconhistas”, ao compará-la com a sinistra Michelle Bolsonaro – ou Micheque, como também é chamada. “Enquanto você tem ali a Janja abraçando o Pablo Vittar e fumando maconha, fazendo sei lá o que, você tem uma mulher impecável representando a direita, os valores, a bondade, a beleza”, vomitou a apresentadora na rádio.

Mineradoras e banho de sangue no Peru

Foto: Hudbay (mina de cobre)
Por Emiliano José, na revista Teoria e Debate:


Há um banho de sangue em curso no Peru.

Artigo de Maurício Angelo, de 10 de junho de 2021, me chamou a atenção, por capaz talvez de explicar melhor, a partir de interesses muito concretos da mineração, o golpe contra Pedro Castillo e a efervescente e trágica situação atual daquele país.

Castillo assumiu contra todas as grandes mineradoras e multinacionais, cujos interesses se viram em risco, depois de derrotar Keiko Fujimori, filha de um ditador condenado por violações em série de direitos humanos, várias acusações de corrupção nas costas, conhecido quando presidente por políticas largamente favoráveis às mineradoras.

Na eleição de 2021, as ações das grandes mineradoras sempre reagiam bem quando Keiko Fujimori se aproximava de Castillo nas pesquisas.

Ainda há adeptos do nazismo bolsonarista

Charge: Luc Descheemaeker
Por Jair de Souza


Ontem à noite (26/01/2023), ao me apresentar no aeroporto de Luanda para tomar a conexão de voo que me traria de volta ao Brasil, um outro passageiro em semelhante situação bradou a todo pulmão: “É triste voltar para uma terra que elegeu um ladrão para a presidência".

Sem conseguir controlar meus impulsos, retruquei em voz ainda mais alta: “Mas, é muito bom regressar a um país que soube derrotar um miliciano nazista e genocida que está a serviço do diabo".

Como já é tradição entre os adeptos do nazismo bolsonarista quando são abertamente enfrentados, o cidadão anteriormente mencionado não deu mais um pio e fez de conta que não tinha nada a ver com aquele papo.

Jair Messias e o Rei Midas pelo avesso

Charge: Daniel Miguel
Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:

Há décadas, e a se referir a um presidente dos Estados Unidos que já não lembro qual, o escritor uruguaio Eduardo Galeano escreveu algo que nunca saiu da minha memória.


Dizia ele, em relação ao tal presidente, que era um rei Midas pelo avesso. Enquanto a mitologia grega assegura que Midas, rei da Frígia, transformava em ouro tudo que tocava, o mandatário em questão transformava tudo que tocava em merda.

Galeano poderia ter usado a palavra “excremento”. Optou pelo sinônimo, me contou na época, para dizer a verdade de maneira mais contundente.

Pois a tal frase saltou da minha memória quando penso, uma vez mais, em Jair Messias.

A digital militar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Jeferson Miola, em seu blog:


O 8 de janeiro condensa aspectos centrais da guerra fascista contra a democracia.

Não há paralelo na história brasileira de atentado assombrosamente ousado, violento e destrutivo contra os Poderes da República e o Estado de Direito.

A fúria da horda fascista tinha endereço certo: o coração do poder civil e a institucionalidade democrática.

Um ataque tão esperado quanto anunciado. Apesar de previsível, mesmo assim impressionantemente surpreendente, devido ao rastro deixado, de terror e destruição.

No 8 de janeiro não teve improviso ou desatenção. Tampouco houve falha involuntária da PM, perda de controle da situação, ou insuficiência “ocasional” de tropa do Batalhão da Guarda Presidencial do Exército para impedir a invasão do Palácio do Planalto.

Tudo foi metodicamente arquitetado para acontecer tal como aconteceu.

Fátima de Tubarão e o fascismo intacto

Charge: Gilmar
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Se Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, primo de Carluxo, for encarcerado na Papuda, será ele o preso mais famoso entre todos os golpistas.

Por enquanto, o nome mais conhecido é o de Fátima de Tubarão. A traficante e estelionatária Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza ficou famosa ao aparecer na invasão a Brasília em vídeos nas redes sociais e na TV.

A senhora de 67 anos é do Estado estigmatizado como o mais fascista e racista do país. Foi presa por se expor no terrorismo de 8 de janeiro e gritar que era a hora de “pegar o Xandão”.

Ela não é insignificante, nos quadros do golpismo, por ser uma idosa que mereça piedade ou por já ter sido condenada por tráfico e estelionato. É irrelevante como expressão da política do golpismo.