quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Policarpo vai depor... pra salvar Serra

Por José Augusto, no blog Amigos do presidente Lula:



O jornalista Policarpo Júnior, diretor da revista Veja, deporá às 14 hs do dia 6 de setembro, como testemunha de defesa de José Serra (PSDB/SP), em tribunal de Brasília.

Dilma e os riscos de mais privatização

Foto: Wilson Dias/ABr
Por Paulo Kliass, no sítio Carta Maior:

Há uma verdade na dinâmica da política que parece inquestionável. Sempre que a economia começa a apresentar sinais de dificuldade ou de debilidade, os dirigentes governamentais passam a se sentir incomodados e ameaçados. É claro que isso deve ser analisado com todas as nuances segundo o tipo de crise, a especificidade da conjuntura, a formação social considerada, etc. Mas o fato é que o receio de amplificação dos efeitos proporcionados pelo simples anúncio de números indesejados na economia deixa o núcleo do poder em situação de alerta. É a síndrome da perda da popularidade.

Privatização, concessão e a empulhação

Foto: Wilson Dias/ABr
Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

Será que é tão difícil assim entender a diferença entre privatizar e conceder/partilhar?

Por que será que a grande imprensa insiste em fazer essa confusão?

Alguém tem uma boa explicação para isso?

O discurso dúbio de Soninha Francine

Por José Dirceu, em seu blog:

Dentro da série de sabatinas que a Folha de S.Paulo faz com os candidatos a prefeito da capital este ano, ontem foi a vez da postulante do PPS, ex-vereadora Soninha Francine. A entrevista está publicada no jornalão hoje. Com a verve e desenvoltura de sempre Soninha explica, explica e nao explica nada.

Tucanos e o debate da privatização

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

A notícia, no blog do Guilherme Barros, na IstoÉ, dizia que os tucanos tinham se reunido no Palácio dos Bandeirantes e decidido publicar uma nota nos jornais dando apoio ao que chamaram de privatizações do governo Dilma.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, se antecipou:

Novas formas de agressão dos EUA

Ilustração: Belle Mellor
Por Miguel Urbano Rodrigues, no jornal Brasil de Fato:

Os EUA surgem como pioneiros em duas formas de agressão que o Pentágono define como evolução na arte da guerra: os drones, aviões sem piloto, e os ataques cibernéticos.

Robôs sofisticados, as aeronaves sem piloto estão a ser utilizadas intensamente em bombardeamentos no Afeganistão e no Paquistão e em operações similares no Iêmen e na Somália.

Equador concede asilo a Assange

Gushiken: A crônica de uma injustiça

http://www.cartoonmovement.com
Por Washington Araújo, no blog Um cidadão do mundo:

No cipoal de delitos, ilicitudes e crimes sob julgamento no Supremo Tribunal Federal, objeto da Ação Penal 470 – afetivamente distinguida pela imprensa como mensalão –, a sua maior parte não resiste a uma simples busca por provas e evidências que façam jus ao estardalhaço com que o assunto vem manipulando corações e mentes, e despertando paixões claramente partidárias nos meios de comunicação.

Noblat, não rasgue a Constituição

Por Marcus Vinícius, em seu blog:

Se fosse advogado Ricardo Noblat não passaria no exame da Ordem. E como jornalista deveria se aprofundar nos temas que discute. O articulista resolveu se meter a censor do Supremo Tribunal Federal (STF) dizendo quem pode e quem não pode julgar a Ação 470. Mais: atenta contra a Constituição Federal.

A obscena perseguição a Julian Assange


Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Tenho escrito, aqui e ali, sobre as crenças fundamentais do Diário. Vou compilá-las, em breve.

Tenho personificado nossas crenças. Pessoas são a melhor maneira de explicá-las. Quando fiz o elogio das bicicletas e dos ciclismos, a imagem usada foi a da medalhista de ouro britânica Vicky Pendleton. Com sua beleza vitoriosa, Vicky tem sido uma inspiração para os ingleses. Ela fez e faz muitos deles trocarem o carro pela bicicleta ao se locomover, para o bem da saúde deles e do planeta. (Um vídeo que vi hoje sobre o caos no trânsito do Cairo reforça minha convicção de que as metrópoles são tanto mais avançadas quanto mais bicicletas circulam nelas.)

Pois hoje declaro outro crença fundamental do diário: a transparência, aliada à liberdade expressão.

Não há ninguém que simboliza melhor isso que o australiano Julian Assange, 41 anos, fundador do Wikileaks.

STF dividido valoriza voto de Peluso

http://www.cartoonmovement.com
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Por que é tão importante o voto do ministro Cezar Peluso, que se aposenta no final do mês, em meio ao julgamento do processo do mensalão?

O voto de Peluso está valorizado pelo simples e bom motivo de que o STF parece rachado ao meio depois de quase 50 horas de julgamento, e um voto pode definir a condenação ou a absolvição dos 37 réus que restaram.

No twitter, Romário ironiza a Veja

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Da redação da CartaCapital:

Depois de tecer duras críticas ao técnico Mano Menezes pelo mau desempenho da seleção brasileira na final dos Jogos Olímpicos de Londres, Romário, ex-jogador de futebol e deputado federal pelo PSB do Rio, usou sua conta do Twitter para rebater uma matéria divulgada no site da revista Veja nesta quarta-feira.

Julian Assange e a histeria britânica

Por Marina Terra e Roberto Almeida, no sítio Opera Mundi:

O governo do Equador concedeu asilo político ao jornalista Julian Assange, refugiado na embaixada equatoriana em Londres desde 19 de junho desse ano. Conforme prometido, o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, iniciou coletiva de imprensa pela manhã, onde rechaçou novamente a ameaça britânica de ingressar na representação diplomática para prender o criador do WIkileaks. Leia a íntegra do comunicado em espanhol.

Ditadura e a reconstrução da verdade

Por Marcelo Semer, no blog Sem Juízo:

Algo de novo na Justiça sobre os anos de chumbo.

Foram três decisões seguidas reconhecendo oficialmente a tortura do regime militar.

A pergunta nefanda da Folha

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Fui dar mais uma olhada na pesquisa Datafolha sobre o mensalão. Nela, consta uma pergunta que é positivamente nefanda.

P.7 Na sua opinião, o que deveria acontecer com os principais acusados de terem participado do mensalão: deveriam ser condenados e presos, deveriam ser condenados mas não irem para a prisão, ou deveriam ser absolvidos?

A mídia e a criminalização da política

http://www.cartoonmovement.com
Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Política para a mídia brasileira em geral é sinônimo de escândalo. Para grande parte da população resume-se a eleições.

Pessoas menos informadas costumam referir-se ao ano eleitoral como o "ano da política", fechando dessa forma o círculo da incultura cívica do país, do qual não escapa um ensino alheio ao tema.

"Mensalão": não houve dinheiro público