quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Vaza-Jato confirma envolvimento da mídia

Mídia exige mais ‘privataria’ de Bolsonaro

Por Altamiro Borges

Com a sua imagem queimando no exterior e derretendo no país – recente pesquisa da CNT/MDA mostra que a avaliação negativa do governo subiu de 19% para 39,5% e que sua desaprovação pessoal subiu de 28,2% para 53,7% –, o “capetão” Jair Bolsonaro anunciou na semana passada um plano criminoso de privatização de nove empresas estatais. Na prática, um plano de entrega a preço de banana do patrimônio público, de bens pertencentes ao povo, à iniciativa privada – nos dois sentidos da palavra.

A podridão humana dos carrascos da Lava-Jato

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Deltan Dallagnol – Um amigo de um amigo de uma prima disse que Marisa chegou ao atendimento sem resposta, como vegetal.

Januário Paludo – Estão eliminando as testemunhas…


Nova leva de diálogos entre procuradores da Lava Jato revelados nesta terça-feira pelo The Intercept, em parceria com o UOL, no qual comentam as mortes de Marisa, mulher de Lula, do irmão Vavá e do neto Arthur, são de dar náuseas até em bolsonaros da vida, tamanha a desumanidade e a sordidez dos interlocutores.

Globo é o próximo alvo da Vaza-Jato

Arte: Gladson Targa
Por Plínio Teodoro, na revista Fórum:

O advogado carioca Eduardo Goldenberg, que vem antecipando as estratégias do site The Intercept para divulgar informações a respeito da Vaza Jato, afirmou nesta quinta-feira (29) pelo Twitter que a Rede Globo é a próxima a aparecer em relações comprometedoras com procuradores da Lava Jato.

“Hoje a #VazaJato mostra que a Operação Lava Jato não existe sem uma imprensa dócil, instrumento fundamental para seus discutíveis e condenáveis métodos. Hoje apareceu um diálogo com o @Estadao. Imaginem o que não há com a @RedeGlobo! Se eu pudesse lhes adiantar tudo que eu sei…”, escreve, em tom de suspense, o jurista.

'Caso Paraguai' segue ignorado pela mídia

Por Fernando Brito, em seu blog:

Sob quase total omissão da grande imprensa – e mesmo a nossa, dos blogs, que não temos meios para uma apuração internacional, ressalva feita ao GGN, de Luís Nassif, que tem acompanhado as notícias –, vão surgindo mais suspeitas de interferência de Jair Bolsonaro nos negócios com a energia de Itaipu que quase derrubaram o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

STF abrirá os olhos para abusos da Lava-Jato?

Da Rede Brasil Atual:

Na terça-feira (27), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou uma sentença do juiz Sergio Moro que condenava o ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A defesa alegou que o ex-dirigente teve seu direito de defesa cerceado, pois deveria ter apresentado suas alegações finais depois dos outros réus que eram delatores.

Moratória na Argentina; marcha à ré no Brasil

Editorial do site Vermelho:

O pedido de moratória da Argentina ao Fundo Monetário Internacional (FMI) é a cena de um filme bem conhecido. É mais um fato que mostra o destino das economias com pés de barro. E um contraste com a posição da ex-presidenta argentina, Cristina Kirchner, na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2008, quando a crise mundial que eclodia foi o único tema. Na ocasião, os ricos apertaram os presidentes latino-americanos, exigindo que seus países pagassem a pendura de uma crise que eles criaram.

Amazônia: duas mentiras e nenhuma solução

Pátria Queimada, Brasil

Charge: Paolo Lombardi/Itália
Por Marcelo Zero

Bolsonaro tem um conceito sui generis de soberania.

Bate continência para a bandeira norte-americana, segue a Trump como um pequeno e submisso vira-lata, deseja entregar a Amazônia para a exploração de empresas mineradoras estrangeiras, vende a Petrobras e o pré-sal, aceita a venda da Embraer à Boeing, submete nossas Forças Armadas ao Comando Sul dos EUA, entrega a Base de Alcântara para os norte-americanos, mas se insurge contra as perigosas ONGs ambientalistas e os índios, que “não falam nosso idioma”.

Lei das fake news pode ser um tiro no pé?

Por Renata Mielli e Sérgio Amadeu da Silveira, na revista CartaCapital:

Agora sim, temos um mecanismo eficiente para proibir a divulgação das tais fake news: prisão. Calma, não fiquem muito animados. As penas de 2 a 8 anos de reclusão para quem divulgar mentiras vale apenas no período eleitoral e para os conteúdos contra candidatos e candidatas. Que vitória né! Mas, como dizemos na nova linguagem da internet: #SQN (só que não).

Nesta quarta-feira, 28, uma sessão do Congresso Nacional (reunião bicameral entre deputados e senadores) para apreciar os vetos que o Presidente da República impôs às leis aprovadas pelos parlamentares, restituiu o parágrafo 3º do artigo 2ª da Lei 13.834/2019, que atualiza o Código Eleitoral. Vamos explicar.

Mídia, Doria e MBL choram pela Argentina

Caricatura de Macri, por Tomás Müller
Por Altamiro Borges

Bajulado pelos abutres financeiros do mundo inteiro, o presidente-ricaço Mauricio Macri conseguiu destruir a Argentina, que virou um caos. Nesta quarta-feira (28), o governo do país vizinho decretou moratória de parte da sua dívida de curto prazo e anunciou que também renegociará os empréstimos de médio e longo prazos, inclusive a parcela de US$ 57 bilhões obtida do Fundo Monetário Internacional (FMI) em junho de 2018.