domingo, 29 de janeiro de 2023

Janja vai à Justiça contra caluniadores

Por Altamiro Borges


Altiva e combativa, a primeira-dama Rosângela da Silva não está disposta a tolerar as mentiras e calúnias difundidas contra ela nas redes digitais ou na mídia tradicional. Na semana passada, Janja – como gosta de ser chamada – abriu um processo por danos morais contra a famosa difamadora Pietra Bertolazzi, âncora da Jovem Pan – ou Jovem Klan.

Ainda durante a campanha eleitoral, a raivosa bolsonarista acusou a esposa de Lula de usar drogas ilícitas e de apoiar “artistas maconhistas”, ao compará-la com a sinistra Michelle Bolsonaro – ou Micheque, como também é chamada. “Enquanto você tem ali a Janja abraçando o Pablo Vittar e fumando maconha, fazendo sei lá o que, você tem uma mulher impecável representando a direita, os valores, a bondade, a beleza”, vomitou a apresentadora na rádio.

O valor da ação por danos morais é de R$ 50 mil. A petição inicial foi recebida em 24 de janeiro e o processo tramita no Foro de Pinheiros, na 1ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo. Pela ação, Pietra Bertolazzi e a Jovem Pan terão 15 dias para apresentação da defesa. Caso não apresentem suas versões dentro do prazo estabelecido, os fatos narrados no documento protocolado por Janja serão presumidos como verdadeiros.

Âncora da Jovem Pan destila veneno

A âncora é famosa por destilar veneno e colecionar processos. Ela também se apresenta como influenciadora digital, antifeminista e conservadora. Como lembra o site UOL, “Pietra Bertolazzi já foi corrigida ao vivo. Em agosto do ano passado, ela acusou o presidente Lula de mentir no Jornal Nacional quando disse que o MST é o maior produtor de arroz orgânico do Brasil”. A emissora bolsonarista fez a checagem e confirmou que ela é quem estava mentindo.

Por sua obsessão em espalhar fake news, a apresentadora da Jovem Pan “perdeu contas nas redes sociais. Seu atual perfil no Instagram é o quinto que ela abre, após sofrer perseguições e ser denunciada por discursos de ódio”, relata o site. Agora, Pietra Bertolazzi terá de responder a mais um processo. Esse não é o único aberto pela primeira dama.

Conselheiro do Corinthians já se borrou

Na semana retrasada, Janja entrou na Justiça com uma ação contra o conselheiro vitalício do Corinthians Manoel Ramos Evangelista, vulgo Mané da Carne, por postagens na qual ele se refere à primeira-dama como “putana”, “lixo” e “laranja do sapo barbudo”. No processo, ela pede que o escroto seja condenado a pagar valor não inferior a R$ 50 mil por danos morais, além de se retratar publicamente e de publicar em suas redes sociais a íntegra da sentença.

A ação foi protocolada por três advogadas mulheres em 17 de janeiro, no Tribunal de Justiça de São Paulo. “Além de ferir a honra e a imagem da autora como pessoa, feriu a sua imagem como mulher, ao tentar aviltar todos os fundamentais papéis que ela desempenha para a sociedade”, afirmam as advogadas no documento.

Diante da ação, o covardão já se borrou. Procurado pela Folha, “Evangelista afirmou que foi infeliz no comentário e pediu desculpas à primeira-dama pela ‘inverdade’ que publicou nas redes. ‘Mais uma vez peço desculpas. Quanto ao processo, tenho que responder pelas minhas atitudes’, afirmou... O Corinthians diz que não irá comentar o assunto”.

0 comentários: